Da Redação e Informações da Secretária de Saúde
A Ala Pediátrica da unidade recebeu um colorido especial e lúdico, explorando a imaginação das crianças
Um projeto que faz a diferença no Hospital Geral de Palmas (HGP), denominado “Ateliê Terapêutico”, está levando mensagens de alegria e conforto aos pequenos pacientes da Ala Pediátrica do HGP. A Ala Pediátrica da unidade recebeu um colorido especial e lúdico explorando a imaginação das crianças; Essa ação faz parte das estratégias do setor de Humanização do HGP.
Para que as paredes fossem transformadas em forma de arte, a iniciativa contou com a solidariedade e envolvimento de voluntários, que doaram o material de pintura e de artistas que utilizaram do seu talento para levar amor e carinho às crianças.
A idealizadora do projeto, psicóloga Betânia Cristina da Luz Pontes, explica que a iniciativa foi criada “partir das experiências com atividades artísticas no ‘Canto das Artes’, em Taquaruçu, onde percebi que a arte poderia transformar a vida das pessoas e estendi o trabalho ao Hospital Infantil Público de Palmas (hoje ala pediátrica do HGP), onde os instrumentos artísticos me auxiliavam muito nas intervenções psicológicas, permitindo a expressão de sentimentos e emoções”, disse.
A psicóloga ainda destaca que o Ateliê Terapêutico “tem o intuito de atuar na ambiência hospitalar que é uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) e oferecer a arte como mais um recurso de acesso para auxiliar no tratamento de pacientes e acompanhantes, além de desenvolver a arte como mecanismo de interação e convívio de maior qualidade entre os profissionais do HGP”, afirmou.