Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Primeira noite do Arraiá da Capital teve muita música, dança, comidas típicas, artesanato e brincadeiras
    Cultura

    Primeira noite do Arraiá da Capital teve muita música, dança, comidas típicas, artesanato e brincadeiras

    Por Núbia Dourado22 de junho de 20234 minutos de leitura

    O 31º Arraiá da Capital já encanta visitantes com a decoração especial de festa junina da cidade cenográfica e, indo além, muita dança com o Coreto do Forró e comidas típicas: pamonha, canjica, maçã do amor, caldo, curau, paçoca, são alguns exemplos. Na edição deste ano, a Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas (FCP), trouxe estandes de venda de artesanato e espaços kids com brincadeiras temáticas para as crianças curtirem a festança, com atividades pagas e gratuitas. A grande festa iniciou na quarta-feira, 21, e segue até domingo, 25, ao lado do Estádio Nilton Santos.

    Hélio Mendes Salomão visitou a primeira noite do Arraiá e ficou encantado com a festa. “Primeira vez em Palmas e vi no jornal local que teria essa festa junina e decidi vim visitar e estou achando tudo muito bonito, é uma grande festa e não tivemos nenhum problema para chegar ao local, foi bem fácil. Aqui, assim como a cidade, é aconchegante.” Hélio é de Santo André (SP) e, junto com a esposa e amigos, está fazendo um passeio pelo Brasil onde percorrerá 16 estados.

    Vânia Parlandrino e sua mãe foram uma das sorteadas para integrar a praça de alimentação do Arraiá da Capital neste ano. “É a primeira vez que participamos e a nossa expectativa é vender todo o caldo que produzimos para a noite. Ficamos na segunda colocação no sorteio, foram 18 concorrentes na categoria e é muito importante esses espaços para garantir uma renda extra”, conta, detalhando que trouxeram caldos de chambari e frango para vender.

    Além das comidas típicas, a praça de alimentação também conta com vendas de cachorro quente, carne na chapa, hambúrguer, pipoca, churros e muito mais.

    Outra opção é conferir os artesanatos, muitas peças de capim dourado e da renda de macramê. Além de bolsas de crochê, chaveiros personalizados de resina, peças de decoração, um pedacinho da cultura tocantinense no Arraiá. Laís Rodrigues Sousa é uma das artesãs presentes e frisa: “espaço importantíssimo, porque São João é cultura e o artesanato combina demais com essa festa”.

    Espaços kids

    Para não deixar as crianças de fora, a Prefeitura de Palmas abriu espaço para serviços de brincadeiras e também local para deixar os pequenos, enquanto os adultos curtem a programação do Arraiá da Capital. A Cabaninha oferece espaço para deixar as crianças, com preços que variam pelo período de permanência, onde serão acompanhadas por profissionais treinados e terão diversas opções de brincadeiras. “Temos as brincadeiras tradicionais e jogos pedagógicos, mas também as típicas de festa junina: pescaria, boca do palhaço, jogo de argolas. Além do Camarim Junino, onde as crianças são maquiadas e podem fazer pinturas corporal. O espaço recebe crianças a partir de seis meses, sendo que bebês precisam estar acompanhados”, detalha Luana Aires Mayer, enfermeira e proprietária do empreendimento.

    A Cabaninha disponibiliza esses serviços de forma gratuita para as crianças neuroatípicas, sendo necessário estarem acompanhadas por um responsável e apresentar laudo médico.

    Com foco mais nas brincadeiras, a Lig Brinq Brinquedos oferece infláveis gigantes para diversão das crianças, como o touro mecânico sucesso entre adultos também. A empresa, além dessas atividades pagas, tem um espaço kids com diversos brinquedos e jogos típicos juninos para os pais curtirem com seus filhos, sendo que no final ainda ganham um kit de guloseimas juninas.

    Dois pra lá dois pra cá

    O Coreto do Forró já recebe o palmense com muita música no Arraiá da Capital, tem forró, xote, xaxado e músicas regionais. Na primeira noite, a animação foi por conta de Dorivã e depois Moleca Sapeca. Para esta quinta-feira, 22, terão as apresentações de Veridiana e os Cangaceiros e depois Felix do Acordeon.

    A transmissão das quadrilhas do 31º Arraiá da Capital poderá ser acompanhada pela internet, ao vivo, através do portal G1 Tocantins, SBT, canal do YouTube da Prefeitura de Palmas e TV Assembleia, canal 10.2 HD, a partir das 19 horas. A festança começa nesta quarta-feira, 21, e vai até domingo.

    Fonte:Secom Palmas

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorEvento “Mulheres das Águas II” destaca protagonismo feminino na gestão dos recursos hídricos
    Próximo artigo Thayná Balduíno coroada pela segunda vez Rainha do Arraiá da Capital em noite de show da cantora Joelma

    Leia Também

    Tocantins garante R$ 12 milhões para o audiovisual em acordo com o MinC durante encontro regional

    26 de março de 2026

    Evento destaca histórias e identidades na Mostra Memórias, Culturas e Territórios

    26 de março de 2026

    Parceria com a Fundação Cultural Palmares garante realização de festival internacional no Tocantins

    26 de março de 2026

    Tocantins marca presença no Fórum Brasil Criativo da Região Norte, em Belém

    26 de março de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre exposição “Fragmentos do Cotidiano”

    25 de março de 2026

    Cultura junina ganha vida em novo espetáculo do Grupo Um Ponto Dois de Teatro

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Tradicional feira volta a funcionar em Taquaruçu Grande após longo período

    Por Redação1 de maio de 2026

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sebrae Tocantins integra discussões sobre compliance e gestão ética

    1 de maio de 2026

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.