As atividades realizadas em alusão à 22ª Semana Nacional de Museus tiveram início na manhã desta segunda-feira, 13, com a solenidade de abertura, realizada no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho), em Palmas, com a presença do governador Wanderlei Barbosa e autoridades estaduais e municipais. Além das ações no Palacinho, coordenadas pelo Instituto Amigos do Palacinho, a semana contará com uma programação na Casa de Memória de Lajeado, organizada pela Secretaria da Cultura (Secult).
Dando início às atividades culturais que movimentarão a semana, que tem como tema “Museus, Educação e Pesquisa”, a ocasião também marcou a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Tocantins, por meio da Secult, e o Instituto Amigos do Palacinho, para colaboração da gestão, manutenção, restauração, modernização, preservação e difusão do museu, espaço de importante valor histórico e cultural para o Tocantins.
Em seu discurso, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou a importância histórica de manter a história e as memórias vivas. “Não vamos deixar de nos comprometer com a história do estado, valorizar aqueles que a fizeram e ajudaram a fazer”, disse.
Para o conselheiro decano do TCE-TO e um dos fundadores do Instituto Amigos do Palacinho, José Wagner Praxedes, rememorar o museu, espaço tão simbólico para o estado, é de suma importância para a história tocantinense. “Aqui neste museu está concretizada a história, foi aqui que o ex-governador Siqueira Campos recebeu presidentes da república, ministros de Estado, embaixadores e outras autoridades em busca de alavancar o desenvolvimento e o crescimento do Tocantins”, lembrou.
Na oportunidade, o secretário da Cultura Tião Pinheiro parabenizou a gestão e o instituto, pelo zelo com que mantém viva a cultura tocantinense e o espaço, e aproveitou para convidar todos os presentes para a programação promovida pelo Governo do Tocantis, por meio da Secult, na Casa de Memória de Lajeado, na próxima quarta-feira, 15.
“O espaço é uma edificação de 1947 e sua proprietária o abre como uma forma de também preservar a história e a cultura não só do município de Lajeado, mas do Estado do Tocantins. Teremos a presença de uma representante do Instituto Brasileiro de Museus, então todos estão convidados para a programação”.
A semana seguirá com oficinas, palestras e roda de conversa. Nesta terça-feira, 14, será realizada a reunião virtual “Reconexões – Plano Nacional Setorial de Museus”, ação que contará com a participação da coordenadora de Museologia Social e Educação do Instituto Brasileiro de Museus, Marielle Costa Gonçalves, às 15h. A proposta é discutir o planejamento a longo prazo voltado ao setor museológico no país com profissionais que atuam na área.
A coordenadora também será palestrante durante a programação realizada na Casa de Memória de Lajeado, a partir das 19h, na próxima quarta-feira, uma noite com programação gratuita e aberta ao público, que contará com a presença de representantes de instituições federais, estaduais e municipais.
“É uma troca de experiências, uma reunião de parceiros e pessoas interessadas na temática do museu e da memória”, explica a superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secult, Kátia Maia Flores.
Presentes
Além do governador Wanderlei Barbosa, estiveram presentes na solenidade de abertura o Secretário da Cultura Tião Pinheiro, o conselheiro decano do TCE-TO e coordenador do Instituto Amigos do Palacinho, José Wagner Praxedes, o presidente do TCE-TO André Luiz de Matos, o diretor do Instituto Amigos do Palacinho Raimundo Dias Parrião, a superintendente de Educação de Palmas, professora Maristélia Alves, o
presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis, a viúva do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, Dra. Marilúcia Uchoa Siqueira Campos, dentre outras autoridades presentes.
Confira as programações completas:
Museu Palacinho
14/05
9h – Visitação mediada com a museóloga Lidiane Bispo.
15/05
14h30 às 17h – Pintura de painéis com proposta de criar relações com a cultura imagética do Tocantins ministrada pelo artista Ronan Gonçalves.
16/05
8h30 – Acolhimento dos Povos Tradicionais (indígenas e quilombolas) para visita mediada.
9h – Palestra com Narubia Werreria sobre os Povos Originários e Tradicionais do Tocantins.
17/05
9h – Palestra com abordagem histórica e geopolítica do Tocantins ministrada pelo professor Júnio Batista.
18/05
9h – Visitação com os mediadores do Museu, aberta ao público em geral.
Casa de Memória de Lajeado
15/05, às 19h
Abertura
Exposição de Artesanato – Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado
Exposição de Artesanato Sustentável – Projeto Cidade Limpa
Presenças:
Tião Pinheiro – Secretário de Estado da Cultura
Prof. Dra. Kátia Maia Flores – Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura
Júnio Bandeira – Prefeito do município de Lajeado
Leniza Costa – Secretária do Meio Ambiente e Turismo de Lajeado
Maria das Graças Gomes – Proprietária do casarão que abriga a Casa de Memória de Lajeado
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente – Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins
Prof.ª Dr.ª Rosane Balsan – Professora de Geografia da Universidade Federal do Tocantins
Eloiza Tereza Marques Rezende – Presidente do Conselho de Administração do Instituto Amigos do Palacinho
Palestra: Lugar de Memória e Ação Museológica
Palestrante: Marielle Costa Gonçalves, coordenadora de Museologia Social e Educação do Instituto Brasileiro de Museus
Roda de conversa: Museu e lugares de Memória do Tocantins
Presenças:
Prof. Dra. Kátia Maia Flores – Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura
Marielle Costa Gonçalves – Coordenadora de Museologia Social e Educação do Instituto Brasileiro de Museus
Prof. Régis Carvalho – Presidente da Associação Amigos do Museu de Araguaína e Membro do Conselho Consultivo de Patrimônio Museológico
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente – Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins –
Prof.ª Dr.ª Rosane Balsan – Professora de Geografia da Universidade Federal do Tocantins
Fonte: Secult/TO
DEIXE O SEU COMENTÁRIO