Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Artesãos do Jalapão receberão oficinas de Gestão do Negócio, Tecnologia, Designer e Inovação
    Cultura

    Artesãos do Jalapão receberão oficinas de Gestão do Negócio, Tecnologia, Designer e Inovação

    Por Núbia Dourado6 de abril de 20212 minutos de leitura

     

    Da Redação e  Ascom Adetuc

     

    As oficinas ocorrerão até o dia 15 de abril em quatro comunidades de artesãos do Jalapão 

    O artesanato tocantinense é uma das mais expressivas manifestações artísticas que retrata a cultura por meio das produções do artesanato tocantinense elaborado pelos artesãos do Jalapão que transformam, de forma sustentável, o Capim Dourado em exuberantes e ricos artigos de decoração e acessórios de moda, sendo apreciados por turistas de todas as partes do país e do exterior.

    Com a ideia de fomentar essa atividade e agregar mais valor, além de melhorar o gerenciamento de toda a produção, o Governo do Estado, por meio Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), inicia nesta terça-feira, 06, na comunidade Rio Novo, no município de Mateiros, a 315 km de Palmas, na região do Jalapão, a oficina Gestão do Negócio, Tecnologia, Designer e Inovação.

    A mesma oficina também ocorrerá nas comunidades do Jalapão até o dia 15 de abril, sendo nos dias 09 e 10 na comunidade do Mumbuca (município de Mateiros), 11 e 12 na comunidade do Prata (município de São Félix do Tocantins), e nos dias 14 e 15 na comunidade quilombola Barra do Aroeira (município de Santa Tereza do Tocantins).

    “O artesanato tocantinense é fonte de renda para as famílias dessas comunidades que dedicam empenho para produzir peças únicas de capim Dourado. Nesse sentido, as oficinas contribuem para aprimorar ainda mais a produção, ajudando fomentar a economia criativa do nosso estado, sendo essa umas das ações preconizadas pelo Governador Mauro Carlesse”, considerou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

    Durante as oficinas serão repassados conhecimentos sobre: Técnicas de produção artesanal (condizente com a matéria prima local); Realização do inventário dos recursos culturais (material e imaterial) no tocante às técnicas, produtos e matérias primas para o artesanato existentes em cada comunidade; Avaliação e melhoria o processo produtivo e a qualidade das peças já consolidadas; Transferir conhecimento na produção de planilhas de custos e preços mínimos de venda dos produtos; Apoio nas mídias sociais; Construção de logomarca e embalagens; Elaboração de catálogos/portfólio; Organização das lojas das Associações (disposição das peças).

    A iniciativa faz parte de uma das etapas do Projeto de Turismo de Base Comunitária do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

     

     (Crédito Foto : Acervo Adetuc): Artesanato de Capim Dourado produzido pelas comunidades do Jalapão

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorFórum Estadual de Turismo debate avanços e desafios na pandemia
    Próximo artigo Adetuc realiza oficinas sobre regras para prestação de contas da Lei Aldir Blanc

    Leia Também

    Tocantins garante R$ 12 milhões para o audiovisual em acordo com o MinC durante encontro regional

    26 de março de 2026

    Evento destaca histórias e identidades na Mostra Memórias, Culturas e Territórios

    26 de março de 2026

    Parceria com a Fundação Cultural Palmares garante realização de festival internacional no Tocantins

    26 de março de 2026

    Tocantins marca presença no Fórum Brasil Criativo da Região Norte, em Belém

    26 de março de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre exposição “Fragmentos do Cotidiano”

    25 de março de 2026

    Cultura junina ganha vida em novo espetáculo do Grupo Um Ponto Dois de Teatro

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Expositores têm até 2 de maio para se inscrever no Concurso Estande Sustentável

    Por Redação30 de abril de 2026

    Estudantes participam de experiência cultural com o espetáculo “Os Viajantes – Água mole em pedra dura…” 

    30 de abril de 2026

    Caravana do Meio Ambiente promove ações sustentáveis em municípios do norte tocantinense

    30 de abril de 2026

    Declaração anual do MEI deve ser enviada até 31 de maio

    29 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.