Da redação e Lamira Artes Cênicas
As mulheres, em especial as mulheres mães, fazem parte de uma minoria sem voz e vez social. Muitas vezes sobrecarregadas de tarefas, obrigações e funções, estas mães, agora, com o incentivo da Lei Aldir Blanc TO – 2020 e iniciativa da Lamira Artes Cênicas terão o apoio para lançar o projeto A Doce Matéria Mater.
O projeto estreará no dia 26 de março, sábado, às 19h30, e contemplará 24 artistas selecionadas. E os visitantes poderão assistir obras destas mães artistas em diversas linguagens (Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Música, Audiovisual, instalações) por seis meses no canal do Youtube da Lamira Artes Cênicas: https://www.youtube.com/channel/UCAhLvWu9MUUpRHffSgo3xrg. Gratuito. Livre para todos os públicos.
Com curadoria de Carolina Galgane (TO – coordenação), Aline Teixeira (RJ), Juana Miranda (DF), Marina Boaventura (TO) e Luara Aquino (TO), o projeto on-line contar com aba específica para acessibilidade, onde pessoas com deficiência auditiva ou visual terão acesso as obras acessíveis em libras, áudio-descrição e legenda. A ideia é proporcionar a difusão da arte e do pensamento artístico para um maior número de pessoas e interessados.
Segundo a curadoria, a poética visou ressaltar obras que discutissem, fomentassem, refletissem e apresentassem a visão da artista sobre si enquanto mãe/ artista no mundo social atual. A mostra e a plataforma desenvolvida têm como objetivo promover a visibilidade e o reconhecimento do fazer artístico das mães artistas.
“Espero que a exposição nos permita refletir este local social da mulher mãe artista na contemporaneidade, além da valorização e visibilidade do seu fazer”, destaca a curadora Carolina Galgane.
A Doce Matéria Mater é a primeira exposição virtual nacional da Lamira Artes Cênicas. A Cia brasiliense que tem 12 anos de estrada na área artística e cultural do País consolidou-se pela estética própria, que utiliza a fisicalidade como ponto de intercessão entre as linguagens da dança, teatro e circo produzindo obras que mesclam Artes Cênicas, Audiovisual, Literatura e Artes Visuais.
“Doce Matéria Mater é uma exposição necessária, urgente, pungente, pois nos apresenta a maternidade por estas próprias mães. E isso permite o falar para quem de fato vive e faz a arte e a maternidade acontecerem. São artistas mães desnudando seus sentimentos, suas críticas, reflexões e apresentando ao público a diversa realidade de ser artista-mãe na sociedade atual”, conclui Galgane.
Todas as artistas selecionadas receberam cachês para exibição e apresentação tanto das obras expostas, quanto pela sua fala sobre a obra e o tema da exposição.
Serviço: Exposição nacional virtual A Doce Matéria Mater contemplará obras de mães artistas dos quatro cantos do Brasil
Inicio: 26 de março de 2022
Local: Canal do YouTube da Lamira Artes Cênicas: https://www.youtube.com/channel/UCAhLvWu9MUUpRHffSgo3xrg
Período acessibilidade: 06 meses a partir de 26 de março
Promoção: Lamira Artes Cênicas contemplada pela Lei Aldir Blanc TO 2020
Realização: Carolina Galgane
Diretora Geral da Lamira Artes Cênicas
Inicio: 26 de março de 2022
Gratuito. Livre para todos os públicos
Realização:
Carolina Galgane
Diretora Geral da Lamira Artes Cênicas
Instagram da Lamira: https://www.instagram.com/lamiraartescenicas/
Página do Facebook: https://www.facebook.com/LamiraBR/
Site do grupo: www.lamira.com.br
Canal do YouTube da Lamira: https://www.youtube.com/channel/UCAhLvWu9MUUpRHffSgo3xrg
DEIXE O SEU COMENTÁRIO