A Aman Galeria de Arte, que abriu suas portas em agosto do ano passado, comemora seu primeiro aniversário com a Exposição Coletiva “Amanhecer”, com início nesta sexta-feira, 22. Na mostra comercial, o público terá a oportunidade de adquirir obras inéditas, provenientes do catálogo de cinco talentosos artistas da região: Marcos Dutra, Pierre de Freitas, Ronan Gonçalves, Sérgio Lobo e Solange Alves. Além disso, a exposição contará com obras originais do renomado artista Antônio Poteiro.
A exposição AMANhecer estará aberta, gratuitamente, para visitação na Galeria Aman, localizada na 108 Norte, Avenida NS 6, Lote 14, Sala 4.
As obras em exposição são um reflexo dos principais eventos e descobertas resultantes das pesquisas individuais de cada artista. A Exposição Coletiva ‘Amanhecer’ destaca um conjunto de obras que nasceram no Estado, produzidas por talentosos criadores brasileiros e disponibilizadas como parte do acervo comercial da galeria.
Com o propósito de fomentar encontros ricos em diversidade, explorar uma variedade de soluções estéticas e estimular diálogos intergeracionais, bem como entre o moderno e o contemporâneo, a arte e o indivíduo, “AMANhecer” atua como uma ponte entre o público e a arte, convidando todos a fazerem parte dessa experiência ao longo da vida. Nas palavras do curador da galeria, Ronan Gonçalves, a AMAN busca constantemente “identificar o que melhor representa a arte, selecionando cuidadosamente cada obra, cada perspectiva única, e apresentando-as lado a lado em um mesmo espaço, criando um ambiente rico que promove a fluidez estética e investigativa manifestada nessas obras.”
Celebrando um ano em Palmas, a trajetória da AMAN tem se destacado por diversos eventos e exposições que transformaram o cenário artístico da cidade. Oficinas, bate-papos, workshops e encontros reuniram diferentes artistas que ocuparam a galeria para discutir literatura, dançar, criar música, pintar e até mesmo praticar yoga. Foram eventos destinados a adultos, crianças, artistas, estudantes e à toda a comunidade palmense de um modo geral. A diversidade de iniciativas, públicos e olhares é a marca da Aman nesse seu primeiro ano.
Idealizada pelas empresárias Nicia Prado e Kelly Souza, a AMAN nasceu com o objetivo de promover exposições de artistas contemporâneos e oferecer uma programação cultural diversificada, incluindo aulas de pintura, workshops e atividades relacionadas à arte terapia.
“Por estarmos situados em uma cidade tão jovem como Palmas, percebemos que ainda há uma carência de espaços culturais para a população. A Aman surgiu para suprir essa necessidade, trazendo para a capital do Tocantins obras que se destacam no cenário nacional, ao mesmo tempo em que valoriza os artistas locais. Não estamos mais isolados; aqui, promovemos a arte e seus criadores”, declara Kelly.
Com planos de lançar um e-commerce para disponibilizar as obras da galeria em um ambiente virtual, Nicia ressalta que a AMAN está trilhando um caminho promissor. “O mercado da arte está em constante evolução e se adapta às tendências das plataformas de venda online. Se anteriormente, as pessoas precisavam se deslocar fisicamente para adquirir uma obra de arte, hoje em dia essa experiência está acessível na internet. A AMAN busca oferecer ambas as opções, permitindo que apreciadores de arte comprem virtualmente, mantendo também a oportunidade de visitar nosso espaço pessoalmente”, destaca.
FONTE: Cênicas Comunicação
DEIXE O SEU COMENTÁRIO