Felisberta mostra que é uma mulher negra que luta diariamente para manter vivo tudo que os seus antepassados deixaram. Sua participação social não se resume a dança suça, ela também é raizera, benzedeira, artesã e trançadeira. Todos esses dons foram herança dos seus descendentes de escravo pelo lado paterno e de índio pelo lado materno.
Encantada pelas plantas do Cerrado e pela medicina alternativa, que é um conjunto de técnicas de atenção à saúde que faz parte da tradição do povo tocantinense, a benzedeira conta que desde menina sempre teve curiosidade em conhecer as plantas e ervas medicinais, se tornando hoje uma das mais conhecidas na região.
Dona Felisberta não se contenta em ter o conhecimento só para si. Ela também com propósito ensinar os mais novos para que a tradição do seu povo se mantenha forte e não corra risco de desparecer, por isso ela realiza palestras em escolas, eventos e encontros culturais, além de oficinas de plantas medicinais e práticas sobre fitoterapia popular para alunos do curso de Medicina, Enfermagem e Assistente Social.
Dona Felisberta revela que seu novo projeto Fitoterapia Popular do Tocantins, aprovado pela Lei Aldir Blanc tem como objetivo o resgate dos saberes tradicionais e ancestrais das suas raízes. O trabalho tem como produto um livro intitulado A Mata que Cura – plantas medicinais do Cerrado e da Mata e um vídeo documentário.
O lançamento do livro A Mata que Cura – Plantas Medicinais do Cerrado e da Mata de autoria da mestra Felisberta Pereira da Silva será na cidade de Natividade-TO, na Câmara Municipal, dia 19 de fevereiro às 18 horas.
No evento também será lançado um mini documentário A Mata que Cura contando um pouco da história e sabedoria da mestra Felisberta Pereira da Silva. O livro estará disponível nas redes sociais do Ninho Cultural para acesso gratuito assim como a versão pdf do livro.
Como diz Dona Felis
“Conhecer as plantas é uma ciência e sabedoria ancestral que é um tesouro herdado de nossos pais e da comunidade-raiz. Vale a pena conhecer e saber usar as plantas para a cura de todos os males O homem é parte da mãe natureza, somos parte dela, e ela é parte de nós!”
Ficha técnica
Produção Geral – Associação de Arte Ninho Cultural
Pesquisa, Escrita e Organização – Felisberta Pereira da Silva
Arte e Diagramação – Flaviana OX
Fotografia Still – Flaviana Ox
Revisão – Christina Velho
Digitação – Ângela Cristina Mats Rodrigues
Fotografia/Montagem/Edição de Vídeo documentário – Lísia Fernanda
Assistente de Fotografia/Câmera – Paulo Costa
DEIXE O SEU COMENTÁRIO