Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Jovens autores da ETI Santa Bárbara apresentam livros inspirados em suas trajetórias
    Blog Cultura & Sociedade

    Jovens autores da ETI Santa Bárbara apresentam livros inspirados em suas trajetórias

    RedaçãoPor Redação15 de abril de 20262 minutos de leitura
    Jovens escritoras da ETI se preparam para a sessão de autógrafos durante o lançamento de seus livros - Foto Divulgação
    Obras produzidas por alunos da rede de ensino de Palmas serão apresentadas em evento aberto ao público, resultado de projeto que incentiva leitura, escrita e protagonismo juvenil
    Cinco livros escritos por estudantes da Escola de Tempo Integral (ETI) Santa Bárbara, baseados em histórias reais dos próprios autores, serão lançados nesta sexta-feira, 17, às 19 horas, na unidade escolar, no setor Santa Bárbara, em Palmas. A iniciativa faz parte do projeto ‘Pequenos Escritores, Grandes Histórias’, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Arte e Cultura Regional (IB).

    Os jovens escritores e suas respectivas obras são Maria Vitória Rabelo (A Menina que Fala Sozinha), Mariana Menezes e Monica Morais Ursino (A vida Feminina de Mariana e Mônica), Wene Junior (O Xadrez me Salvou mas o Bullying quase me Deu Xeque-mate), Ana Clara Pacheco (O papel da Irmã mais Velha é Suportar a mais Nova) e Ketelyn Sofia (O Animal mais Perigoso do Mundo). Após a solenidade de lançamento, os autores participarão de sessão de autógrafos e momento de fotos com familiares e autoridades presentes.

    A parceria firmada após o presidente do IB e coordenador do projeto, Wágno Lima, oferecer o projeto à diretoria da escola, que optou pela implementação após constatar os resultados pedagógicos e sociais que o Pequenos Escritores, Grandes Histórias poderia trazer. As atividades tiveram início em 2023, trabalhando três pilares: leitura, escrita e oralidade.

    “A educação é o caminho para o progresso do nosso país, e não se faz educação de qualidade sem formar leitores e também escritores. A literatura propicia melhor desempenho em todas as outras disciplinas”, disse Wágno Lima, acrescentando que os benefícios já são notados, uma vez que a ETI Santa Bárbara é a escola que mais forma escritores no Tocantins.

    O gestor da ETI Santa Bárbara, Madian Rocha Moreira Santos, enfatiza que o projeto vem ganhando grande visibilidade, e destaca o enorme potencial dos alunos na leitura e escrita. “Hoje somos um celeiro de pequenos escritores, e estamos de fato fazendo uma educação integral na nossa comunidade”, finaliza.

    Fonte: Secom Palmas 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    ‘Pequenos Escritores ETI Grandes Histórias’ IB Santa Bárbara
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorEncontro online debate cultura e clima em preparação para a 6ª Teia Nacional
    Próximo artigo Artesãos do Tocantins podem se inscrever para a Fenearte 2026 em Olinda

    Leia Também

    Galeria Sesc de Arte em Gurupi recebe exposição “Festa do Peixe e da Lontra”

    15 de outubro de 2026

    Sesc Tocantins leva Quarta Harmônica a Gurupi pela primeira vez

    14 de outubro de 2026

    Prazo para entrega de documentos dos editais 5 e 6 da PNAB termina nesta quinta, 15

    14 de outubro de 2026

    Sesc Tocantins leva espetáculo “Xikim e a Saga dos Tripa” a Araguaína

    14 de outubro de 2026

    Espetáculo “Meu Corpo Está Aqui” emociona público e promove reflexão sobre inclusão em Palmas

    13 de outubro de 2026

    Atriz de Araguaína é indicada ao Rio Webfest 2026

    13 de outubro de 2026
    Últimas Notícias

    Galeria Sesc de Arte em Gurupi recebe exposição “Festa do Peixe e da Lontra”

    Por Redação15 de outubro de 2026

    Seca avança e já afeta 303 Terras Indígenas na Amazônia

    15 de outubro de 2026

    Prestes a completar 101 anos, o senhor Guilherme Dicier Santana segue formando atletas e cobra apoio ao esporte em Rio Sono

    14 de outubro de 2026

    Jovens Comunicadores da Amazônia fortalece o protagonismo juvenil e valoriza histórias de Rio Sono

    14 de outubro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.