Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Companhia tocantinense Lamira conquista editais nacionais do CCBB e da Funarte ao completar 15 anos
    Blog Cultura & Sociedade

    Companhia tocantinense Lamira conquista editais nacionais do CCBB e da Funarte ao completar 15 anos

    Por Núbia Dourado26 de fevereiro de 20263 minutos de leitura
    Divulgação

    A Lamira Artes Cênicas celebra 15 anos de trajetória com um marco histórico para a cultura tocantinense: a seleção em editais nacionais do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A conquista amplia a circulação da Companhia pelo país e consolida o Tocantins no mapa da produção artística brasileira.
    O reconhecimento reafirma a relevância de uma trajetória construída com pesquisa, resistência e identidade própria nas artes da cena. Ao longo de mais de uma década, a Lamira desenvolveu uma linguagem marcada pela fisicalidade, integrando dança, teatro físico, circo e música em processos híbridos que dialogam com território, memória e contemporaneidade.
    Reconhecimento que ultrapassa fronteiras
    Para a diretora-geral da Companhia, Carolina Galgane, a seleção representa um reconhecimento coletivo.
    “São 15 anos de construção diária, pesquisa e afeto. Estar nos editais do CCBB e da Funarte afirma que a arte produzida no Tocantins tem qualidade, potência estética e relevância nacional. Essa conquista não é apenas da Lamira, é do Norte, é de todos os artistas que criam fora dos grandes centros”, destaca.
    Já o diretor artístico João Vicente ressalta que o momento simboliza maturidade e fortalecimento regional. Segundo ele, o reconhecimento por instituições de grande visibilidade nacional projeta a produção tocantinense para novos públicos e amplia o intercâmbio cultural entre regiões.
    Uma trajetória de pesquisa e circulação
    Fundada em 2010, no Tocantins, a Lamira consolidou-se como companhia de pesquisa em artes cênicas. Desenvolve espetáculos autorais, projetos formativos, circulação nacional, produção audiovisual e publicações ligadas à dramaturgia e à memória de seus processos criativos.
    Com apresentações em todas as regiões do Brasil, a Companhia já passou por mais de 130 cidades, em 25 estados e no Distrito Federal, além de participações internacionais. Ao longo desse percurso, mantém compromisso permanente com a formação de público, a descentralização cultural e o fortalecimento de redes colaborativas.
    Novo ciclo: circulação nacional ampliada
    A seleção nos editais do CCBB e da Funarte representa um salto estratégico para a Lamira. A iniciativa possibilita que seus espetáculos e ações formativas dialoguem com novos contextos culturais e ampliem o debate sobre diversidade regional nas artes.
    O grupo foi contemplado no programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2025 – Dança com o projeto “Lamira Conecta!”. Também integra a programação do CCBB por meio do projeto “15 anos Lamira!”, que prevê apresentações em Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia e São Paulo.
    Para a Companhia, o impacto vai além do reconhecimento institucional. A visibilidade fortalece a cadeia produtiva local, amplia oportunidades para artistas e técnicos e inspira novos criadores do Tocantins e da Região Norte.

    Fonte: Ascom Lamira

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPrograma Brasil Antenado avança para etapa final no Tocantins
    Próximo artigo CRMV Tocantins realiza curso de capacitação para Responsáveis Técnicos em Palmas

    Leia Também

    Estudantes participam de experiência cultural com o espetáculo “Os Viajantes – Água mole em pedra dura…” 

    30 de abril de 2026

    Mostra destaca riquezas naturais e culturais do Tocantins em exposição fotográfica

    29 de abril de 2026

    “Da Aldeia à Universidade”concorre ao Prêmio Grande Otelo e busca apoio do público

    29 de abril de 2026

    Gurupi recebe fórum para debate e fortalecimento das políticas culturais

    28 de abril de 2026

    Cordel Alumiado leva Araguaína ao destaque nacional no Festeby

    27 de abril de 2026

    Tradição e fé marcam recepção à Folia do Divino no Palácio Araguaia

    23 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Expositores têm até 2 de maio para se inscrever no Concurso Estande Sustentável

    Por Redação30 de abril de 2026

    Estudantes participam de experiência cultural com o espetáculo “Os Viajantes – Água mole em pedra dura…” 

    30 de abril de 2026

    Caravana do Meio Ambiente promove ações sustentáveis em municípios do norte tocantinense

    30 de abril de 2026

    Declaração anual do MEI deve ser enviada até 31 de maio

    29 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.