Fundação Municipal de Meio Ambiente abre Semana do Meio Ambiente com palestras em escolas

Educação Ambiental, Irisneide Farias Barbosa, ministra palestra para alunos da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar

Um vasta programação alusiva à Semana do Meio Ambiente 2024 foi iniciada nesta segunda-feira, 3, pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) com duas palestras sobre o tema “Você é o meio ambiente”, ministradas para alunos da rede municipal de ensino, sendo uma na Escola Municipal Crispim Alencar Pereira, localizada no Distrito de Taquaruçu, e a outra na Escola de Tempo Integral (ETI) Luís Nunes de Oliveira, localizada no Distrito de Buritirana. A programação segue até a próxima sexta-feira, 7, e contará com diversos eventos, que serão divulgados ao longo da semana.

As palestras desta tarde atenderam um público composto por mais de cem estudantes do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, sendo 66 alunos na Escola Crispim Pereira Alencar e os demais na Escola Luiz Nunes. Na ocasião, eles puderam conhecer sobre importância da consciência ambiental e puderam interagir com técnicos da FMA e tirar dúvidas sobre valores e ideais de preservação da natureza e senso de responsabilidade com as gerações futuras.

Da Escola Municial Crispim Pereira Alencar a estudante Laura Consuelo de Oliveira, do 4º ano, disse que o que mais lhe chamou a atenção foi a abordagem sobre queimadas. “Estes dias eu vi uma queimada e fiquei muito triste por causa disso. É muito importante que as pessoas não queimem mais e parem de poluir o meio ambiente”, declarou. O estudante do 5º ano da mesma escola, Jaime, contou que aprendeu muita coisa importante com a palestra, inclusive sobre higiene. “Não podemos deixar a água destampada porque senão pousar uma mosca ou mosquito causar doenças. Também não pode deixar lixo largado em qualquer canto, porque pode criar insetos, que transmitem doenças, que podem até matar”, comentou.

Os estudantes da ETI Luís Nunes de Oliveira também aproveitaram a palestra para aprender sobre bons hábitos. O estudante Marcus Gabriel disse que aprendeu muito. “Precisamos separar o lixo úmido do seco e quando possível fazer compostagem, que é um adubo muito bom”, disse.

Recicláveis

Nesta terça-feira, 4, a programação contará com duas trilhas guiadas, sendo uma no Córrego Sussuapara, das 9h às 10h, com alunos da ETI Padre Josimo e das 16h às 17h, com alunos da ETI Caroline Campelo. Também serão realizadas sensibilizações sobre o descarte correto de recicláveis nos ecopontos da Capital.

PROGRAMAÇÃO – 4 de Junho (ter)

Trilhas Guiadas

Local: Córrego Bota e Tira
Horário: 9h às 10h
Participação: ETI Caroline Campelo

Local: Córrego Sussuapara/Parque dos Povos Indígenas
Horário: 16h às 17h
Participação: ETI Padre Josimo

Sensibilização nos Ecopontos

Horário: 13h às 18h

Locais:

-Ecoponto da JL Meurer

-Ecoponto da Defensoria Pública

-Ecoponto da Arne 13 (108 Norte)

-Ecoponto da Arso 42 (405 Sul)

-Ecoponto da Fundação de Meio Ambiente

Sair da versão mobile