Por Yuri Felipe Sousa
A comunidade quilombola Mumbuca, conhecida pelo artesanato com Capim Dourado, realiza mais uma edição da Festa da Colheita, entre a sexta-feira, 9, e o domingo, 11, no povoado localizado no município de Mateiros, em área próxima à rodovia TO-110 (trecho entre Mateiros e São Félix do Tocantins). Ao longo do evento, que tem apoio do Projeto Energia para Crescer, estão programadas diversas atrações.
Com atividades abertas ao público, as comemorações contam com campeonato esportivo, cavalgada, desfile da Princesa Capim Dourado, além de apresentações musicais, com shows de Arnon Horlei, Nilsinho da Viola, Adãozinho, Santinha, Dente de Ouro da Sanfona e a participação especial da apresentadora e cantora Núbia Dourado, em homenagem a Maurício da Viola de Buriti, além de outros músicos.
Segundo Núbia Dourado, receber o convite para participar trouxe satisfação e responsabilidade devido à importância do evento para a cultura tocantinense. “Eu acho que a maior importância da minha participação é manter o contato e a vivência junto às comunidades tradicionais do Jalapão. É fundamental cultivarmos para que nunca morra essa cultura de festejar a colheita do Capim Dourado e ensinar sobre a forma correta e a preservação desse bem que é tão precioso para o Tocantins”, afirma.
Festa da Colheita do Capim Dourado
A festividade, realizada uma vez por ano, visa a conscientizar a comunidade sobre o manejo sustentável do Capim Dourado e destacar a beleza e versatilidade dessa matéria-prima.
Projeto Energia para Crescer
O evento possui apoio do projeto Energia para Crescer, de iniciativa do Sebrae e da Energisa Tocantins, que teve início em 2021 com previsão de encerramento em 2023. Atuando no Jalapão em três comunidades quilombolas: Mumbuca (Mateiros), Rio Novo (Mateiros) e Povoado do Prata (São Félix do Tocantins), procura atender quatro, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: desenvolvimento territorial, sustentabilidade, educação empreendedora e turismo sustentável.
Entregas previstas
Resgate da cultura com realização das Festas da Colheita do Capim Dourado (Comunidade Mumbuca) e da Rapadura (Comunidade Prata);
Implementação de hortas comunitárias;
Ações para produção sustentável do artesanato;
Cursos e treinamentos para fortalecimento da educação empreendedora;
Preparação para atendimento ao turismo, dentre outras.
Capacitações
• Palestra: Turismo 4.0 e as comunidades quilombolas
• Curso: Fotografia com Celular, edição de Fotos e Vídeos
• Oficina com Associados e Moradores da Comunidade
• Oficina – Rodada de Negócios
• Oficina – Turismo de base Comunitária
• Oficina de Artesanato – Criação de Nova Coleção
Fonte: Tribuna Tocantins
DEIXE O SEU COMENTÁRIO