O Museu Casa Suçuapara, no Parque Cesamar, recebe de 25 de agosto a 6 de setembro, das 17 às 21 horas, a I Semana de Design de Palmas, que exibirá peças e projetos cocriados por arquitetos, designers e artesãos de Palmas. A exposição, que marca a reabertura do Museu que havia fechado para reforma de sua estrutura, tem entrada gratuita.
A I Semana de Design de Palmas é um projeto piloto pensado para a valorização do design tocantinense e, consequente, promoção da economia criativa em Palmas. Nove profissionais de arquitetura e design de interiores se uniram a artesãos para a cocriação de peças de design e instalações que ressaltam a identidade artística regional. Na exposição, além de conferir as peças, os visitantes também poderão degustar de um café, montado no local, e participar de oficinas e talks (programação a ser divulgada).
O evento é uma realização dos arquitetos Thamise Bezerra e Márcio Colauto, do escritório Bezerra e Colauto, em parceria com a designer de interiores e jornalista pós-graduada em artes visuais, Renata Brum, e a fotógrafa Maria Júlia Daniel, sócias da To Home Comunicação e Design, a Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas, e ainda com o apoio do Sebrae-TO, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU-TO) e de empresas da cidade.
“A ideia é apresentar o potencial criativo na produção de um design autoral e de qualidade, unindo o conhecimento dos nossos arquitetos e designers com o saber dos artesãos e profissionais como serralheiros e marceneiros. E, com isso, movimentar a economia criativa da cidade e do estado”, explicou Thamise, uma das organizadoras. “Essa troca de experiências entre arquitetos e designers com os artesãos oferece um novo cenário para a apresentação da arte e da cultura do nosso Estado. São inúmeras possibilidades criadas com foco na produção artesanal e na valorização da nossa identidade”, complementa Márcio Colauto.
Além dos dois idealizadores, outros cinco profissionais assinam a criação das peças. São eles: os arquitetos Fernanda Prado, Kaio Vilanova, Lana Edla, Raphael Santos e a designer Renata Brum. A artista visual Gab Agostini traz uma instalação para a mostra em referência ao nosso cerrado e o arquiteto Tom Reis um projeto que integra a natureza do Cesamar ao café e à arte milenar da cerâmica.
Entre os artesãos responsáveis pela cocriação dos projetos estão a ceramista Maria Elza Oliveira, Wanderley Batista (Pote de Ouro), Senhor Bené (Casa do Oleiro), Durvalina Ribeiro e Mônica Ribeiro, que trabalham com capim dourado, os serralheiros Damião Leite e Weliton Souza, marceneiro Sebastião Ferreira da Silva, Henrique Castro e Ariadne Caroline (AC Ateliê Criativo).
Museu Casa Suçuapara
Instalado no Parque Cesamar, o Museu Casa Suçuapara foi sede da antiga Fazenda Triângulo, localizada onde foi construída a Capital do Tocantins. Após a desapropriação de todas as propriedades para a implantação de Palmas, essa Casa foi a única que permaneceu erguida dentro do Plano Diretor e serviu de palco para tomada de decisões governamentais no início da construção da cidade.
Foi sede da primeira prefeitura e câmara, de janeiro a maio de 1990. Depois disso, funcionou como sede da Legião Brasileira de Assistência (LBA), além de outros usos. Após diversas manifestações populares a favor da preservação do bem, o município efetivou o tombamento definitivo da Casa Suçuapara através do Decreto nº 67, de 16 de março de 2005.
FONTE: Agência Palmas
DEIXE O SEU COMENTÁRIO