Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Público prestigia segunda noite do Festival Nordestino com programação cultural diversificada
    Blog Cultura & Sociedade

    Público prestigia segunda noite do Festival Nordestino com programação cultural diversificada

    RedaçãoPor Redação8 de maio de 20263 minutos de leitura
    Festival segue nesta sexta-feira, com gastronomia e música nordestina - Nayla Oliveira/Governo do Tocantins

    Clima e sabores nordestinos tomaram conta da Praça dos Girassóis nesta quinta-feira, 7, com muito forró e culinária típica da região

    O gostinho do Nordeste brasileiro tomou conta da Praça dos Girassóis nesta quinta-feira, 7, durante mais uma noite do 2º Festival Nordestino. O público prestigiou apresentações de forró pé de serra, humor e uma grande variedade da culinária típica nordestina. O evento é promovido pelo Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Estado da Cultura (Secult), Comunicação (Secom) e Governadoria (Segov).

    No segundo dia do festival, o humor foi um dos destaques da programação, com apresentação do artista Hiran Delmar e dos personagens Zacarias e Coxinha. O show arrancou risadas do público com muita irreverência e alegria. Famílias acompanharam de perto os humoristas, que vieram diretamente do Nordeste para trazer personagens marcantes da cultura nordestina.

    “Essa iniciativa é muito bacana, ainda mais sendo realizada nesta praça, considerada a maior praça da América Latina. Aqui tudo é grandioso, inclusive o carinho com que vocês recebem a gente. E eu sei que o povo daqui gosta muito do humor cearense”, destacou o humorista Hiran Delmar.

    Além da interação com a plateia, o espetáculo proporcionou um momento de descontração e saudade para muitos nordestinos que vivem em Palmas. Quem também se apresentou foi o Trio Baião D2, banda tocantinense que levou muito forró pé de serra ao público, com músicas consideradas verdadeiros clássicos da cultura nordestina.

    O secretário-executivo da Secult, Matheus Martins, representou a pasta durante o evento e ressaltou a importância da valorização das raízes culturais presentes no Tocantins. “Nosso governador Wanderlei Barbosa criou a Secretaria da Cultura com o propósito de valorizar nossas origens e fortalecer a identidade cultural do Tocantins. Esse evento é uma demonstração disso. É muito gratificante ver tantas pessoas participando desde o primeiro dia. Ainda teremos programação hoje e amanhã, com música, comida típica e muita animação para toda a população”, afirmou.

    Praça de alimentação

    Um dos espaços mais movimentados do festival é a Praça de Alimentação, que reúne uma grande variedade de pratos típicos do Nordeste. Tocantinenses e nordestinos que escolheram o estado para viver aproveitaram para saborear receitas marcadas por temperos, cores e sabores tradicionais. O recifense Emerson Bengoff, de 54 anos, aproveitou a oportunidade para matar a saudade da terra natal.

    “Só por ser um Festival Nordestino já me atrai, porque sou de Recife. Vim conhecer o evento e gostei muito. O Tocantins tem muitos nordestinos, então esse festival é muito importante. Aqui consigo matar a saudade do Recife e ainda dançar um bom forró”, comentou.

    Além de promover a valorização cultural, o festival também movimenta a economia local. Cerca de 15 comerciantes comercializam produtos típicos, como rapadura, sarapatel, buchada, arroz de cuxá, chambari e outras iguarias tradicionais. Entre eles está José Joaquim, que tem como destaque no cardápio a Maria Isabel com azeite de coco babaçu e o arroz de cuxá com creme de galinha.

    “A minha esposa é a cozinheira e aprendeu essas receitas com a mãe dela, maranhense. Estamos muito felizes porque as vendas estão boas. Palmas é uma cidade formada por pessoas de várias regiões do Brasil, então é muito bom reunir todo mundo em um evento como esse”, ressaltou.

    O Festival Nordestino segue nesta sexta-feira, 8, com atrações como João Badeira e Forró do Mestre, Trio Bacana e participação de Xandy Andrade. A programação começa às 18h, na ala sul da Praça dos Girassóis.

    Fonte: Assessoria de comunicação da secretaria de Estado da Cultura (Secult)

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    #Show Festival Nordestino Secom Secult segundo dia
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPavilhão da Cultura da Agrotins 2026 recebe apresentações de artistas tocantinenses
    Próximo artigo Shows de Pablo e Zé Vaqueiro marcam início da programação da Agrotins 2026

    Leia Também

    Fundação Cultural de Palmas prorroga prazo para análise de recursos dos editais da Pnab

    23 de setembro de 2026

    Coca-Cola lança versão Zero Cafeína Zero Açúcar para consumo em ocasiões noturnas

    23 de setembro de 2026

    Espetáculo “Meu Corpo Está Aqui” chega a Palmas e propõe diálogo sobre afeto e sexualidade de pessoas com deficiência

    23 de setembro de 2026

    Daniel Kowalski lança álbum inspirado nos sons das águas do Monte Fuji

    23 de setembro de 2026

    Morre Rick, da dupla Rick & Renner, em acidente de helicóptero em Santa Catarina

    22 de setembro de 2026

    Fundação Cultural de Palmas divulga resultado preliminar de editais da Política Nacional de Cultura Viva

    22 de setembro de 2026
    Últimas Notícias

    ALI Produtividade inicia novo ciclo com foco em inovação e crescimento dos pequenos negócios

    Por Redação23 de setembro de 2026

    Fundação Cultural de Palmas prorroga prazo para análise de recursos dos editais da Pnab

    23 de setembro de 2026

    Coca-Cola lança versão Zero Cafeína Zero Açúcar para consumo em ocasiões noturnas

    23 de setembro de 2026

    Espetáculo “Meu Corpo Está Aqui” chega a Palmas e propõe diálogo sobre afeto e sexualidade de pessoas com deficiência

    23 de setembro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.