Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Para Elas: Companhia A Barraca abre inscrições para a 2ª edição do projeto de capacitação gratuito para mulheres
    Cultura

    Para Elas: Companhia A Barraca abre inscrições para a 2ª edição do projeto de capacitação gratuito para mulheres

    Por Núbia Dourado20 de março de 20253 minutos de leitura
    Crédito das fotos: Flaviana OX/ Divulgação

     

    A Companhia A Barraca anuncia a abertura das inscrições para a 2ª edição do “Para Elas: Núcleo Experimental de Formação da Companhia A Barraca”, um intensivo de capacitação em cultura voltado exclusivamente para mulheres. As inscrições estão abertas até o dia 28 de março, por meio de link de formulário disponível na bio do Instagram @abarracacia.

     

    O projeto oferece formação gratuita em diversas áreas culturais, abrangendo oficinas e estágio voluntário em Produção Executiva, Gestão Cultural, Teatro, Contação de Histórias e Oficina de Atuação para Cinema, dentre outras atividades, no período de abril a junho, combinando atividades presenciais e online, mentorias e eventos formativos.

     

    As atividades serão ministradas pela diretoria da Companhia A Barraca, sendo as artistas e produtoras culturais Ana Kamila Castaño, Cinthia Abreu, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira, Leidiane Martins, Magna Carneiro e Sheyla Virginio. De acordo com a proponente do projeto, a atriz e produtora cultural Sheyla Virginio, a iniciativa do “Para Elas” reforça o compromisso da Companhia A Barraca com o empoderamento feminino e a formação profissional no setor cultural. Ao final, as participantes receberão certificação de 50 horas.

     

    Inscrições e Seleção

    Podem participar mulheres (cis e trans) a partir de 16 anos, sendo priorizadas candidatas acima de 30 anos. Não é necessária experiência prévia em trabalhos artísticos. As candidatas serão selecionadas com base na disponibilidade, comprometimento e envolvimento com as atividades propostas.

     

    A produtora e atriz Sheyla Virginio destaca a importância do projeto para fortalecer a presença feminina no setor cultural: “Nosso objetivo é ampliar as oportunidades para mulheres no meio artístico, proporcionando ferramentas e conhecimentos essenciais para que possam atuar com mais autonomia e protagonismo. O ‘Para Elas’ não é apenas uma formação técnica, mas também um espaço de troca, crescimento e construção coletiva. Queremos que cada participante se sinta fortalecida para trilhar sua própria trajetória no mundo das artes.”

     

    Para mais informações e acesso ao formulário de inscrição, acesse o Instagram oficial da Companhia A Barraca: @abarracacia.

     

    Programação e Oportunidades

    A capacitação inclui atividades como estágio em Produção Executiva e Gestão de Projetos Culturais, oficinas de improviso e jogos teatrais, dinâmicas de dramaturgia e expressão corporal, além de uma Mostra do Núcleo Experimental.

     

    Sobre a Companhia A Barraca

    Com mais de 20 anos de história, a Companhia A Barraca é um coletivo artístico formado essencialmente por mulheres, atuando em diversas frentes da cultura, como teatro, audiovisual, produção cultural, educação e direitos humanos.

     

    O projeto é patrocinado pelo edital Projetos Culturais Palmas, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e patrocínio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC).

     

     

    Fonte: Ascom Companhia A Barraca

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPalmas sedia 11ª edição do Startup Day com foco em inovação e empreendedorismo
    Próximo artigo Noite dos Compositores celebra a música autoral independente em Palmas

    Leia Também

    Tocantins garante R$ 12 milhões para o audiovisual em acordo com o MinC durante encontro regional

    26 de março de 2026

    Evento destaca histórias e identidades na Mostra Memórias, Culturas e Territórios

    26 de março de 2026

    Parceria com a Fundação Cultural Palmares garante realização de festival internacional no Tocantins

    26 de março de 2026

    Tocantins marca presença no Fórum Brasil Criativo da Região Norte, em Belém

    26 de março de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre exposição “Fragmentos do Cotidiano”

    25 de março de 2026

    Cultura junina ganha vida em novo espetáculo do Grupo Um Ponto Dois de Teatro

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Tradicional feira volta a funcionar em Taquaruçu Grande após longo período

    Por Redação1 de maio de 2026

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sebrae Tocantins integra discussões sobre compliance e gestão ética

    1 de maio de 2026

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.