Escolas públicas do distrito de Buritirana, em Palmas, recebem ao longo desta semana o projeto “Cine Buriti”, com oficinas de audiovisual, como produção de curta-metragem, roteiro, direção, interpretação e ainda exibições.
A estreia do projeto aconteceu na segunda-feira, 16, na Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira, com oficina de produção de Curta-Metragem com o artista Thiago Omena. Já na terça-feira, 17, os estudantes participaram de oficina de Roteiro Audiovisual com Kaká Nogueira. A programação segue ainda com capacitação em Direção com Nival Correia nesta quarta-feira, 18, e Atuação de Personagem com Lucas Justino na quinta-feira, 19.
De acordo com o Nival Correia, trata-se de um projeto inovador voltado para crianças e adolescentes de escolas públicas de ensino básico. A realização é da Spatium com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado.
O principal objetivo do “Cine Buriti” é introduzir o universo do audiovisual aos jovens participantes, promovendo cinema itinerante e rodas de conversa sobre temáticas sociais importantes. Durante o evento, os alunos terão a oportunidade de participar de atividades interativas e oficinas, conduzidas por profissionais experientes da área, oferecendo uma imersão enriquecedora no mundo das artes visuais.
Além das oficinas, a programação conta com a exibição de oito filmes, como inclusão cultural, facilitando o acesso de crianças, adolescentes e jovens de comunidade rural, que têm oportunidades limitadas à produções cinematográficas de qualidade, proporcionando experiências à arte do cinema, incluindo-as na programação que reflitam uma variedade de culturas e experiências de vida. Estimular a educação e diálogo crítico, com sessões de bate-papo com diretores, possibilitando aos participantes a oportunidade de entender melhor o processo criativo, a produção cinematográfica e os temas abordados nos filmes.
Oficinas
Oficina sobre roteiro audiovisual com o produtor Kaka Nogueira: Tem a finalidade de desenvolver e estimular processos de escrita audiovisual em que a trilha sonora (vozes, ruídos, ambientes e música) é um elemento narrativo e dramático, tão importante quanto as imagens, construída a partir do roteiro.
Oficina de produção de curta-metragem com o ator e produtor Thiago Omena: Através de conteúdo introdutório para pessoas que tenham interesse em atuar como produtoras executivas de projetos audiovisuais ou profissionais iniciantes que desejam trocar experiências a partir de uma perspectiva global da função aplicada à realização de curtas-metragens.
Oficina de interpretação para cinema com o ator e produtor Lucas Justino: Através de exercícios com câmera, gravação de cenas em duplas e grupos, introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual. Com ênfase na presença e organicidade da atuação para esta linguagem, a oficina apresenta um caminho de exposição do ator, de forma natural, não interpretativa.
PROGRAMAÇÃO
Dia 18/09 (quarta-feira)
Oficina: Direção – Nival Correia, das 8h às 11h
Exibição de Séries e Episódios:
“O Boneco de Barro e o Rei” – EP 1 (13m)
“Tocantins Cena a Cena”
Dia 19/09 (quinta-feira)
Oficina: Atuação de Personagem – Lucas Justino, das 8h às 11h
Exibição de Curta-Metragens:
“Esporte é Saúde” – EP 04 (documentário) – 14m
“Cores do São João” (documentário)
Realização: Spatium
Apoio: Secretaria Estadual de Cultura / Lei Paulo Gustavo
Agradecimentos: Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira
DEIXE O SEU COMENTÁRIO