Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Cultura»Cultura popular em destaque: Congos e Taieiras são celebrados em Monte do Carmo nesta quarta (16)
    Cultura

    Cultura popular em destaque: Congos e Taieiras são celebrados em Monte do Carmo nesta quarta (16)

    Núbia DouradoPor Núbia Dourado15 de abril de 20253 minutos de leitura
    Fotos: Rafael Trapp

     

    Na próxima quarta-feira, 16, a partir das 19h, Monte do Carmo será palco para a entrega do dossiê e para a exibição de um documentário inédito sobre as Taieiras e os Congos, manifestações culturais tradicionais presentes nos Festejos de Nossa Senhora do Rosário. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), com interveniência da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

    A cerimônia de devolutiva à comunidade ocorrerá em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo, com exibição do documentário em um telão ao ar livre. Além do audiovisual, será realizada a entrega simbólica do dossiê etnográfico, que reúne análises, registros fotográficos e relatos sobre as expressões culturais que integram os tradicionais Festejos de Nossa Senhora do Rosário e carregam consigo parte do legado histórico e cultural do Tocantins.

    Para o secretário da Cultura Tião Pinheiro, “esse será um momento de muito orgulho para a equipe da Secretaria da Cultura e para os parceiros da UFT e da Fapto, pois é a materialização dessa parceria que devolverá para a comunidade informações sistematizadas sobre essas manifestações tão importantes para a história do nosso estado. Estamos ansiosos por esse momento”, disse.

    Coordenadora do projeto, a historiadora e professora Noeci Carvalho Messias (UFT) destaca o compromisso ético dos pesquisadores com a comunidade e o reconhecimento da relevância das manifestações. “Enquanto coordenadora dessa pesquisa, realizar a devolutiva é tão importante quanto a pesquisa em si e possibilita a democratização dos resultados sistematizados. É um exercício ético-político do fazer científico. Será um momento importante e relevante para todos prestigiarem e produzir novos conhecimentos sobre os significados simbólicos desse bem cultural”, completou.

    O documentário tem cerca de 20 minutos, já o dossiê, de caráter analítico e descritivo, documenta com profundidade os Congos e as Taieiras e reafirma sua importância como patrimônio imaterial do Tocantins. A ação busca não apenas valorizar a memória e identidade cultural da região, mas também garantir que as futuras gerações reconheçam e celebrem a riqueza dessas tradições, e que os gestores possam elaborar políticas públicas a partir dos achados da pesquisa.

    Equipe de pesquisadores do projeto:
    Coordenadora e Historiadora: Noeci Carvalho Messias
    Atriz e Contadora de Histórias: Renata Ferreira da Silva
    Antropóloga: Nei Clara de Lima
    Historiador e Fotógrafo: Rafael Petry Trapp
    Músico: Heitor Martins Oliveira
    Artista Visual: Ricardo Ribeiro Malveira
    Geógrafo: Rodolfo Alves da Luz
    Cineasta: Getúlio Barros de Melo
    Editor de Documentário: Leandro de Alcântara Silva
    Fotógrafo e Cinegrafista: Keven Ferreira Lopes Reis
    Designer: Letícia Neves Teixeira dos Santos
    Produtor Local: Juarês Carvalho de Oliveira
    Bolsistas: Naeli Teixeira Nunes e Larissa Ribeiro Benigno

     

    Fonte: Ascom Secult/Governo do Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGoverno do Tocantins, por meio do Sine, intermedeia mais de 200 vagas de emprego para preenchimento imediato em Palmas e Taquaruçu Sinopse: Seleção acontece no Sine do centro, em Palmas, nesta quarta-feira, 16, das 9 às 14 horas Cláudio Duarte/Governo do Tocantins; foto: Sine O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e do Sistema Nacional de Empregos (Sine), realiza nesta quarta-feira, 16, das 9 às 14 horas, em Palmas, seleção para ocupação de mais de 200 vagas de empregos para Palmas e Taquaruçu. A seleção ocorre somente na unidade central do Sine, localizada na Avenida Teotônio Segurado, Quadra 401 Sul, Conjunto 01, no Centro Empresarial Gold Star. Os trabalhadores interessados em se candidatar às vagas podem procurar o Sine portando documentos pessoais, carteira de trabalho digital e currículo. A psicóloga do Sine e responsável pela seleção, Érika Lustosa, ressalta que “não é necessário ter experiência, e caso o interessado em concorrer às vagas não seja cadastrado no Sine ou ainda não tenha a carteira de trabalho digital, é interessante que ele se cadastre e atualize seus dados”. VAGAS São vagas de emprego disponíveis para Palmas e Taquaruçu, e para concorrer às vagas o candidato precisa ser maior de 18 anos e residir na região central e sul. As vagas disponíveis são para Agente de Pesquisa (Auxiliar de Pesquisa Agrícola), atividade desenvolvida no campo, responsável pela separação de sementes. O contrato é por tempo determinado, e o horário de trabalho é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30 e no sábado das 7h30 às 11h30, com disponibilidade de horário para realizar hora extra. BENEFÍCIOS Os trabalhadores contratados receberão bonificação por assiduidade e bom desempenho, terão alimentação na empresa, Plano de Saúde (Unimed), Auxilio-farmácia, e transporte disponibilizado pela empresa. Sine Tocantins Os postos do Sine são uma porta aberta de serviços gratuitos para o trabalhador e para o empregador. O empregador encontra um banco de dados atualizado e completo, além de suporte em processo seletivo para contratação de funcionários. Já o trabalhador é orientado, qualificado e encaminhado para o mercado de trabalho, além de solicitar seguro-desemprego e carteira de trabalho digital.
    Próximo artigo Heroína: Delvânia Campelo salva três vidas que esperavam por transplantes

    Leia Também

    Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional

    13 de outubro de 2025

    “Livros e Histórias na Praça” encanta mais de mil crianças no Tocantins e se prepara para circulação nacional

    8 de outubro de 2025

    Palmas institui o Dia dos Trabalhadores e Artistas do Teatro e Circo em 6 de outubro

    7 de outubro de 2025

    12ª Semana Cultural do Jalapão fortalece a identidade jalapoeira e abre espaço para novos talentos em Novo Acordo

    1 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto estreia turnê nacional com apresentação gratuita em Palmas no sábado, 04

    1 de outubro de 2025

    Semana Cultural do Jalapão tem início em Novo Acordo promovendo o resgate dos saberes tradicionais com roda de prosa e oficina com Marcio Bello

    26 de setembro de 2025
    Últimas Notícias

    Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro na Aldeia Novo Horizonte neste sábado (18)

    Por Redação17 de outubro de 2025

    Caminhada Outubro Rosa reúne centenas de mulheres em Palmas e reforça compromisso do Governo do Tocantins com a prevenção e a saúde feminina

    14 de outubro de 2025

    Yane Lopes estreia espetáculo em homenagem a Nara Leão em Palmas”

    13 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional

    13 de outubro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.