Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Cultura»Governo do Tocantins divulga selecionados para a 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina
    Cultura

    Governo do Tocantins divulga selecionados para a 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina

    RedaçãoPor Redação13 de junho de 20255 minutos de leitura
    Foto: Paulo Gualberto/Governo do Tocantins

    O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realizou mais uma etapa das escutas públicas referente aos ciclos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) nesta quarta-feira, 11, no auditório do Sebrae, em Palmas. O encontro reuniu representantes de todos os setores culturais com o objetivo de ouvir demandas, sugestões e propostas dos agentes culturais tocantinenses para subsidiar a construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política. O evento também foi transmitido pelo canal oficial da Secult no YouTube.

    Mais de 15 artistas e fazedores de cultura de áreas como literatura, música, teatro, audiovisual, dança, cultura popular, artesanato, cultura cigana, entre outros, fizeram uso da palavra e apresentaram contribuições, defendendo as necessidades e singularidades de seus segmentos. A diversidade das manifestações artísticas presentes mostrou o quanto a escuta pública é um momento positivo e necessária para o fortalecimento da política cultural no Estado.

    A escuta é parte de um processo democrático e participativo que busca fortalecer o diálogo com quem produz arte e cultura, de fato, para garantir que os recursos cheguem de forma justa e eficaz às diversas expressões culturais do Estado. “Nós do Governo do Tocantins, através da Secretaria da Cultura, estamos muito felizes com essas escutas e tudo que ouvimos aqui. O objetivo é ouvir vocês e construir editais cada vez melhores”, agradeceu o secretário da Cultura Tião Pinheiro.

    “A escuta é o momento democrático da política. O nosso papel agora, enquanto Secretaria da Cultura, é ouvir. Nós só podemos construir uma política pública de qualidade com a participação daqueles que realmente fazem cultura, que são os artistas de todas as linguagens”, afirmou o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda.

    A presidente da Comissão Permanente de Editais e gerente de Convênios da Secult, Simone Moura, destacou que a escuta ativa é fundamental para o aperfeiçoamento da Política Nacional Aldir Blanc no Tocantins. “Só conseguimos desenhar novos editais com a participação de vocês. As escutas são momentos essenciais para ouvir as necessidades reais dos territórios e construir editais que reflitam essas demandas”, falou.

    “Em nome do Ministério da Cultura, agradeço a todos por esse esforço, por esse exercício, pois não é uma tarefa simples trazer as pessoas para a discussão, para pensar, para quebrar a cabeça, não é algo que todo mundo se dispõe a fazer”, completou o coordenador do Escritório do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém.

    Representando a Associação Tocantinense Municipal (ATM), o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto, vê a cultura como investimento. “Muita gente não entende a cultura como um grande investimento, mas o povo só se desenvolve conhecendo o passado e valorizando sua cultura”, comentou.

    Participação ativa e contribuições dos setores culturais

    Com uma trajetória de mais de quatro décadas tocando na noite palmense, o músico Toninho Borges foi uma das vozes que representaram os profissionais da música durante a escuta. Em sua fala, ele destacou as dificuldades enfrentadas por artistas que atuam em bares e espaços populares para acessar editais públicos de cultura.

    “O músico da noite não consegue nem sequer fazer uma proposta, imagine participar de um edital. É preciso simplificar. Muitos dos nossos colegas não têm acesso à faculdade, mas isso não significa que não sabem escrever ou criar. Se conseguimos compor uma música ou fazer poesia, também podemos elaborar um projeto. O que falta é acesso, é inclusão real”, afirmou Toninho.

    Durante sua participação na escuta, o coordenador do Comitê de Cultura no Tocantins (FETAC), Kaká Nogueira, reforçou a necessidade de políticas culturais sensíveis às diferentes realidades dos fazedores de cultura tocantinenses. “É fundamental fortalecer toda a cadeia produtiva das artes com recursos adequados a cada realidade”, comentou.

    Liu Moreira, da Associação de Arte Ninho Cultural, chamou atenção para a importância da qualificação técnica nas gestões municipais no contexto da PNAB. “É preciso investir na formação dos gestores e equipes municipais para que compreendam a importância dos editais e consigam executá-los”, falou.

    A presidente da Associação dos Ciganos da Etnia Kalon do Tocantins, Ana Cléia Ribeiro Queiroz de Sá, destacou os desafios enfrentados para acessar os editais e reforçou a riqueza cultural cigana. “Somos uma cultura, com dialeto próprio e muitas expressões que precisam ser mostradas”, disse.

    As contribuições colhidas durante o encontro serão analisadas e utilizadas na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Aldir Blanc, que orientará a distribuição dos recursos federais nos próximos ciclos da política no Tocantins, que daqui para frente será plurianual. A proposta é garantir que as ações estejam alinhadas às demandas reais dos diversos segmentos culturais do Estado.

    Além dos citados, também estiveram presentes a secretária-executiva da Secretaria de Cultura Valéria Kurovski, o presidente do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins, Elpídio de Paula, o superintendente substituto do Iphan no Tocantins, Alessandro Lopes, demais conselheiros do CPC-TO, artistas de diversas áreas, e participantes via YouTube.

     

    Fonte: SECULT

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorComitê de Cultura no Tocantins presente na solenidade do pagamento de premiação aos Pontos de Cultura em Gurupi
    Próximo artigo Faixa de areia da Praia das Arnos recebe limpeza para melhorar área de banho

    Leia Também

    Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

    11 de novembro de 2025

    Duas sessões esgotadas marcam exibição de “O Agente Secreto” em Palmas pelo projeto Telas em Cena

    9 de novembro de 2025

    Exposição “Entre Gravuras e Traços” atrai centenas de visitantes e é encerrada com sucesso de público

    4 de novembro de 2025

    Projetos culturais do Tocantins terão mais de R$ 13 milhões da Política Nacional Aldir Blanc para fortalecimento da cultura local

    4 de novembro de 2025

    MinC conclui pagamento aos estados e DF da primeira parcela do segundo ciclo da Aldir Blanc

    28 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional

    13 de outubro de 2025
    Últimas Notícias

    Projeto “Ritmos do Norte” movimenta escolas de Palmas com música, dança e cultura popular

    Por Redação13 de novembro de 2025

    CAIXA LANÇA NOVA LINHA DE ATENDIMENTO DO FIRECE PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA

    11 de novembro de 2025

    “Ritmos do Norte” celebra a cultura popular com acessibilidade nas escolas de Palmas

    11 de novembro de 2025

    Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

    11 de novembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.