Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Blog da Núbia»Encerramento do Festival Arriégua Reconhece os Melhores Videoclipes da Região Norte
    Blog da Núbia

    Encerramento do Festival Arriégua Reconhece os Melhores Videoclipes da Região Norte

    Núbia DouradoPor Núbia Dourado12 de novembro de 20245 minutos de leitura
    Divulgação

     

    O Arriégua – Festival de Videoclipes da Região Norte, encerrou sua segunda edição na última semana, premiando os videoclipes mais criativos, originais, acessíveis e diversos da região, com um evento presencial realizado na Sala Sinhozinho, no Cine Cultura. Com 53 videoclipes de todos os estados da Região Norte inscritos e concorrendo, o festival, realizado de forma gratuita, atraiu cineastas, produtores, músicos e artistas, e celebrou o potencial do Norte do Brasil, valorizando a cultura do cerrado e amazônica e as produções independentes.

    Durante os dois dias, o público teve a oportunidade de assistir todos os videoclipes concorrentes na mostra e a exibição especial do documentário ‘Hoje Estamos Aqui: Breve História de um Sound System Amazônico’, dirigido por Darien Lamen. A obra, que conta a história de Milton Almeida do Nascimento, um pioneiro das aparelhagens sonoras na Amazônia, trouxe à tona a importância cultural da música para a identidade nortista.

    Reforçando o compromisso com a acessibilidade e com o objetivo de ampliar a inclusão para pessoas com deficiência auditiva, o Arriégua contou com a presença de um intérprete de Libras e todas as sessões foram legendadas.

    Para Philipe Ramos, co-criador e organizador do festival, o Arriégua transcende a ideia de competição, porque tem como principal objetivo a divulgação e celebração da produção audiovisual da música da região Norte.

    “O festival é, acima de tudo, uma plataforma que celebra o talento nortista, dando visibilidade à criatividade local e incentivando a originalidade. Nosso objetivo é também promover a inclusão, criando espaços onde as diversas vozes da região possam ser ouvidas e reconhecidas”, afirmou.

    Na cerimônia de encerramento, o evento premiou produtores e artistas em cinco diferentes categorias. Entre eles, o destaque de Melhor Videoclipe com Acessibilidade foi para ‘O Tempo’, de Youssef Carvalho, que abordou a inclusão inspirado na experiência pessoal do cantor, cujo filho é autista. O videoclipe é dirigido por Kaká Nogueira e tem produção da Vanguarda Audiovisual.

    Assim como na primeira edição, o Arriégua contou com a participação do júri popular, permitindo que os artistas mobilizassem suas fanbases para divulgar seus trabalhos e incentivar a votação. A plataforma conferemusica.com.br foi utilizada para a escolha do público, que registrou um total de 4.135 votos.

    Radmila Vieira, com o videoclipe ‘Santo é o Seu Nome’, foi a vencedora do prêmio de Melhor Videoclipe do Norte – Júri Popular, recebendo 413 votos. Natural de Porto Nacional (TO) e com raízes quilombolas do Quilombo Malhadinha, seu trabalho teve direção e produção musical de Shinayder Maia e roteiro assinado por Brenno Alves.

    A diretora Adrianna Oliveira venceu na categoria de Melhor Videoclipe Dirigido por Mulher com o clipe ‘Sobrou Pra Você’, do cantor Aqno. Com mais de 10 anos de experiência em direção e edição de vídeos, ela é criadora audiovisual em Belém do Pará e já dirigiu e editou documentários e videoclipes de artistas como Luê, Liége, Gaby Amarantos, Sammliz e Velhos Cabanos.

    Os prêmios de Melhor Videoclipe Tocantinense, escolhidos pelo júri técnico, foram entregues a três produções. O terceiro lugar foi para ‘Negritude’, de Malusa, com roteiro e direção de Piettro Lamonier. No segundo lugar, ficou Não Tem Ninguém Vivo aos Domingos, da banda palmense Sopru, dirigida por Ket Produções. E o primeiro lugar foi para ‘Derreter’, da Móia Cumbia, dirigido por Erika Mariano.

    O vencedor da categoria Melhor Videoclipe da Região Norte, escolhido pelo júri técnico, foi Kurt Sutil com ‘Fases’. Natural de Tapauá, no Amazonas, e residente em Manaus, Kurt é rapper e também se destaca no audiovisual, sendo o responsável pelo roteiro, direção e edição de seus videoclipes. O trabalho tem Weslen Simplicio na direção de imagem, Gisele Luz e Carolina Silveira no styling, e Beatriz Araújo na maquiagem.

    Em segundo lugar, o prêmio de Melhor Videoclipe do Norte foi para AQNO, multiartista tocantinense de Gurupi, com o videoclipe de ‘Sobrou Pra Você’. Com um estilo único que mistura brega, forró, reggae e tecnobrega, AQNO ganhou destaque com seu álbum O Retorno de Saturno e sua estética futurista.

    Na mesma categoria, a banda Móia Cumbia ficou com o terceiro lugar com o videoclipe de ‘Derreter’. Formada em 2022, a banda mistura cumbia com guitarrada, carimbó, lambada e reggae, e rapidamente se destacou na cena musical de Taquaruçu e Palmas.

    Segundo Cecília Santos, co-criadora e organizadora do festival, o Arriégua é uma oportunidade única para destacar o potencial criativo da Região Norte e fomentar seu fortalecimento, conexões e parcerias. “O festival busca não apenas dar visibilidade aos artistas da região, mas também criar um espaço de integração. Queremos que esses artistas se tornem protagonistas das suas próprias histórias, celebrando e reafirmando nossa identidade cultural e audiovisual”, afirmou.

    Realizado com incentivo da Lei Paulo Gustavo e apoio da Fundação Cultural de Palmas, o festival contou com a curadoria de Filipe Porto, especialista em audiovisual e produção cultural, e Victoria Pesan, pesquisadora e crítica de cinema. O júri técnico foi composto por Elis Dantas (TO), diretora de cinema e produtora cultural; Camila Henriques (AM), jornalista e especialista em comunicação cultural e Gerson Júnior, curador e fundador do Festival Psica (PA).

    Fonte: Cênicas Comunicação

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorFilme de cineasta tocantinense, O Barulho da Noite ganha prêmios em Milão (Itália) e em Los Angeles (EUA)
    Próximo artigo Tocantins destaca a implementação do Cadastro Ambiental Rural na COP 29 da ONU

    Leia Também

    Ruberval França lança “Caminhando em Esperança”: um testemunho de resiliência, fé e superação

    8 de outubro de 2025

    Governo do Tocantins inicia Campanha Outubro Rosa

    1 de outubro de 2025

    Novo gestor da Seduc, Hércules Jackson inicia mandato fortalecendo cooperação com a Undime

    10 de setembro de 2025

    Laurez Moreira oficializa Larissa Rosenda como secretária de Estado da Mulhe

    10 de setembro de 2025

    Presidente da Aleto recebe governador em exercício em visita institucional

    5 de setembro de 2025

    Sistema Coca-Cola Brasil movimenta R$ 87,5 bilhões na economia e reforça presença no Tocantins e Goiás com novos investimentos

    4 de setembro de 2025
    Últimas Notícias

    Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro na Aldeia Novo Horizonte neste sábado (18)

    Por Redação17 de outubro de 2025

    Caminhada Outubro Rosa reúne centenas de mulheres em Palmas e reforça compromisso do Governo do Tocantins com a prevenção e a saúde feminina

    14 de outubro de 2025

    Yane Lopes estreia espetáculo em homenagem a Nara Leão em Palmas”

    13 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional

    13 de outubro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.