Com a chegada do aniversário de 27 anos do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, no dia 26 de setembro, e o início da reforma do Theatro Fernanda Montenegro, a Fundação Cultural de Palmas (FCP), como homenagem, exibe pela segunda vez a exposição “Construindo o Espaço – registros da construção do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho”. A Mostra já está aberta para visitações e segue até 13 de outubro, na Galeria Municipal de Artes.
Na Mostra, que tem como temática a construção e a inauguração da estrutura física do Espaço Cultural de Palmas, no ano de 1996, estão expostas fotografias, croquis, projetos arquitetônicos e objetos daquele período. Compõem a exposição 18 fotografias, em sua maioria do fotógrafo pioneiro em Palmas, Edson Lopes; uma do fotógrafo Mitt e algumas sem identificação dos autores, assim como serão exibidos projetos arquitetônicos originais do complexo e uma cúpula em formato de pirâmide que contém a carta ‘Plantio da Semente Cultural’, elaborada durante a abertura do Espaço Cultural.
Há ainda, um quadro dos artistas Claúdio Tozzi e Carlos Vergara, pintado durante o evento de inauguração e uma escultura de Rubem Gerchiman.
Reforma do Theatro
Um dos mais importantes equipamentos de cultura do Tocantins, o Theatro Fernanda Montenegro, instalado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, teve sua reforma iniciada no dia 11 de setembro. Na primeira etapa de obras, que devem durar em torno dos 120 dias, será executada a manutenção corretiva da laje de cobertura juntamente com toda a impermeabilização da área. Após finalizar esta etapa, darão início a revitalização interna, incluindo proteção acústica, forro, piso, iluminação e sonorização.
O Fernanda Montenegro é o maior teatro do estado tocantinense, com capacidade para 500 lugares, sendo que o local é a casa dos grandes espetáculos na Capital, abrigando tanto os artistas locais, como eventos de circulação nacional nas artes cênicas e na música.
Espaço Cultural
O projeto do prédio do Espaço Cultural de Palmas foi concebido em 1994 pelo arquiteto Paulo Henrique Paranhos e segue linhas modernas. A obra, de 9.440 m², foi construída entre 1995 e 1996, e inaugurada em 26 de setembro de 1996. O complexo recebeu o “Destaque em Obra Construída” no 3º Prêmio Jovens Arquitetos de São Paulo e também foi escolhido na Alemanha como ‘Architect of Awa’.
O complexo é formado pela Grande Praça, o Theatro Fernanda Montenegro, O Cine Cultura – Sala Sinhozinho, a Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, a Galeria Municipal de Artes, as salas administrativas da Fundação Cultural de Palmas e o Centro de Criatividade.
Texto: FCP/Palmas
DEIXE O SEU COMENTÁRIO