Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Final do II Dança Tocantins emociona público e evidencia o talento dos estudantes da rede estadual
    Cultura

    Final do II Dança Tocantins emociona público e evidencia o talento dos estudantes da rede estadual

    Por Núbia Dourado25 de setembro de 20234 minutos de leitura

    Uma viagem pelo mundo da dança com diversidade de ritmos, emoção e dedicação marcaram a final do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais, realizada nessa sexta-feira, 22, em Gurupi. Ao todo, 70 estudantes disputaram nas categorias Solo, Grupo e estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Essa última categoria foi criada nesta edição como forma de fomentar a educação inclusiva.

    A cada apresentação, a plateia vibrava com aplausos em reconhecimento ao talento, a dedicação e a superação dos dançarinos e dançarinas que brilharam no palco do concurso promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A competição visa promover a prática da dança entre os jovens, além de reviver e fortalecer os projetos artístico-culturais nas unidades escolares do Tocantins.

    As apresentações foram avaliadas nos quesitos qualidade artística e técnica, criatividade, sincronia e estrutura coreográfica, pelo corpo de júri, composto por cinco grandes nomes da dança tocantinense e do Brasil.

    Vencedores

    Na categoria estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, os vencedores foram: 1º Lugar – Yasmin Vieira, Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho da SRE Araguaína; 2º Lugar – Grupo Cromossomos 23, Colégio Estadual Idalina de Paula, da SRE de Paraíso do Tocantins e 3º Lugar – Ana Karolina, Colégio Estadual Alfredo Nasser da SRE de Porto Nacional.

    No solo os premiados são: 1º Lugar – Luís Fernando, Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres da SRE Guaraí; 2º Lugar – Iago Nascimento, Colégio Militar do Tocantins Euclides Bezerra Gerais da SRE Arraias, e 3º Lugar- Daniela Batista, Colégio Militar do Tocantins Duque de Caxias da SRE Palmas.

    Nas apresentações de grupos os grandes vencedores foram: 1º Lugar – Dança CMTO, Colégio Militar Presidente Costa e Silva da SRE Gurupi; 2º Lugar-EGC Movimento, Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso da SRE Palmas; e 3º Lugar – Trilunas, Escola Estadual Professora Silvandira Sousa Lima da SRE Araguaína.

    Os campeões do 1° lugar levaram para casa um notebook; do 2° lugar um celular e do 3° lugar um tablete, além de medalhas e do reconhecimento do talento demonstrado em cada apresentação. As escolas campeãs foram premiadas com um notebook.

    Emoção

    Emocionada pelo 1º lugar na categoria estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, Yasmin Vieira destacou o papel da dança em sua vida. “A dança significa muito para mim, representa superação e ajuda a melhorar meu desempenho na escola. Ela me dá confiança. Estou muito feliz e grata”.

    Luís Fernando Araújo Nascimento fez uma apresentação brilhante e conquistou o 1º lugar na categoria solo. “É a minha primeira participação, e a sensação é incrível. Comecei a dançar escondido quando tinha sete anos, e ao longo do tempo, estava ficando desanimado porque não tinha oportunidades. Mas outras pessoas me deram força para continuar, e agora estou aqui, sem a intenção de parar. O sentimento que tenho é de pura felicidade e amor”.

    Ayara Tanaka Benevides é uma das integrantes do grupo de Dança CMTO, vencedor na categoria grupo. “Estamos muito felizes. Foi um período de nervosismo, estamos desde março ensaiando para chegar aqui e conseguir trazer mais um prêmio para nossa escola. A dança representa uma segunda casa, um lugar onde posso expressar minha mente. É onde enfrento desafios, corrijo meus problemas e me sinto livre. Dançar é onde encontro descanso e liberdade”.

    O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, disse que o concurso foi um sucesso. “Estou muito feliz, extremamente satisfeito e principalmente, impressionado com a participação e o envolvimento dos estudantes e das unidades escolares. Acredito no poder da arte como ferramenta de aprendizagem e integração. Parabéns a todos”.

    II Dança em números

    Além dos 70 finalistas, cerca de 450 estudantes participaram das etapas realizadas nas 13 Superintendências Regionais de Educação (SRE) realizadas nos meses de maio e junho, por votação on-line no Instagram do projeto @danca.tocantins envolvendo mais de 177 mil seguidores.

    Fotos Henio José/Governo do Tocantins
    FONTE:SECOM/TO

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGoverno do Tocantins mobiliza esforços em operação para combater foco de incêndio no Jalapão
    Próximo artigo Artesãos terão a oportunidade de se inscreverem no edital de participação do 16º Salão do Artesanato Brasileiro

    Leia Também

    Tocantins garante R$ 12 milhões para o audiovisual em acordo com o MinC durante encontro regional

    26 de março de 2026

    Evento destaca histórias e identidades na Mostra Memórias, Culturas e Territórios

    26 de março de 2026

    Parceria com a Fundação Cultural Palmares garante realização de festival internacional no Tocantins

    26 de março de 2026

    Tocantins marca presença no Fórum Brasil Criativo da Região Norte, em Belém

    26 de março de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre exposição “Fragmentos do Cotidiano”

    25 de março de 2026

    Cultura junina ganha vida em novo espetáculo do Grupo Um Ponto Dois de Teatro

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Tradicional feira volta a funcionar em Taquaruçu Grande após longo período

    Por Redação1 de maio de 2026

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sebrae Tocantins integra discussões sobre compliance e gestão ética

    1 de maio de 2026

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.