O “Prêmio Palmares de Arte” terá como objetivo principal fortalecer as expressões culturais quilombolas e afro-brasileiras, além de identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades protagonizadas por cidadãos negros.
A Fundação Cultural Palmares lança, nesta quinta-feira (14), a segunda edição do Concurso “Prêmio Palmares de Arte”. O edital visa PREMIAR 100 INICIATIVAS de artistas autodeclarados negros (pretos ou pardos), praticantes das diversas expressões culturais afro-brasileiras, preferencialmente de áreas de vulnerabilidade social, bem como artistas residentes em Comunidades Quilombolas devidamente certificadas pela instituição.
O Prêmio Palmares de Arte terá como objetivo principal fortalecer as expressões culturais quilombolas e afro-brasileiras; identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por negros e às estratégias de preservação de suas identidades culturais, além de e incentivar a participação plena e efetiva da população negra e quilombola na elaboração, execução e avaliação de projetos, atividades, ações e iniciativas que envolvam a cultura afro-brasileira por eles cultivada.
As iniciativas apresentadas deverão estar vinculadas a uma das seguintes categorias: Artesanato; Música; Dança; Teatro; e Leitura, escrita e oralidade: mitos, narrativas folclóricas e culinária tradicional. Em julho de 2020 foi lançado a primeira edição do Concurso Arte do Quilombo. O evento contou com mais de 600 inscritos, premiou 91 iniciativas culturais.
A fim de alcançar o mesmo êxito da edição passada, a Fundação Cultural Palmares lança o prêmio Palmares de Arte com o propósito de promover o fortalecimento, a valorização, a preservação, a divulgação da cultura afro-brasileira. O concurso também proporciona o fortalecimento do imaginário positivo relacionado às questões afro-brasileiras perante à sociedade; o fomento às manifestações culturais afro-brasileiras principalmente em tempos de crise e o auxílio à manutenção das expressões culturais nos quilombos.
A cultura afro-brasileira tem se destacado nos últimos anos frente às políticas públicas desenvolvidas no segmento cultural. Nesse processo, a Fundação Cultural Palmares vem contribuindo para essa vitória, seja por meio de suas ações voltadas à valorização e ao reconhecimento dos processos civilizatórios africanos e afrodiaspóricos no contexto brasileiro, seja por meio de buscar superar a invisibilidade de homens e mulheres negras na história e cultura do país.
Algumas Informações sobre as inscrições
Cada candidato poderá apresentar apenas uma única iniciativa cultural e em somente uma das categorias: Artesanato; Música; Dança; Teatro; e Leitura, escrita e oralidade. A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo Formulário do Google Forms. Não serão aceitas inscrições após os horários e períodos definidos no calendário divulgado no edital, sob pena de desclassificação.
A Fundação Cultural Palmares não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais congestionamentos de rede e problemas técnicos, por isso, recomenda-se o envio com antecedência. O prazo para recebimento das inscrições e documentações será de até 45 (quarenta e cinco) dias corridos a contar da data de publicação do Edital no Diário Oficial da União.
O valor total da premiação é de R$ 1.165.842,00 (um milhão, cento e sessenta e cinco mil oitocentos e quarenta e dois reais), no que decorre a um valor individual bruto para cada iniciativa cultural, premiada de R$ 11.658,42 (onze mil seiscentos e cinquenta e oito reais e quarenta e dois centavos).
– EDITAL Nº 03/2021 – ABERTURA
– AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS PELOS LINKS ABAIXO:
a) Para inscrição na categoria “Artesanato” – Acessar Link: https://forms.gle/YsgX6GnEa8AW3TZKA
b) Para inscrição na categoria “Música” – Acessar Link: https://forms.gle/Tw1ieQSvj8vyxVKs5;
c) Para inscrição na categoria “Dança” – Acessar Link: https://forms.gle/3ex39YmS6FttgFaX7;
d) Para inscrição na categoria “Teatro” – Acessar Link: https://forms.gle/RrzVEqaTMoCXEgC36;
e) Para inscrição na categoria “Leitura, escrita e oralidade: Mitos, narrativas folclóricas e culinária tradicional” – Acessar Link: https://forms.gle/27A2YESFewbSMiTu9
– Os ANEXOS I e II encontram-se presentes no ato de inscrição pelo formulário do Google Forms em cada categoria;
– ANEXO III – Descrição da Iniciativa Cultural:
Versão DOC / Versão PDF
– ANEXO IV – Declaração de Pertencimento Étnico;
Versão DOC / Versão PDF
– ANEXO V – Autodeclaração Étnico Racial (preto ou pardo);
Versão DOC / Versão PDF
– ANEXO VI – Declaração de Responsabilidade;
Versão DOC / Versão PDF
– ANEXO VII – Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz;
Versão DOC / Versão PDF
– ANEXO VIII – Ciência sobre Atos de Divulgação e Publicidade da Iniciativa Cultural;
Versão DOC / Versão PDF
– ANEXO IX – Termo de Consentimento;
Versão DOC / Versão PDF
– ANEXO X – Formulário de Interposição de Recurso;
Versão DOC / Versão PDF
– ANEXO XI – Formulário de Avaliação;
Versão DOC / Versão PDF
– ANEXO XII – Contrato de Cessão e Licença de Direitos Autorais e Patrimoniais;
Versão DOC / Versão PDF
– ANEXO XIII – Projeto Básico.
Por Fundação Cultural Palmares
DEIXE O SEU COMENTÁRIO