Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Projeto Viola de Buriti do Jalapão: resgatando tradições e promovendo a sustentabilidade através da música
    Cultura

    Projeto Viola de Buriti do Jalapão: resgatando tradições e promovendo a sustentabilidade através da música

    RedaçãoPor Redação2 de junho de 20243 minutos de leitura

    O projeto Viola de Buriti do Jalapão trouxe à tona o legado do renomado cancioneiro e tocador de viola de Buriti da Comunidade do Mumbuca no Jalapão, Maurício Ribeiro, para os alunos da rede de ensino em Palmas. Essa iniciativa não apenas homenageia o artista, mas também se dedica a ensinar às crianças a arte de construir e tocar a Viola de Buriti de maneira sustentável e econômica.

    Através de oficinas culturais, os participantes aprendem sobre a importância da preservação ambiental ao utilizar materiais locais e sustentáveis na fabricação dos instrumentos. Além disso, o projeto promove a prática musical, incentivando os jovens a explorarem e desenvolverem seus talentos artísticos. Durante as atividades, muitos talentos emergiram, com várias crianças mostrando grande entusiasmo e habilidade ao se envolverem com a música e a construção das violas. Essa experiência única permite que os jovens tenham contato direto com um importante patrimônio cultural do Tocantins, enriquecendo sua formação cultural e artística.O projeto teve Direção em Acessibilidade e Interprete de Língua Brasileira de Sinais com Luan Crispim de Andrade.

    “A realização desse projeto foi muito marcante e me emocionou profundamente porque trouxe à tona a memória de Maurício e a inspiração que a Viola de Buriti sempre me proporcionou, desde que comecei a ouvir. A concretização desse sonho, que também era um sonho de Maurício, é algo que considero nossa missão: divulgar a cultura, a Viola de Buriti, e levar esse conhecimento a todas as crianças e jovens do nosso estado como um bem, um patrimônio cultural. Além disso, o projeto enfatiza a educação ambiental, destacando o cuidado que devemos ter com nossos buritizais. É uma iniciativa que nos faz refletir sobre a importância da conscientização ambiental e da preservação dos nossos buritizais”, declarou Núbia Dourada, cantora e idealizador do projeto.

    O artesão e músico Míssin compartilhou sua experiência com o projeto “Viola de Buriti do Jalapão”, destacando a importância da iniciativa para preservar a tradição e ensinar a fabricação do instrumento. Ele expressou alegria ao ver a curiosidade de crianças e adultos sobre a viola de buriti e enfatizou que o projeto deve continuar para manter viva essa cultura, levando a tradição do Tocantins para outros estados e países. O artesão ressaltou a gratificação de transmitir seu conhecimento e a importância de dar continuidade ao projeto.

    O projeto, premiado no edital de chamamento público nº 015/2023/FCP da Lei Paulo Gustavo – Culturas e linguagens (Eixo 1: Culturas), tem a produção da TUA Produtora e conta com o apoio cultural de Don Vergílio GrillPizza & Chopp, Outlet Helô Marquêz , Academia Salute Fitness e Studio Lovely (Espaço de Beleza).

    O projeto irá se estender através do Prêmio Cultura Viva, alcançando regiões carentes de Palmas e proporcionando acesso a atividades culturais que, de outra forma, poderiam estar fora do alcance dessas comunidades. Com isso, a iniciativa não só preserva a memória de Maurício Ribeiro, mas também contribui para a formação de uma nova geração de músicos e artesãos comprometidos com a sustentabilidade e a valorização da cultura local.

    Fotos:

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGoverno do Tocantins lança Edital de Chamamento Público para Fortalecimento dos Organismos de Políticas para as Mulheres
    Próximo artigo 34ª Roda Literária terá lançamento de livro de poesias de Orion Milhomem

    Leia Também

    Secult prorroga inscrições dos editais do Ciclo 2 da PNAB até 12 de junho

    8 de junho de 2026

    Tocantins garante R$ 12 milhões para o audiovisual em acordo com o MinC durante encontro regional

    26 de março de 2026

    Evento destaca histórias e identidades na Mostra Memórias, Culturas e Territórios

    26 de março de 2026

    Parceria com a Fundação Cultural Palmares garante realização de festival internacional no Tocantins

    26 de março de 2026

    Tocantins marca presença no Fórum Brasil Criativo da Região Norte, em Belém

    26 de março de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre exposição “Fragmentos do Cotidiano”

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Novo single da Soprü une sonoridade contemporânea e memórias do Tocantins

    Por Redação16 de julho de 2026

    Férias em Palmas têm programação com personagens infantis, palhaço e muita diversão

    16 de julho de 2026

    Pequenos empreendedores do Vale do Araguaia recebem apoio em gestão com consultoria do Sebrae

    16 de julho de 2026

    Editais do Fundo Estadual de Cultura recebem inscrições a partir de 30 de julho

    15 de julho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.