Da Redação com informações da Assessoria Cena Filmes
Com o objetivo de trabalhar a arte como superação e transformação social, o projeto “Te Aitua: a Retomada da Essência” realizou oficinas teatrais e palestras que abordaram o tema das consequências psicológicas do abuso infantil e como a arte pode ser utilizada como mecanismo de superação. As palestras contaram com a participação do psicólogo Piettro Lamonier que discutiu maneiras como uma pessoa pode superar problemas difíceis além de reconhecer aspectos da sua própria personalidade que podem ter sido afetados pela infância e juventude.
Além da palestra, cada colégio recebeu também, uma oficina de teatro ministrada pelo professor, ator e cineasta Thiago Henrique Omena, também proponente do projeto, que abordou com os participantes o reconhecimento da força que cada indivíduo possui e como cada um de nós é capaz de transpor qualquer adversidade que a vida nos apresenta, por meio de jogos teatrais, técnicas de representação permeadas por discussões de vida e de muita alegria.
As atividades aconteceram nas unidades educacionais Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares (na 301 Norte), Escola Estadual Elizangela Glória Cardoso (401 Sul), Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (208 Sul) e, ainda, um encontro com os alunos do Centro de Atividades do Sesc Palmas.
Para a professora Regina de Assunção Gomes, o projeto Te Aitua foi de suma importância para os alunos do colégio Dom Alano porque ajudou a desenvolver alguns aspectos como criatividade, coordenação, memorização. “E eu, como professora de artes, pude vivenciar com os alunos outros modos tão simples e interessantes de se trabalhar a interação e a autoestima entre os próprios alunos”, disse a professora.
Experiência
Uma das participantes das atividades foi a aluna Nicole Lopes Silva, do Colégio Dom Alano, que disse que a oficina foi, antes de tudo, muito divertida e valeu a pena, visto que aprendeu que é possível usar o próprio corpo e sentidos para atuar. “Fizemos vários exercícios, nos ajudou a entender que somos capazes de realizar qualquer coisa que possamos imaginar. Foi uma experiência maravilhosa, no começo estávamos travados e tímidos, mas depois fomos ficando à vontade, eu gostaria que houvesse mais oficinas como essas, pois são extremamente importante para nosso desenvolvimento”, afirmou.
De acordo com o proponente do projeto, o diretor e roteirista Thiago Omena, inicialmente a ação previa a pesquisa sobre abuso infantil com visitas aos colégios, para discutir a temática, e verificar formas de abordagem do tema em uma produção artística. “Com a evolução do projeto e os apoios do governo municipal e estadual, a pesquisa viabilizou o argumento do roteiro (baseado em histórias reais e os dados do governo federal) e, posteriormente, o roteiro foi produzido e revisado 13 vezes até chegar na sua versão final que foi gravada no segundo semestre de 2021 e mistura live-action, com ilustração e animação, tudo com muito embasamento de estudo”, disse ela.
Ainda segundo ele, a história tem a ver com superação, resiliência humana e como a arte e a poesia pode transpassar aspectos obscuros da personalidade. A expectativa é de que a obra seja lançada neste primeiro semestre de 2022. A produção é da Cena Filmes e a co-produção da Cia Cenaberta.
Projeto
O projeto “Te Aitua: a Retomada da Essência” foi patrocinado com recursos do Fundo Municipal de Palmas de Apoio à Cultura, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic 2019). Também houve patrocínio do Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional da Cultura.
O projeto ainda contou com apoio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJE) do Ministério Público do Estado do Tocantins, e da Secretaria de Educação Estadual.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO