Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Idosos aprendem a confecção de bonecas em oficina do projeto ‘Caravanas de Lendas do Tocantins’
    Blog Cultura & Sociedade

    Idosos aprendem a confecção de bonecas em oficina do projeto ‘Caravanas de Lendas do Tocantins’

    Por Núbia Dourado16 de dezembro de 20213 minutos de leitura

     
    Da Redação e Secom Palmas)
     
     
    Participaram da oficina, ministrada pela escritora Irma Galhardo, 15 beneficiários do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira

     

    O projeto ‘Caravanas de Lendas do Tocantins’ chegou até os idosos frequentadores do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira nesta quarta-feira, 15, em oficina ministrada pela escritora Irma Galhardo, em parceria com a Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara, da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Participaram do evento, 15 idosos inscritos previamente.

    Além da confecção de bonecas, a escritora também apresentou a arte da contação de histórias, por meio de obras literárias autorais que falam sobre personagens folclóricos regionais. Ela aproveitou o encontro para sortear alguns de seus livros e também doou outras obras para a Biblioteca Jornalista Jaime Câmara.

    A escritora afirma que já ministrou diversas oficinas durante o ano e tem prazer em trabalhar com a terceira idade. “Eu já realizei esse trabalho com pessoas da faixa etária antes e é sempre muito empolgante, é um público maravilhoso, eles são receptivos e, quando gostam, é de forma genuína”, disse a escritora.

    Entre os participantes estava Irene Gonçalves da Silva, de 68 anos, que disse ter se sentido inspirada. “Eu gostei muito das histórias e me incentivou a continuar escrevendo. Faço poesias, músicas e textos no meu caderno mesmo, mas elas são diferentes, escrevo sobre a realidade da vida”, contou a idosa que, ao mostrar seus escritos, foi convidada para participar da ‘Roda Literária’, um projeto da FCP que também incentiva a escrita e a leitura.

    “Achei maravilhoso, me senti criança de novo. Eu vou tentar fazer uma em casa, aprendi direitinho”, opiniou entusiasmada Danusia Martins, de 71 anos, outra participante da oficina de confecção de bonecas.

    ‘Caravanas de Lendas do Tocantins’

    Com o objetivo de incentivar a leitura e fortalecer a identidade cultural tocantinense, por meio de leituras de livros, contação de histórias e oficinas variadas, o ‘Caravana de Lendas do Tocantins’ destaca-se por ser o maior projeto de incentivo à leitura do Estado, totalizando 41 edições em municípios distintos. O projeto foi patrocinado com recurso do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (PROMIC), da Fundação Cultural de Palmas, trazendo também em seu histórico o Prêmio Brasil Criativo 2016, concedido pelo Governo de São Paulo do extinto Ministério da Cultura (MinC); o Prêmio de Culturas Populares Selma do Coco 2018, do MinC; além de classificação do edital Amazônia Cultural 2013, do MinC; e edital de Patrocínio Cultural 2016, do Banco da Amazônia (Basa).

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorProjeto Barraginha beneficia cem famílias quilombolas no sudeste do Tocantins
    Próximo artigo Feira do Babaçu apresenta o universo das quebradeiras de coco da região do Bico do Papagaio

    Leia Também

    Fundação Cultural de Palmas abre quase 200 vagas para oficinas artísticas nas férias

    4 de julho de 2026

    Balé Popular do Tocantins leva a cultura tocantinense a Festival Internacional de Dança em Goiás

    3 de julho de 2026

    Abertura de encontro cultural no Espaço Cultural reúne representantes do MinC e do Centro-Norte

    2 de julho de 2026

    Governo do Tocantins fortalece a cultura com mais de R$ 13 milhões em investimentos

    2 de julho de 2026

    34º Arraiá da Capital reúne grande público e fortalece as tradições juninas

    2 de julho de 2026

    Prefeitura de Palmas propõe criação do Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial

    2 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Concurso abre programação da Festa da Rapadura e destaca saberes tradicionais

    Por Redação4 de julho de 2026

    Governo avança nas convocações do concurso da Educação com novo chamamento de 221 aprovados

    4 de julho de 2026

    Concurso da Saúde entra em fase de planejamento e pode ter provas ainda em 2026

    4 de julho de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre quase 200 vagas para oficinas artísticas nas férias

    4 de julho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.