Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Festival da Cultura Popular Jalapoeira agita Mateiros com apoio do Governo do Tocantins neste fim de semana
    Cultura

    Festival da Cultura Popular Jalapoeira agita Mateiros com apoio do Governo do Tocantins neste fim de semana

    RedaçãoPor Redação16 de abril de 20253 minutos de leitura
    Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

    Evento celebra saberes e tradições do Jalapão com programação cultural diversa e gratuita de 18 a 20 de abril

    Com apoio do Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Mateiros recebe, a partir desta sexta-feira, 18, a segunda edição do Festival da Cultura Popular Jalapoeira. O evento promete reunir moradores, artistas e turistas em uma celebração à identidade e aos saberes tradicionais do Jalapão, com apresentações culturais, gastronomia típica, exposições, rodas de conversa e homenagens.

    A programação tem início nesta sexta-feira, às 17h, com a inauguração do espaço cultural Jalapoeiro do Pé Rachado e a exposição de mural da artista visual Andrea Lambertucci. Em seguida, às 19h, as atividades seguem para a Comunidade Galhão, onde acontece o tradicional festejo com reza, brincadeiras, comidas típicas e a participação do artista convidado Domingos Dedo d’Ouro.

    Para a organizadora do festival, Andrea Lambertucci, o Festival da Cultura Popular Jalapoeira é uma iniciativa que fortalece o sentimento de pertencimento das comunidades locais e promove o intercâmbio cultural entre gerações, reafirmando a riqueza e diversidade do Jalapão. “Esse território é fonte de inspiração viva, um lugar onde a força da natureza se mistura com a resistência e a beleza das culturas tradicionais. Ter a oportunidade de contribuir com minha arte, por meio deste mural, é uma forma de homenagear cada história contada pelos jalapoeiros e jalapoeiras”, declarou a artista.

    Programação de sábado e domingo

    No sábado, 19, o festival continua logo cedo, às 9h, com a inauguração do Museu da Cultura Popular Jalapoeira, que contará com exposições e lanche comunitário. Às 10h, o espaço recebe um bate-papo com representantes de agências de turismo de base comunitária, pontos de cultura e mestras locais, reforçando a importância do protagonismo das comunidades tradicionais no turismo sustentável da região.

    A partir das 18h, o museu será palco para a apresentação do grupo de teatro comunitário As Fiandeiras do Jalapão e da Feira Gastronômica do Cerrado, que fomenta e valoriza a culinária local. Já no Complexo Esportivo de Mateiros, a noite será animada por apresentações dos violeiros de buriti Arnon e Horlei, da cantora Sirlene Matos, do duo Seu Valter e Seu Jair, além dos Foliões da Comunidade Boa Esperança.

    O encerramento do festival acontece no domingo, 20, com uma programação especial voltada para a melhor idade. Às 9h, o instrutor Rodrigo Cruz conduzirá dinâmicas brincantes no Centro Integrado da Sociobiodiversidade do Naturatins, localizado na praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). As atividades finais acontecem a partir das 17h no Complexo Esportivo, com mais uma edição da Feira Gastronômica do Cerrado, seguida por um sarau de poesias. A noite será embalada pelos acordes de Virgínia do Jalapão, com seu modão tradicional, e pelo quarteto Pé de Serra, que reúne músicos do Quilombo do Prata e a renomada Josefina do Acordeon.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGovernador Wanderlei Barbosa inaugura nova sede do Ruraltins com investimento de R$ 8 milhões pelos 36 anos da autarquia
    Próximo artigo Governo do Tocantins firma renovação com rádios comunitárias para ampliar o acesso à informação nos municípios

    Leia Também

    Secult prorroga inscrições dos editais do Ciclo 2 da PNAB até 12 de junho

    8 de junho de 2026

    Tocantins garante R$ 12 milhões para o audiovisual em acordo com o MinC durante encontro regional

    26 de março de 2026

    Evento destaca histórias e identidades na Mostra Memórias, Culturas e Territórios

    26 de março de 2026

    Parceria com a Fundação Cultural Palmares garante realização de festival internacional no Tocantins

    26 de março de 2026

    Tocantins marca presença no Fórum Brasil Criativo da Região Norte, em Belém

    26 de março de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre exposição “Fragmentos do Cotidiano”

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Arraiá da Capital traz parque de diversões e novos ambientes temáticos

    Por Redação23 de junho de 2026

    Palmas ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite e amplia proteção infantil

    23 de junho de 2026

    Espetáculo gratuito leva circo, música e arte popular a Taquaruçu

    23 de junho de 2026

    Arraiá da Capital 2026 promete quatro dias de festa, música e tradição em Palmas

    23 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.