Edição integrou o Prêmio PEQUI e reforçou o compromisso institucional com direitos humanos e equidade racial
O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizou, na última quinta-feira (13/11), a IV Mostra Audiovisual de Psicologia, no auditório da Unidade I. A edição de 2025 teve como tema o Antirracismo, que integra a programação institucional da Semana de Mobilização de Consciência Negra e Direitos Humanos campanha do Novembro da Consciência Negra e aos direitos humanos com a campanha “Igualdade que Liberta Dignidade que Transforma”.
A ação integrou o Prêmio PEQUI de Audiovisual Universitário (Projeto Extensionista Questiona, Une e Instrui), coordenado pelo professor Dr. Luiz Cláudio Ferreira, idealizador da Mostra e do prêmio, com a exibição de 12 vídeos ( 5 disputando o Destaque Vídeo Técnico e 7 pelo Prêmio Pequi).
O coordenador do curso de Psicologia, prof. Me. César Gustavo Moraes, ressaltou a relevância da iniciativa para a formação humanizada, “A Mostra já é uma tradição no nosso curso, sempre trazendo temas vinculados aos direitos humanos e à valorização das relações. Esses projetos reforçam cada vez mais a construção de instituições que estão preocupadas com o bem-estar social e comunitário.”, pontuou
O professor Dr. Luiz Cláudio Ferreira, coordenador da Mostra, destacou a articulação direta da programação com temas trabalhados pela UBEC e o engajamento dos estudantes com a sociedade. “Estamos muito felizes em chegar à quarta edição. A escolha do antirracismo dialoga com o movimento da Consciência Negra desenvolvido pela UBEC em novembro. É fundamental frisar a ida dos estudantes às comunidades e a interação que estabelecem nesses espaços. Após esse processo, transformam suas experiências em linguagem audiovisual, o que tem sido desafiador e enriquecedor”, explicou.
O docente reforçou ainda o papel da tecnologia na formação contemporânea: “Os acadêmicos têm se apropriado de ferramentas digitais, mostrando que a tecnologia atravessa todas as áreas, inclusive a Psicologia.”, evidenciou.
As produções apresentadas abordaram narrativas e reflexões construídas pelos estudantes em parceria com a comunidade, reafirmando a comunicação como instrumento de transformação social. O audiovisual é escolhido por ampliar vozes e contribuir para que o Centro Universitário atue efetivamente na promoção da equidade racial e da cidadania no curso.
A integrante da equipe vencedora em 1º lugar, Maria Teresa de Souza, estudante do 3º período de psicologia, enfatizou o impacto emocional e social do tema, “Estamos muito felizes com essa conquista. Trabalhar o antirracismo foi desafiador por ser um tema que nos atravessa e é sensível. Acreditamos que a transformação começa pelas crianças, mas também pelos adultos, o silêncio dos adultos reforça estereótipos e preconceitos. Queremos levar esse trabalho adiante e contribuir para transformar a sociedade”, afirmou.
Premiados da IV Mostra
Destaque Técnico: “Gerações, vozes e singularidades na contemporaneidade”
Equipe Expressões de Vida: Breno Nonato, Bruna Arcangela, Tathinay de Souza e Yasmin Sena.
1º Lugar: “Antirracismo começa na infância: educação para a igualdade racial”
Equipe Amina: Mariá Estela Galvani, Karen Lorrane dos Santos e Maria Teresa de Souza.
2º Lugar: “Antirracismo: cores que contam histórias”
Equipe: Bianka de Paula e Eugênio de Oliveira.
3º Lugar: “Mente livre, pele viva”
Equipe Raízes que Educam: Angra Alves, Cleudiane dos Santos, Veridiana Guarino e Yasmim Maria.
Fonte: Ascom Católica Tocantins


DEIXE O SEU COMENTÁRIO