Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Movimento Negro Unificado cria carta aberta em Defesa de Cotas e Ações afirmativas para Negras e Negros na Destinação dos Recursos da Lei Aldir Blanc
    Blog Cultura & Sociedade

    Movimento Negro Unificado cria carta aberta em Defesa de Cotas e Ações afirmativas para Negras e Negros na Destinação dos Recursos da Lei Aldir Blanc

    Por Núbia Dourado8 de outubro de 20202 minutos de leitura

     

     

     

    Com o objetivo de defender cotas e ações afirmativas para negros e negras na destinação dos recursos da Lei Aldir Blanc, o Movimento Negro Unificado (MNU), entidade negra histórica criou uma carta aberta chamando a militância do segmento artístico e cultural para uma campanha em defesa da causa.

    Segundo a carta, a economia da cultura fomentada por artistas e produtores afrobrasileiros fortalece o mercado de trabalho gerando renda e investimentos em várias áreas; turismo, entretenimento, comunicação, gastronomia, publicidade, entre outros. Além, do Brasil ser o segundo país em população negra do mundo com 115 milhões de pessoas de ascendência africana.

    A carta ainda diz, que é fundamental a implementação de políticas públicas que garantam a transparência e democratização desses recursos oriundos da tributação de todo povo brasileiro, que a população negra brasileira produz muita cultura que coloca o país como referência internacional em vários segmentos artísticos; a contrapartida de investimento público é pífia.

    O Movimento critica as instituições públicas da área cultural que são representadas majoritariamente por pessoas brancas; secretarias, conselhos, comitê gestores, etc. Falam na disparidade racial é exploratória, a maioria dos artistas e produtores que são contemplados com recursos públicos em projetos ou editais aonde na maioria são brancos.

    A carta ainda exige a responsabilidade dos poderes; executivo, legislativo e judiciário em garantir a distribuição democrática desses recursos no que tange os Direitos Constitucionais, Estatuto da Igualdade Racial e Leis afins.

    Todos os segmentos da população negra que expressam atividades culturais devem ser informados, catalogados e contemplados com editais específicos e auxílio emergencial. A cultura negra é exercida por profissionais na música, cinema, artes cênicas, dança, carnaval; bem como nas comunidades tradicionais quilombolas e povo de terreiros, entre outras manifestações culturais de ancestralidade africana.

    A Lei Aldir Blanc é um auxílio emergencial durante a pandemia da Covid-19 que deflagrou a mortalidade majoritária de pessoas negras.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPrêmio Funarte Acessibilidança tem inscrições prorrogadas até dia 13.10
    Próximo artigo Tocantins é ótima opção para a retomada do turismo doméstico

    Leia Também

    Jovens autores da ETI Santa Bárbara apresentam livros inspirados em suas trajetórias

    15 de abril de 2026

    Encontro online debate cultura e clima em preparação para a 6ª Teia Nacional

    15 de abril de 2026

    Resultado preliminar da seleção para o Salão “Raízes Brasileiras” é divulgado

    15 de abril de 2026

    Finalistas das categorias de base são definidos em Copa dos projetos sociais

    14 de abril de 2026

    Circuito Cultural Infantil reúne alunos da educação infantil e escolas do campo

    11 de abril de 2026

    ‘Da Aldeia à Universidade’ conquista indicação ao Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro

    10 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Jovens autores da ETI Santa Bárbara apresentam livros inspirados em suas trajetórias

    Por Redação15 de abril de 2026

    Encontro online debate cultura e clima em preparação para a 6ª Teia Nacional

    15 de abril de 2026

    Resultado preliminar da seleção para o Salão “Raízes Brasileiras” é divulgado

    15 de abril de 2026

    Naturatins e Comitê do Rio Formoso lançam plano de revezamento para uso da água na estiagem de 2026

    14 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.