Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Dia da Consciência Negra: um retrato de discriminações raciais, intolerâncias étnicas e diferenças salariais entre brancos e negros
    Blog Cultura & Sociedade

    Dia da Consciência Negra: um retrato de discriminações raciais, intolerâncias étnicas e diferenças salariais entre brancos e negros

    Por Núbia Dourado20 de novembro de 20205 minutos de leitura

     

    Da Redação e Ascom Seciju

     

    Data reforça luta pelo combate à discriminação racial, intolerância étnica e pela igualdade de direitos

     

    Neste ano, o Dia da Consciência Negra é reforçado com mais um movimento em defesa dos negros que ecoou no mundo todo desde os primeiros meses de 2020: “Vidas Negras Importam”. O racismo se instalou no Brasil de base escravocrata e, mesmo transcorrido 132 anos da abolição da escravatura, pessoas negras continuam “escravas” de preconceitos, racismos e de exclusão social em função da cor da pele impostas desde a colonização do Brasil.

    Uma dívida histórica e com números alarmantes quando se refere a diferenças entre brancos e negros no acesso ao mercado de trabalho, nas universidades federais, diferença salarial, acesso à política e falta de oportunidades. Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população ocupada de cor ou raça branca ganhava 69,3% mais do que a preta ou parda. Diante desses abismos, o Dia da Consciência Negra se projetou a partir do resgate das raízes culturais e da luta por inclusão social devida aos negros, embora tardia.

    E nesta data icônica, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Diversidade e Inclusão Social, chama a atenção para a importância de fomentar ações estratégicas e políticas públicas de valorização e promoção da igualdade racial, além de promover debates e inclusão social.  

    A frente da gerência, Nayara Brandão lembra que mesmo após 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades e a defesa dos direitos étnicos, a luta é diária. “O enfrentamento à discriminação e à intolerância étnica deve ser diário e, nesse sentido, atuamos com palestras de conscientização contra o racismo e em prol da igualdade social e da inclusão do negro na sociedade. Como disse Nelson Mandela ‘não é uma questão de raça; é uma questão de ideias’”, enfatizou.

    Dia Nacional da Consciência Negra

    A Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Tocantins vinculado à Seciju (CEPIR/TO), Vice Presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB/TO e ativista do movimento negro desde os 12 anos de idade, Edilma Barros, fala da ausência da democracia racial no Brasil. “Ninguém nasce racista. Ninguém abre os olhos e é um suprematista branco. O preconceito é formado, sendo assim, é possível (des)formar, porque o preconceito racial advém de um aprendizado, de uma reprodução, não sendo da natureza humana”, ressalta a presidente em exercício.

    Para ela, o racismo não é só um crime, é uma ofensa ética. As pessoas reproduzem que, pela cor, o negro não deveria ocupar espaços que podem pertencer a qualquer pessoa qualificada intelectualmente para ocupá-lo, independentemente de qualquer estigma.

    “O preconceito está na fala, nos gestos, nas estruturas basilares da sociedade, sendo estrutural e cultural no Brasil e, mesmo após 30 da criminalização legal do racismo, a luta dos negros por espaços na sociedade é diária”, lamenta.

    O dia 20 de novembro faz referência ao assassinato de Zumbi dos Palmares, liderança quilombola que foi perseguida pelas autoridades portuguesas no final do século XVII, cuja força transformou-se em símbolo da luta dos negros no Brasil. A escolha da data se deu em 1978 quando o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial se reuniu em um congresso na cidade de São Paulo e também como uma alternativa ao dia 13 de maio de 1888, em referência à abolição da escravatura.

    No entanto, a data só foi estabelecida em janeiro de 2003, pelo projeto Lei nº 10.639 que instituiu o “Dia Nacional da Consciência Negra” no calendário escolar com o ensino da cultura afro-brasileira no currículo escolar em todo o País, sendo um dia de luta e de enfrentamento ao racismo e à exclusão social recorrentes em vários âmbitos da sociedade.

    População negra no Tocantins

    De acordo com dados do IBGE, 70% da população do Tocantins é negra – dividida entre pretos ou pardos, sendo que o Estado têm 36 comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares.

    Ações afirmativas

    Os movimentos negros tornaram possível, ao longo dos anos, algumas conquistas importantes como:

    • Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica;
    • A Lei n.º 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que criminaliza o preconceito racial e de cor;
    • A Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012, que determina cotas raciais para o ingresso de estudantes negros nas universidades e instituições federais;
    • A Lei n.º 9.394, de 9 de janeiro de 2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas brasileiras.
    • O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) que fomenta o fortalecimento de políticas públicas para a superação das desigualdades raciais no Brasil, com adesão de 22 Estados, incluindo o Tocantins.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorHoje tem documentário Viola de Buriti do Jalapão no Sesc ON
    Próximo artigo Centro Sebrae de Sustentabilidade promove Webinar sobre o novo mundo dos negócios

    Leia Também

    Cantora tocantinense Eletra transforma trajetória de superação em nova música “Eu Nasci Para Brilhar”

    20 de agosto de 2026

    PNAB Tocantins divulga resultado final de três editais e convoca suplentes

    20 de agosto de 2026

    Vanessa da Mata, Jorge Vercilo e Marina Sena completam programação nacional do Festival Gastronômico de Taquaruçu

    19 de agosto de 2026

    Cine Cultura estreia produções brasileiras e europeia na programação desta semana

    19 de agosto de 2026

    Programação especial incentiva a preservação da fauna silvestre entre crianças e famílias

    19 de agosto de 2026

    Araguaia Cia de Dança abre seleção para novos integrantes

    19 de agosto de 2026
    Últimas Notícias

    Atacadão inaugura nova unidade e reforça expansão em Araguaína

    Por Redação21 de agosto de 2026

    Órgãos municipais e parceiros alinham ações para o 20º Festival Gastronômico de Taquaruçu

    21 de agosto de 2026

    Palmas recebe a 21ª edição da Palmas Shoes + Fashion com novidades do setor

    21 de agosto de 2026

    Aviação doméstica bate recorde e transporta 59 milhões de passageiros em 2026

    21 de agosto de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.