Por Darley Paiva (Estagiário)
O festejo de Nossa Senhora da Natividade, padroeira do estado do Tocantins, foi iniciado nesta terça-feira, 30, e vai até a quinta, 8 de setembro. A programação, que acontece na histórica Natividade, a 225 km de Palmas, é aberta todas as noites pelas celebrações do novenário de Nossa Senhora, seguida por quermesse, leilões e o já tradicional bingão da padroeira.
Nossa Senhora da Natividade foi instituída oficialmente padroeira do Tocantins em 1992, pelo então Papa, São João Paulo II.
Durante as celebrações da Santa Missa é cantada a ladainha com a participação da comunidade, cada noite tem a presença de um sacerdote e membros das paróquias vizinhas. Após a missa, na Praça da Igreja matriz, acontece a quermesse, onde são realizados leilões com prendas doadas pelos fiéis, e ao final o grande bingão é um dos principais atrativos que movimenta o festejo.
Para Dirani Oliveira, a participação é motivada pela fé e devoção: “Depois de dois anos de pandemia é uma grande satisfação estarmos iniciando nosso festejo da Padroeira, é muito gratificante ajudar na organização”, ressaltou.
Fazendeiros e camponeses organizam uma cavalgada em louvor a Nossa Senhora no dia 7 de setembro pelas ruas da cidade, finalizando na porta da Igreja Matriz com a benção sacerdotal.
Outra manifestação dos devotos no evento é a preparação de candidatos mirins, crianças que ficam responsáveis por fazer uma arrecadação, aqueles que conseguirem maior valor recebem o título de Rainha e Rei de Nossa Senhora.
O festejo se encerra no dia 8 de setembro, data da Padroeira e feriado estadual, com uma missa solene às 19h30 e a coroação de Nossa Senhora.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO