Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Cultura»Cineclube Flácido exibe Tinta Bruta em Palmas e promove debate sobre corpos dissidentes
    Cultura

    Cineclube Flácido exibe Tinta Bruta em Palmas e promove debate sobre corpos dissidentes

    RedaçãoPor Redação24 de setembro de 20252 minutos de leitura

    Sessão acontece no dia 25 de setembro, no Cineteatro do IFTO, em parceria com o Coletivo Toca Ballroom e o Centro de Artes do IFTO.

    O Cineclube Flácido dá continuidade à sua temporada 2025 dedicada ao tema “Discursos sobre corpos dissidentes” com a exibição do longa-metragem brasileiro Tinta Bruta, dirigido por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. A sessão acontece no dia 25 de setembro (quinta-feira), às 19h30, no Cineteatro do IFTO, em Palmas. A entrada é gratuita, e a classificação indicativa é para maiores de 18 anos.

    Premiado internacionalmente, o filme conquistou o Teddy Award (Melhor Filme LGBTQ+) e o prêmio da Confederação Internacional de Cinema de Arte e Ensaio – CICAE na Mostra Panorama do Festival de Berlim 2018. No Brasil, recebeu quatro prêmios no Festival do Rio: Melhor Filme de Ficção, Melhor Roteiro, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante.

    A trama acompanha Pedro, um jovem que, enquanto responde a um processo criminal e lida com a mudança da irmã para outro Estado, encontra refúgio em performances transmitidas pela internet. Coberto de tinta neon, ele dança no escuro do quarto diante de milhares de espectadores anônimos.

    Após a exibição, haverá um debate com participação do Coletivo Toca Ballroom, parceiro desta edição, que dialoga diretamente com as questões levantadas pelo filme.

    Para Carolinne Macedo, crítica de cinema, curadora e integrante do Coletivo Flácido, a escolha do longa reforça a proposta da temporada. “Tinta Bruta é uma obra que tensiona o corpo, a intimidade e os afetos em meio a um contexto de violência e isolamento. Trazer esse filme para Palmas é uma oportunidade de ampliar o debate sobre dissidências, subjetividades e resistência cultural no Brasil contemporâneo”, afirma Carolinne.

    Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, com recursos do Ministério da Cultura operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. O Cineclube Flácido conta também com o apoio do Centro de Artes do IFTO.

    Serviço:

    Data: 25/09 (quinta-feira)
    Horário: 19h30
    Local: Cineteatro do IFTO – Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n
    Entrada gratuita
    Classificação indicativa: 18 anos

    Fonte: Coletivo Flacido

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGoverno do Tocantins e Ministério da Agricultura alinham ações para recuperação de estradas rurais no estado
    Próximo artigo Parque Estadual do Cantão recebe cerca de 60 estudantes do Pará

    Leia Também

    Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional

    13 de outubro de 2025

    “Livros e Histórias na Praça” encanta mais de mil crianças no Tocantins e se prepara para circulação nacional

    8 de outubro de 2025

    Palmas institui o Dia dos Trabalhadores e Artistas do Teatro e Circo em 6 de outubro

    7 de outubro de 2025

    12ª Semana Cultural do Jalapão fortalece a identidade jalapoeira e abre espaço para novos talentos em Novo Acordo

    1 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto estreia turnê nacional com apresentação gratuita em Palmas no sábado, 04

    1 de outubro de 2025

    Semana Cultural do Jalapão tem início em Novo Acordo promovendo o resgate dos saberes tradicionais com roda de prosa e oficina com Marcio Bello

    26 de setembro de 2025
    Últimas Notícias

    Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro na Aldeia Novo Horizonte neste sábado (18)

    Por Redação17 de outubro de 2025

    Caminhada Outubro Rosa reúne centenas de mulheres em Palmas e reforça compromisso do Governo do Tocantins com a prevenção e a saúde feminina

    14 de outubro de 2025

    Yane Lopes estreia espetáculo em homenagem a Nara Leão em Palmas”

    13 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional

    13 de outubro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.