Empreendedores sociais de Palmas e região têm a oportunidade de discutir como novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA) e as Redes Sociais, podem transformar e potencializar o desenvolvimento institucional no Terceiro Setor. O evento, uma iniciativa do Instituto Sabin, acontece na manhã e tarde do dia 29 de agosto, é gratuito e busca reunir profissionais interessados em propostas inovadoras.
O Fortalecendo OSCs – Tecnologia como aliada do 3º setor é realizado por meio da Comunidade Saúde+ 2024, iniciativa que tem o objetivo de fortalecer empreendedores sociais que administram organizações da sociedade civil (OSCs).
“Estamos atravessando um momento histórico de muitas transformações tecnológicas e comportamentais e as OSCs precisam acompanhar essas mudanças, pois afetam diretamente suas atividades e seus resultados. Nesse sentido, propomos o evento como parte de nossas ações de fortalecimento de ecossistemas, por acreditarmos que OSC’s mais preparadas tornam as comunidades mais resilientes”, afirma Gabriel Cardoso, gerente-executivo do Instituto Sabin.
De acordo com a pesquisa “O que pensam as pessoas sobre o uso de IA por ONGs”, realizada pela Charities Aid Foundation (CAF) e representada no Brasil pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, os empreendedores sociais brasileiros estão otimistas quanto ao uso de tecnologias. Ocupamos o segundo lugar entre os países que acreditam que os benefícios da IA superam os riscos. Entre as oportunidades mais destacadas pelos brasileiros estão a possibilidade de auxiliar mais pessoas (29%), a capacidade de rápida resposta a emergências (22%) e a tomada de decisões mais precisas a partir da análise de dados (16%).
Ao mesmo tempo, nosso país também reconhece riscos para as organizações do terceiro setor, como a segurança de dados (30%), a redução de postos de trabalho (26%) e a geração de informações e decisões enviesadas (14%).
“Para discutir este panorama, o evento contará com palestras com especialistas, discussão sobre o impacto da IA no planejamento estratégico e na gestão de OSCs e práticas sobre como utilizar redes sociais para aumentar o engajamento e a visibilidade das organizações. O encontro também é uma oportunidade para ampliar a rede de contatos com outras lideranças do Terceiro Setor e trocar experiências e ideias inovadoras.
Agnes Santos, Líder dos Programas de Fortalecimento de OSCs da Phomenta, será a facilitadora do evento, promovendo o debate sobre inovação, terceiro setor e educação popular.
“Estamos bastante animados com o evento, é uma oportunidade de reunirmos organizações da cidade que ainda não conhecem a iniciativa do Instituto Sabin. Além de permitir que esse diálogo seja aberto, queremos discutir com as organizações sobre como o desenvolvimento institucional pode ser fortalecido e impulsionado pelo uso de tecnologias, desmistificando o uso delas e também aproximando as organizações de uma discussão mais ampla que se tem realizado na sociedade como um todo.
Sobre o Instituto Sabin: Há 19 anos, o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Organizado como uma Oscip, com sede em Brasília e atuando em 14 estados e no Distrito Federal, o instituto tem missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social. Saiba mais em https://institutosabin.org.br/
Sobre a Phomenta: Negócio de impacto que apoia e conecta ONGs, institutos, fundações e empresas para transformação de seus territórios e causas. A Phomenta facilita espaços para conexão e colaboração, conduz formações práticas em gestão para ONGs, coordena projetos de voluntariado, e produz conteúdos e pesquisas para e sobre o terceiro setor.
Data: 29 de agosto de 2024
Horário: 09h às 12h
Local: Sabin Diagnóstico e Saúde Matriz: Palmas TO, Conj. 01 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO, 77015-200
Inscrição:https://www.sympla.com.br/fortalecendo-oscs—tecnologia-como-aliada-do-3-setor–palmas-to__2583451
DEIXE O SEU COMENTÁRIO