Com mais de 200 anos de celebração, a maior romaria do Tocantins, a 26 km de Natividade, recebeu milhares de devotos e romeiros no Santuário do Senhor do Bonfim, durante os festejos em homenagem ao padroeiro. O Governador Wanderlei Barbosa, o Secretário do Turismo Hercy Filho, e demais autoridades políticas celebraram nesta terça-feira, 15, o dia do Senhor do Bonfim participando da missa solene.
A celebração religiosa acontece anualmente, dos dias 06 a 17 de agosto e recebe turistas e devotos de várias regiões e de outros estados como Mato Grosso, Pará, Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
Além da peregrinação, acontecem as missas, caminhada penitencial, batismos, confissões e rezas. E, no último domingo, 13, uma multidão se emocionou com a apresentação do Padre Alessandro Campos, que cantou clássicos da música cristã.
“Nós estamos aqui para confraternizar, rezar e orar com todos os romeiros no dia do Senhor do Bonfim, ao lado de toda a comunidade para prestigiar um momento tão santo e importante como esse. Que Deus abençoe o retorno de cada romeiro para suas casas”, disse o governador.
Expressando sua fé e entusiasmo, o secretário Hercy Filho enfatizou a importância de vivenciar a celebração dos festejos na romaria.
“É uma satisfação enorme estar aqui na Romaria do Senhor do Bonfim, nessa festa maravilhosa, festa de fé, festa de devoção, e o Estado do Tocantins está aqui presente, contribuindo e colaborando para que os romeiros possam curtir com comodidade e segurança”.
Apoio
Para receber os fiéis, o Governo do Estado providenciou infraestrutura, com fornecimento de água, energia elétrica, segurança, com atuação das forças policiais e guardas de trânsito, além do ponto de apoio para descanso, que ofereceu cuidados básicos de saúde e alimentação. Segundo a organização, cerca de 1.500 pessoas passaram pela tenda de apoio por dia.
“Esse ano as expectativas de público foram superadas desde a preparação e a gente só tem a agradecer ao governador e ao Secretário do Turismo, Hercy Filho, pelo apoio. Estamos fazendo uma celebração cada vez maior e melhor”- disse o reitor do santuário, Padre Leomar de Sousa.
Romeiros
Durante os festejos, centenas de romeiros caminham sob o calor do sol, ou do frio da madrugada, em agradecimento pelas graças recebidas do Senhor do Bonfim. Uma caminhada de fé, emoção e penitência, em que cada um carrega consigo uma história de devoção e sacrifício.
Guiada pela fé e tradição que aprendeu com a mãe, a romeira Maria Lúcia Pereira, de 45 anos, veio da capital para cumprir a caminhada desde Natividade até o Santuário.
“Eu me emociono porque perdi minha mãe, recentemente, mas vim agradecer porque eu pedi e o Senhor do Bonfim me concedeu a graça de que ela vivesse até os 100 anos de idade. Aprendi essa devoção com ela e quero continuar”, comentou.
Nem mesmo as bolhas nos pés, fizeram seu Valdivino Pereira perder a alegria e a fé. Numa caminhada de quase 90km, ele precisou enfaixar os pés para conseguir terminar o percurso até o Santuário.
“Estou vindo de São Valério do Tocantins. Meu pé já criou bolhas, está doendo muito, mas vale a pena cada esforço”, disse ele com um sorriso no rosto.
A graça recebida, a certeza que a caminhada de fé valeu a pena, certamente, fará com que essa tradição de se perpetue e siga levando esperança a todos que pelo Bomfim passaram.
FONTE: ASCOM/SETUR
DEIXE O SEU COMENTÁRIO