Alunos do projeto Vereda, da Escola Municipal Crispim Alencar, situada em Taquaruçu, que tocam e cantam canções tocantinenses, se apresentam nesta quinta-feira, 4, a partir das 13h30, no Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância, promovido pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO). O evento é realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e visa à construção de políticas públicas que assegurem a dignidade da vida humana, a partir de ações voltadas a crianças de até seis anos.
Segundo a diretora da Escola Municipal Crispim Alencar, Virgínia Araújo Coelho, os alunos vão apresentar cerca de 10 números musicais do cancioneiro tocantinense. Ela explica que o projeto tem como objetivo o resgate de instrumentos tradicionais, cantigas e danças que fazem parte do imaginário do sertanejo do Tocantins. “O Vereda é um grupo musical composto por crianças e adolescentes e tem como foco as culturas tradicionais do Estado, o que vai ao encontro do tema do evento já que a proposição é o Compromisso Tocantinense pela primeira Infância”, disse a gestora, acrescentando que o projeto desperta nas crianças um interesse sobre a própria cultura, tornando-as cidadãs mais conscientes da importância de suas raízes.
Ainda conforme a gestora, as atividades do projeto são realizadas em três abordagens: teórica, com o estudo da história regional, da cultura popular e da educação patrimonial; prática, por meio da construção de instrumentos tradicionais, como a viola de buriti e instrumentos rítmicos regionais e circulação, com a realização de apresentações culturais em espaços educativos e eventos oficiais.
O Projeto
Criado em 2016, o projeto nasceu após um minucioso trabalho de pesquisa dos professores Aline Reis, Diego Brito e Alex Brusquets. Os pesquisadores fizeram o resgate dos modos de produção dos instrumentos e do repertório composto por cantigas que compõem o imaginário do sertanejo tocantinense. Em 2017, as atividades do projeto tiveram início na Escola Municipal Crispim Alencar, em Taquaruçu.
Os professores Diego Brito e Alex Busquets são responsáveis pela musicalização e desenvolvimento das canções, prática em conjunto, repertórios, utilização dos instrumentos, organização dos shows e apresentações. Já Aline Reis é coordenadora, responsável por mediar as relações pedagógicas e administrativas do projeto, dentro e fora da escola.
Fonte: Secom Palmas
DEIXE O SEU COMENTÁRIO