Coletivo N·S·L·O apresenta projeto inovador com música instrumental e autoral dos quatro cantos do País

 

Da Redação/Cinthia Abreu

 

A relação com os pontos cardeais no nome do Coletivo N·S·L·O não é um acaso. O grupo de música instrumental é formado por artistas das mais diversas regiões do País (e até do mundo) que se uniram com o intuito de fortalecer e propagar a música autoral e contemporânea. Dentre os mais diversos projetos presenciais e remotos pelo mundo afora, o Coletivo está em processo de gravação do registro fonográfico do álbum “Charlatório” com músicas instrumentais autorais contemporâneas, resultado de colaboração do compositor Heitor Oliveira, residente em Palmas, com os demais instrumentistas, residentes em Porto Alegre (RS), Mossoró (RN) e Caçapava (SP).

 

O projeto é patrocinado pelo Banco da Amazônia (Basa), por meio do Edital de Patrocínios 2020. O resultado deste projeto será apresentado em perfomance musical com Live no dia 20 de novembro, por meio do Canal do Youtube do Coletivo N·S·L·O. A Live oferecerá bate-papo sobre processo de gravação e apresentação de trechos das obras.

 

Todas as obras musicais são autorais e o grupo é formado por Heitor Oliveira (compositor), Gina Arantxa (flautista), Renan Simões (violonista), Sabrina Souza (violonistas) e Dario Rodrigues Silva (pianista). Com significativas trajetórias artísticas e acadêmicas independentes, os músicos unem forças para uma empreitada colaborativa. “Ao longo da apresentação, também realizaremos uma conversa com o público, por meio da Live, sobre o processo de gravação e apresentação de trechos das obras”, ressalta Heitor Oliveira.

 

Álbum

Quando totalmente finalizado, “Charlatório” será lançado nas plataformas de música. De acordo com Heitor Oliveira, a proposta é apresentar uma pesquisa artística inserida no diálogo com a música de concerto pós-1960. “Distingue-se, principalmente, pela exploração de certas potencialidades estéticas da situação de performance musical, tais como a inserção de elementos visuais e gestuais no roteiro das peças musicais”, adianta o Heitor Oliveira.

 

O projeto de patrocínio do Basa foi desenvolvido por pelo artista para que o Coletivo aproveitasse a passagem por Palmas em uma apresentação musical para gravar o álbum em estúdio da cidade. Contudo, por conta da pandemia, a proposta foi adaptada para gravação e lançamento remoto. O Coletivo busca promover um processo de colaboração entre compositor e intérpretes por meio de um percurso geográfico pelos locais de origem ou atuação de seus integrantes.

 

O Coletivo

O Coletivo N·S·L·O reúne cinco músicos que se conheceram em Porto Alegre (RS), no contexto do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Gina Arantxa, de Cali (Colômbia) e atualmente reside em Porto Alegre; Renan Simões e Sabrina Souza, de Vitória (ES), e residem em Mossoró (RN); Dario Rodrigues Silva, de Caçapava – SP; e Heitor Oliveira, de Palmas (TO).

 

Nos anos de 2017 e 2018, o Coletivo circulou por cinco cidades com projeto patrocinado pelo “Rumos Itaú Cultural”  com apresentações e oficinas de criação colaborativas entre os integrantes do grupo e também atividades abertas ao público local, como mesas-redondas, ensaios abertos, concertos e masterclasses. Em cada localidade, de novembro de 2018 a fevereiro de 2020, uma nova obra foi criada e apresentada ao público local, o que formou o álbum “Charlatório”.

 

Porto Alegre foi (RS) a sede do primeiro encontro do projeto patrocinado pelo Rumos Itaú Cultural, onde foi criada e apresentada a canção “Prelúdio”. Na cidade de Mossoró (RN), onde moram os violonistas Renan Simões e Sabrina Souza Gomes, foram exibidas as composições “Novos Sururus e Quiprocós de um Convescote Chumbrega”, para flauta, piano e assistência, e “Tudo É Perdido Quando o Desejo Fica Repartido”, para casal de violonistas e assistência. Em Ribeirão Preto (SP) foi apresentada a composição “Charlas, Experiências Musicais Intimistas” e em Cáli (Colômbia) “Episódios de Viagem”. 

 

O encerramento da turnê estava prevista para abril de 2020, em Palmas, com o grande concerto que incluiria a peça “Episódios de Viagem III: Rosa dos Ventos” e todas as outras composições criadas durante o projeto. Contudo, por conta da pandemia, a apresentação foi cancelada e o projeto foi integralmente adaptado para a modalidade remota.

 

Serviço

O quê – Live com performance musical do Coletivo N·S·L·O

Quando – Dia 20 de novembro

Onde – Canal do Coletivo N·S·L·O, no Youtube

Apresentação gratuita

 

Sair da versão mobile