Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Implantação do Movimento Negro Unificado (MNU) no Tocantins acontece na sexta, 20
    Cultura

    Implantação do Movimento Negro Unificado (MNU) no Tocantins acontece na sexta, 20

    Por Núbia Dourado18 de dezembro de 20192 minutos de leitura

    Com o intuito de consolidar a organização pioneira na luta política da organização do povo negro, Movimento Negro Unificado (MNU), será realizado a partir das 19h, da sexta-feira, 20, no Centro de Direitos Humanos, o lançamento da criação da seção Tocantins da entidade.

    Além do ato formal da criação, o evento contará com uma programação na qual haverá uma mesa com diversos movimentos e coletivos do movimento negro, e a participação da secretaria nacional de mulheres do MNU, Ivana Leal, explicando sobre a entidade, por fim, uma confraternização ‘Festa Preta’ para a comemoração da criação da seção.

    Segundo organizadores, a importância de ter a entidade no Tocantins é de entender que a organização MNU tem o objetivo de unificar pautas e coletivos do movimentos negros. “Desde 1978 é referência no combate à discriminação racial em diversos estados do país, no Tocantins não poderia ser diferente, já que somos a maioria da população,” disse a organização.

    A organização ressalta que o convite do evento está aberto aos militantes negros do Tocantins (que fazem parte ou não de coletivos ou movimentos), também para os simpatizantes da causa antirracista. Entretanto, para fazer parte da entidade como filiado é somente para pessoas negras.

    Para o professor de sociologia do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Campus Dianópolis, Stânio Vieira o Movimento Negro Unificado (MNU) é organização nacional e tem a referência do povo negro na luta contra a violência racial. “No Tocantins, a intenção é fazermos uma militância mais política e propositiva visando denunciar o racismo tão presente na sociedade tocantinense e lutar por políticas públicas ao povo negro,” finaliza.

    MNU

    O MNU (Movimento Negro Unificado) é uma organizar pioneira, tem 41 anos de existência, surgiu durante ato público realizado em 1978, em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, em pleno período da ditadura. Foi e continua a ser determinante para os rumos do combate ao racismo estrutural no Brasil. Objetivo da entidade é de ter o papel fundamental no combate ao racismo e na formação de lideranças que surgiram posteriormente na luta em prol da igualdade racial do país.

     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorProgramas MudaClima e Palmas Mais Verde ganham adesão do IFTO e Public nesta quarta, 18
    Próximo artigo Consórcio da Amazônia firma parceria para captar recursos com projetos de sustentabilidade  

    Leia Também

    Artpalco produções finaliza gravações de episódio da série Trisal

    7 de fevereiro de 2026

    Artpalco Produções grava segundo episódio de Trisal em Araguaína

    27 de janeiro de 2026

    Artista tocantinense Dorivã é selecionado para o Prêmio Funarte 2025

    27 de janeiro de 2026

    Secult apresenta o melhor da cultura tocantinense

    26 de janeiro de 2026

    Inscrições abertas para a 22ª Paixão de Cristo em Tocantins

    26 de janeiro de 2026

    Websérie destaca a força da música autoral tocantinense

    26 de janeiro de 2026
    Últimas Notícias

    9ª Mostra Sesc de Cinema está com inscrições abertas

    Por Núbia Dourado13 de março de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa destaca oportunidades de investimentos do acordo UE-Mercosul durante painel no Paraguai

    13 de março de 2026

    Exposição “Manifesta – Aquarela Tradicional Tocantinense” valoriza cultura regional no Espaço Cultural de Palmas

    11 de março de 2026

    Cine Quebrada leva cinema gratuito e reflexão social para estudantes em Lajeado

    11 de março de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.