Moradores de assentamentos, bairros periféricos e povoados na zona rural de Araguaína vão receber cinema itinerante gratuito a partir do próximo sábado, 29, até sexta-feira, 05. Uma realização do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), o projeto “Cinemóvel Araguaína” vai oferecer exibições de filmes para todos os públicos.
O cinema itinerante vai atender aos bairros Setor Água Amarela, Bairro de Fátima, Setor Caravela, Setor Presidente Lula, Vila Jardim e Setor Pontes. Além de exibir filmes nacionais de alta qualidade, a proposta é oferecer um espaço de convivência na comunidade, com oportunidade de integração social. Além da exibição cinematográfica, haverá ainda disponibilização gratuita de pipoca, refrigerante e pula pula.
De acordo com a presidente do Isca, Ana Cristina Lira, o projeto é uma celebração da cultura e inclusão, reunindo pessoas em torno de uma experiência de cinema única. “O projeto busca fomentar a inclusão, a interação comunitária e a valorização da cultura brasileira, proporcionando uma experiência de cinema completa e acessível, reforçando o orgulho nacional e atendendo a diversos públicos, incluindo aqueles em situações de exclusão socioeconômica, étnica, deficiência, gênero, faixa etária, domicílio e ocupação”, declara.
O coordenador geral projeto, George Henrique Silva, complementa que o projeto “Cinemóvel Araguaína” surge como uma resposta essencial às carências culturais e sociais do Norte do Estado. “É um projeto que visa suprir a escassez de acesso a eventos culturais e de entretenimento nas comunidades periféricas, promovendo uma experiência cinematográfica de qualidade e, ao mesmo tempo, valorizando a produção cultural nacional”, ressalta.
Filme
Dentre a cartela de vídeos, será exibido o filme “O Menino e o Mundo”, uma animação brasileira de 2013, escrito e dirigido por Alê Abreu. Na produção audiovisual, Cuca é um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Sofrendo com a falta do pai, que parte em busca de trabalho na desconhecida capital, Cuca deixa sua aldeia e sai mundo afora à procura dele. Durante sua jornada, Cuca descobre uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas
Acessibilidade
O projeto ainda visa integrar na execução acessibilidade física, comunicacional e atitudinal, conforme as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, para permitir que pessoas de todas as idades e habilidades desfrutem das sessões. Para isso, os locais de exibição serão acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida ou idosas; intérprete de libras para tradução simultânea, haverá legendagem e audiodescrição dos filmes para acessibilidade de pessoas com deficiência intelectual, auditiva ou visual ao conteúdo dos filmes; e todos os colaboradores do projeto serão sensibilizados e capacitados para atender visitantes e usuários com diferentes deficiências, garantindo um ambiente inclusivo e acolhedor.
Além disso, o projeto se destaca ao assegurar a inclusão de pessoas de todas as idades e habilidades, eliminando barreiras que frequentemente excluem grupos vulneráveis de tais atividades.
Contrapartida social
Como contrapartida social, o projeto ofereceu uma oficina de captação e edição em celular com o videomaker Elton Abreu, no mês de Maio. A oficina foi ofertada no Espaço Cultural Artpalco, sendo a maior parte do público formado por pessoas negras.
Projeto
Uma realização do Isca com apoio do Grupo Artpalco e Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), o projeto é patrocinado pelo edital por edital 023 Audiovisual, da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura do Governo Federal.
Cronograma de Datas e bairros – Cinemóvel
29/06 – Sábado
Setor Água Amarela
Local: Avenida Principal – na Adega Vem que tem
01/07 – Segunda
Bairro de Fátima
Local: Rua Anchieta – na Praça em Frente a Igreja Católica
02/07 – Terça
Setor Caravela
Local: Rua Cedro Manso, esquina com a Rua Jasmim – Campo de Futebol – ao lado da casa do Edmilson
03/07 – Quarta
Setor Presidente Lula
Local: Avenida dos Ingás, quadra 27 – Lote 01 – em frente ao Bar Chega +
04/07 – Quinta
Vila Jardim
Rua Principal – Base Missionária Crianças com Propósito
05/07 Sexta
Setor Pontes
Rua Juscelino Kubitschek, no
Pátio da Capela Santa Luzia – ao lado da Escola Municipal Cabo Luzimar Machado
Ficha Técnica
Coordenação Geral – George Henrique
Produção executiva – Paula Fraga
Produção local – Farley Gomes
Curadoria – Plabio
Projecionista – Eliezer Oliveira
Programador Visual e Responsável Técnico – Diogo Jucá
Intérprete de Libras – Diogo Leão
Coordenador de Acessibilidade – Wagner Bárbara
Assistente Financeiro – Adrielle Pereira
Assessoria de Imprensa – Cinthia Abreu
Monitores – Brena Raynara e Augusto Rocha
Apoio Técnico – Luis Felipe Rocha
—
Fonte: Cinthia Abreu
DEIXE O SEU COMENTÁRIO