O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), instituiu o Centro de Capacitação e Empoderamento Feminino (CCEF), com o objetivo de promover a autonomia econômica, fortalecer capacidades produtivas e ampliar a inclusão socioprofissional das mulheres tocantinenses. O decreto nº 6.999 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE/TO) no dia 20 de agosto.
O CCEF oferecerá cursos, oficinas, mentorias, seminários e ações de inclusão produtiva, em formato presencial, remoto ou híbrido, voltados à geração de trabalho e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, mães solo, negras, indígenas, residentes em áreas periféricas, empreendedoras e estudantes em busca de inserção no mercado de trabalho.
Para a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, a iniciativa vai além da capacitação:
“O CCEF representa uma oportunidade real para que as mulheres conquistem autonomia econômica, fortaleçam suas habilidades e participem ativamente do desenvolvimento do Tocantins.”
O centro também busca estimular o protagonismo feminino, reduzir desigualdades de gênero, raça, etnia e território, e fomentar parcerias e redes de colaboração para fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres.
Estrutura e funcionamento
As Unidades de Formação do CCEF serão instaladas nas Casas da Mulher Tocantinense já em funcionamento. A SecMulher será responsável pela gestão, coordenação e monitoramento das ações, além de articular parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade civil.
Leia o Decreto nº 6.999, de 20 de agosto de 2025
Fonte:Ascom SecMulher/Governo do Tocantins
DEIXE O SEU COMENTÁRIO