Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » No Dia do Teatro e do Circo, documentário estreia com a história das três primeiras décadas do teatro palmense
    Cultura

    No Dia do Teatro e do Circo, documentário estreia com a história das três primeiras décadas do teatro palmense

    Por Núbia Dourado24 de março de 20224 minutos de leitura
    Crédityo das fotos: Studio OX/Divulgação

    Da Redação

     

    O Dia Mundial do Teatro e do Circo é comemorado no próximo domingo, 27. Em celebração à data, estreia o documentário “Catarse – As três primeiras décadas de Teatro Palmense”, que será exibido no Cine Cultura, às 19h30. A produção audiovisual é resultado da parceria entre os diretores Justino Vettore e Pablo Pereira e apresenta depoimentos de 35 artistas cênicos sobre suas trajetórias na capital do Tocantins entre 1989 e 2019. A classificação é livre.

    A obra faz um importante resgate da cena cultural durante os primeiros 30 anos de Palmas, registrando importantes histórias dos primeiros grupos e profissionais do teatro produzido em Palmas. O diretor Lucas Justino considera que Catarse é a obra mais importante que já produziu. “Eu vivo o teatro e Palmas me acolheu de uma forma muito especial, aqui encontrei minhas parcerias de vida na arte, conheci diversos artistas e suas histórias e sabia que não poderia deixá-las só comigo. Foram mais de 29 horas de entrevistas e agora com o material pronto temos a certeza que cumprimos nossa missão”, declara Justino Vettore.

    Gravado em março de 2021, durante a segunda onda do covid-19, a produção cumpriu todos os protocolos exigidos pela Organização Mundial de Saúde, limitando-se a entrevistas individuais ou de pessoas que conviviam na mesma residência. O diretor Pablo Pereira complementa que o projeto foi executado em momento delicado, em meio à. “Utilizamos todos os cuidados possíveis e estamos muito contentes com o resultado que conseguimos. São histórias de artistas pioneiros que contribuíram e contribuem para as primeiras gerações do teatro de Palmas. Tenho certeza que temos em nossas mãos um importante capítulo dessa história e estamos ansiosos para dividí-la com todos”, ressalta.

    Projeto

    O projeto foi contemplado pelo prêmio Palmas Aldir Blanc, Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura Municipal de Palmas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional da Cultura.

     

    Produtoras

    Fábrica Produções foi fundada em 2007, pelo então diretor Pablo Pereira e desde lá vem realizando um importante trabalho para o audiovisual tocantinense, se destacando por produções que interagem com as diversas linguagens cênicas. Entre suas produções destaca-se o documentário Circo Social Os Kaco (2016) e o premiado Menina Bonita de Trança (2018) que recebeu o prêmio de melhor trailer no concurso interativo do 46° Festival de Gramado, sendo selecionado em festivais dentro e fora do Brasil: 9° Festival Cine Estudantil do Uruguay (Fenacies), 19° Mostra de cinema infantil de Florianópolis, 13° Festival CHICO de cinema e vídeo do Tocantins e do Trakinagem- Mostra de Cinema e Educação de Belo Horizonte. A produtora foi a primeira a produzir ficção para o público infantil em Palmas, com o média João e Maria – Uma Aventura no Cerrado (2016).

    O Grupo Um Ponto Dois foi fundado pelo arte educador Justino Vettore em 2012 e desde lá vem desempenhando um papel relevante na cultura local. O grupo que nasceu como cia de teatro, hoje atua como produtora cultural, incubadora de projetos e ponto de cultura. Além de seus espetáculos teatrais o grupo tem ganhado destaque no audiovisual tocantinense, seu espetáculo João e Maria – Uma Aventura no Cerrado (2015) foi adaptado para o cinema pela Fábrica produções. Em 2021 lançou o seriado infantil Histórias Daqui, com 8 episódios disponíveis no You Tube. O grupo se prepara para produzir seu primeiro longametragem de ficção, roteirizado por seu fundador Justino Vettore.

    PABLO PEREIRA

    Ficha Técnica

    Produção: Fábrica Produções

    Coprodução: Grupo Um Ponto Dois

    Direção: Justino Vettore e Pablo Pereira

    Operador de Câmera: Celso Rezende

    Consultoria Temática e Captação de Áudio: Gabriel Deeaz

    Direção de Arte: Flaviana OX e Justino Vettore

    Produção Executiva: Justino Vettore

    Assistência de Produção: Patrícia de Sá e Bianca Melo

    Still e Design Gráfico: Flaviana OX

    Arquivista: Alessandro Pipira

    Assessoria de Comunicação: Cinthia Abreu

    Finalização: Pablo Pereira

    Trilha Original: Heitor Oliveira

    Músicos:

    Sanfona – Claudinho de Monteiro,

    Percussão – Ruiter Castro, Bandolim –

    Hugo Samambaia

     

    Entrevistados por ordem alfabética:

    Bell Gama

    Belyza Bittencourt

    Caracol

    Carolina Galgane

    Cícero Belém

    Cinthia Abreu

    Cleuda Milhomen

    Erval Benmuyal

    Ester Monteiro

    Eva Pereira

    Felipe Trindade

    Flaviana OX

    Gabriel Deeaz

    Giovana Kurovski

     Heitor Oliveira

    João Vicente

    Josafá Miranda

    Juliano Gomes

    Justino Vettore

    Kadu Oliviê

    Kaká Nogueira

    Lucio Miranda

    Marcela Pultrini

    Marcélia Belém

    Meire Maria

    Nival Correia

    Patrícia de Sá

    Piettro Lamonier

    Regina Reis

    Renata Ferreira

    Renata Souza

    Renato Moura

    Sabrina Fittipaldi

    Tales Monteiro

    Vivian Oliveira

    Agradecimentos:     

    Fundação Cultural de Palmas

    Federação Tocantinense de Artes Cênicas  – FETAC

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorA atriz Patrícia de Sá apresentará nesta semana a esquete auto ficcional “Ser Feminino” em formato digital
    Próximo artigo Programa “Cultura em Movimento – Conexão Unitins” abre espaço para debater papel da mulher feirante

    Leia Também

    Tocantins garante R$ 12 milhões para o audiovisual em acordo com o MinC durante encontro regional

    26 de março de 2026

    Evento destaca histórias e identidades na Mostra Memórias, Culturas e Territórios

    26 de março de 2026

    Parceria com a Fundação Cultural Palmares garante realização de festival internacional no Tocantins

    26 de março de 2026

    Tocantins marca presença no Fórum Brasil Criativo da Região Norte, em Belém

    26 de março de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre exposição “Fragmentos do Cotidiano”

    25 de março de 2026

    Cultura junina ganha vida em novo espetáculo do Grupo Um Ponto Dois de Teatro

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Produção sustentável evita mais de 100 mil toneladas de CO₂ e ganha destaque no Tocantins

    Por Redação6 de maio de 2026

    Governo do Tocantins conclui obras de infraestrutura no Parque Agroindustrial de Paraíso

    6 de maio de 2026

    Estado apresenta uso de créditos de ICMS para fomentar negócios na Agrotins 2026

    6 de maio de 2026

    Inteligência de mercado e inovação são destaque do Sebrae na Agrotins 2026

    6 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.