A Fundação Cultural de Palmas (FCP) já iniciou as articulações para a realização da VI Conferência Municipal de Cultura, que acontece dias 25 e 26 de agosto. Nesta primeira etapa estão acontecendo às reuniões de mobilização de artistas, fazedores de cultura e comunidade. A primeira reunião foi realizada na sexta-feira, 4, no Distrito de Taquaruçu. Na sexta-feira 11, a reunião acontecerá na Pracinha da Cultura, no setor Morada do Sol II.
Abrindo a reunião, o secretário executivo da FCP e coordenador geral da Comissão Organizadora da Conferência, Nélio Lopes, apresentou os objetivos do evento, que debateu o tema Democracia e Direito à Cultura, e explicou que Palmas está seguindo as diretrizes do Ministério da Cultura.
Lopes esclareceu também que os prazos para a realização da conferência foram mais curtos em razão da necessidade de se eleger os representantes para participarem da Conferência Nacional de Cultura, que acontece em dezembro.
“Precisamos atender os prazos do Ministério da Cultura para conseguirmos eleger o maior número de delegados possíveis. Por isto estamos pedindo o apoio para a mobilização da comunidade e assim termos uma boa quantidade de participantes na conferência municipal”, afirmou.
Já a presidente da FCP, Cleizenir do Santos, reafirmou a importância da participação social para o sucesso da conferência na construção de uma política pública de cultura que a população quer e precisa. “Este é o momento de elegermos a maior quantidade de delegados para termos votos suficientes na conferência estadual e conseguir representatividade para a Nacional”, reforçou.
Artista e ativista cultural local, o mestre Wertemberg Nunes, falou sobre a necessidade da participação de todos na conferência municipal. “Esse é o momento em que todos podem opinar e sugerir o que querem ou precisam na política cultural, é no município, com essa participação geral. Nas etapas estadual e nacional somente os delegados participam, então nossa hora é agora”, ressaltou.
Conferência Municipal de Cultura
A Conferência Municipal de Cultura é um espaço de participação social, na qual ocorre articulação entre a gestão municipal, a comunidade, sociedade civil organizada, artistas e fazedores de cultura para analisar a conjuntura da área cultural e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas. Na etapa municipal são eleitos os delegados e as propostas para a conferência estadual, que por sua vez escolhe os representantes para a Conferência Nacional de Cultura, que neste ano resultará na elaboração do Plano Nacional de Cultura.
Dentre as finalidades da Conferência Municipal de Cultura está a promoção do debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, no intuito de fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.
As reuniões de mobilização também serão realizadas no Setor Morada do Sol II, Aureny II e Quadra Arno 42 (405 Norte).
FONTE: SECOM/Palmas
DEIXE O SEU COMENTÁRIO