Com sede no Tocantins, o trabalho realizado pela Associação Viva Música na formação de orquestras, seja na iniciação à música ou na formação de profissionais, tornou-se referência em todo o País. Convites chegam de Norte a Sul para trabalhos de consultoria em projetos, direção de espetáculos e até formação de novos artistas. Neste mês, o presidente da Associação, o maestro Bruno Barreto, esteve no litoral alagoano, na cidade de Maragogi, para participar do processo de criação de uma orquestra para crianças.
Intitulada de Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi, o projeto está sendo desenvolvido por meio da Lei de Incentivo à Cultura e tem transformado a realidade dos estudantes que fazem parte do projeto. Cerca de 60 crianças compõem o projeto. O Núcleo terá aulas com instrumentos como violino, violoncelo, trombone, trompete, saxofone, teclado, flauta e outros instrumentos, além de canto coral.
De acordo com o Maestro, o objetivo é utilizar a música como ferramenta de transformação e resgate cultural, e também promover possibilidades de profissionalização. “Tem sido muito efetivo o trabalho e rendido bons frutos. É claro que a gente tem que ressaltar que trabalhar com música é um trabalho de médio prazo. O resultado que a gente consegue vislumbrar hoje é o resultado da mudança de postura deles, do desenvolvimento de senso de união em grupo, interação, percepção, então esses são aspectos que a gente já consegue notar uma diferença”, ressaltou.
Uma aula inaugural foi realizada na última quinta-feira, 09, que contou com apresentações musicais e culturais. O projeto tem como patrocinador a Equatorial Alagoas e conta com os apoios do Grupo Amarante (Salinas Maragogi) e Prefeitura de Maragogi (Secretaria de Educação).
Fonte: Ascom Viva Música
DEIXE O SEU COMENTÁRIO