Artistas e produtores culturais que desejam aprimorar suas habilidades na elaboração de projetos culturais e na captação de recursos receberão capacitação em dose dupla na próxima sexta-feira, 12. As produtoras culturais Cinthia Abreu, da Companhia A Barraca, e Carla Lisboa, da Amuleto Produtora, irão ofertar um intensivo de oficina no Sesi em Palmas, ao longo de todo o dia.
A ação é fruto de dois projetos contemplados pelo edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Secretaria Estadual de Cultura (Secult), sendo eles Circuito de Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, de Cinthia Abreu, e Quem Tem Medo de Edital, de Carla Lisboa. As produtoras e consultoras culturais se uniram em virtude de ambos os projetos possuírem o mesmo foco de atuação, sendo a colaboração com artistas locais para o desenvolvimento de projetos profissionais para a captação de recursos em editais de Cultura.
Circuito de Elaboração de Projetos Culturais
Idealizado por Cinthia Abreu, este projeto tem como objetivo capacitar artistas e produtores culturais na criação de projetos culturais sólidos e bem estruturados. Na aula, os participantes aprenderão sobre planejamento, desenvolvimento de propostas, formatação de projetos e muito mais. “O projeto é dedicado a capacitar indivíduos e grupos interessados em planejar, desenvolver e gerir projetos culturais bem-sucedidos”, explica Cinthia Abreu. Com o objetivo de fortalecer o cenário cultural local, a iniciativa oferecerá conhecimentos práticos e teóricos sobre a elaboração de projetos culturais, desde a concepção até a execução e prestação de contas. A oficina promoverá a cultura como ferramenta de transformação social, incentivando a criatividade, o empreendedorismo cultural e a sustentabilidade de iniciativas culturais.
Quem Tem Medo Edital
Conduzido por Carla Lisboa, este projeto visa desmistificar o processo de inscrição em editais culturais. Com uma abordagem prática, Carla Lisboa orientará os participantes sobre como interpretar editais, preencher formulários, apresentar documentação necessária e elaborar propostas que atendam aos critérios dos editais, aumentando assim as chances de aprovação e captação de recursos. “O curso tem como proposta orientar os artistas, produtores e agentes culturais que tenham interesse em participar de editais e leis de incentivo”, relata Carla Lisboa. Por meio de uma abordagem simples objetiva, a proposta é de esclarecer dúvidas e oferecer ferramentas para que os participantes possam preparar propostas de qualidade e aumentar suas chances de aprovação em editais e leis de incentivo, com orientações práticas como: como organizar a documentação exigida, como adaptar/adequar seu projeto e atender aos critérios exigidos em cada edital, como montar um portfólio e currículo artístico mesmo com pouca experiência e prestação de contas simplificada.
As inscrições gratuitas foram abertas na segunda-feira última, 08, disponibilizando um total de 20 vagas. Todas elas já foram preenchidas no prazo de menos de 24 horas.
Cinthia Abreu
Cinthia Abreu é jornalista, produtora cultural, atriz e cantora. Presidente da Companhia A Barraca, atua no Tocantins desde o ano de 2001 com projetos nas áreas de comunicação, cultura e assistência social. Como atriz e cantora, já atuou em diversos grupos vocais e companhias de teatro no Tocantins, compondo o elenco de cerca de 20 espetáculos e shows. Como jornalista e produtora cultural, possui experiência de mais de 20 anos de carreira.
Carla Lisboa
Carla Lisboa, atriz e produtora cultural com mais de 15 anos de experiência. Produtora executiva da Amuleto Produtora, empresa de produção cultural e criativa, com sede em MG, e diretora da Fluxo Criativo, com sede em Palmas. Possui ampla experiência em produção executiva de festivais e eventos culturais, elaboração de projetos, editais e leis de incentivo e prestação de contas.
Fonte: Assessoria Cinthia Abreu
DEIXE O SEU COMENTÁRIO