Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » O documentário Galega Preta busca chamar atenção sobre a necessidade de combater o racismo nas escolas
    Cultura

    O documentário Galega Preta busca chamar atenção sobre a necessidade de combater o racismo nas escolas

    Por Núbia Dourado24 de janeiro de 20223 minutos de leitura

    Por Ester Dutra, estagiária

     

    A tristeza ao ver seu filho sendo julgado por causa do seu cabelo afro e reviver as experiências de racismo que passou na infância, fez a cantora e compositora Núbia Dourado unir forças para idealizar e colocar em prática o projeto Galega Preta, onde visitou escolas municipais em Palmas, proporcionado rodas de conversas e muita música sobre racismo e preconceito, principalmente, com os cabelos afros. “Eu sofri atos de racismo na escola e agora a história se repetiu com o meu filho Davi, com apenas dois anos de idade”, relatou.

    Com o intuito de ouvir crianças, adolescentes e professores e passar de alguma forma um apoio, aceitação ou até mesmo visibilidade e representatividade através de diálogos, a cantora e idealizadora do projeto Núbia Dourado visitou o Centro Municipal de Educação Infantil Romilda Budke, Pequeninos do Cerrado, a Escola Municipal Daniel Batista, Escola Paulo Freire e a Escola de Tempo Integral Professor Fidêncio Bogo.

     
    O documentário produzido a partir dessa vivência mostra o impacto do racismo no ambiente escolar e é repleto de depoimentos atuais de alunas e professoras que sofreram preconceito devido ao seu cabelo afro. Falas do tipo “seu cabelo é ruim”, “seu cabelo é uma bucha” e “você é uma bruxa” marcaram a vida de mulheres que hoje se emocionam e falam com dor, mas que se superam e se aceitam a cada dia. “Meu cabelo é lindo, cada um tem sua beleza natural, é preciso aceitar isso”, ressaltou a estudante Layla Lorrane, de 14 anos.

    Para a cantora Núbia Dourado a evolução de representatividade e aceitação das pessoas negras é pouco e ainda não é o bastante.
    “Temos salões especializados para cachos, vemos que aos poucos mulheres e homens estão aceitando os seus cabelos, também é possível observar representatividade na música, no cinema e nas grandes empresas, e tudo isso ainda é pouco. Nossas crianças e adolescentes ainda sofrem bullying e preconceito nas escolas, e muitos não se sentem representados. Isso não é apenas eu falando, a conclusão foi através dos depoimentos dos alunos e das minhas experiências”, reforça.

    Núbia Dourado é idealizadora de outros projetos como Negra Cor e De Papo com Núbia Dourado, que são iniciativas voltadas a combater o racismo e o preconceito, como também dar voz e conversar com pessoas negras, buscando dialogar sobre cultura e tradições. Ela se inspirou na sua própria história de vida para dar o passo inicial da sua empreitada, desenvolver ações que visam a combater o preconceito, divulgar tradições do povo negro, assim como proporcionar ambiente de diálogos sobre essas temáticas.

    Galega Preta também faz referência a uma música que a cantora gravou em 2013. O documentário está disponível no canal Núbia Dourado no YouTube.

    Link para assistir o vídeo documentário: https://youtu.be/4xOAXaHrQJw

    O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal ( Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura) e Fundo Nacional de Cultura.

     

     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorAdetuc e Músicos se reúnem para tratar sobre projeto de criação da orquestra sinfônica no estado
    Próximo artigo Projeto Ateliê Coreográfico divulga resultado de seleção de bailarinos e coreógrafos

    Leia Também

    Tocantins garante R$ 12 milhões para o audiovisual em acordo com o MinC durante encontro regional

    26 de março de 2026

    Evento destaca histórias e identidades na Mostra Memórias, Culturas e Territórios

    26 de março de 2026

    Parceria com a Fundação Cultural Palmares garante realização de festival internacional no Tocantins

    26 de março de 2026

    Tocantins marca presença no Fórum Brasil Criativo da Região Norte, em Belém

    26 de março de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre exposição “Fragmentos do Cotidiano”

    25 de março de 2026

    Cultura junina ganha vida em novo espetáculo do Grupo Um Ponto Dois de Teatro

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Produção sustentável evita mais de 100 mil toneladas de CO₂ e ganha destaque no Tocantins

    Por Redação6 de maio de 2026

    Governo do Tocantins conclui obras de infraestrutura no Parque Agroindustrial de Paraíso

    6 de maio de 2026

    Estado apresenta uso de créditos de ICMS para fomentar negócios na Agrotins 2026

    6 de maio de 2026

    Inteligência de mercado e inovação são destaque do Sebrae na Agrotins 2026

    6 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.