Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Cultura»Semana Cultural do Jalapão celebra tradições e arte popular a partir desta quinta-feira em Rio Sono
    Cultura

    Semana Cultural do Jalapão celebra tradições e arte popular a partir desta quinta-feira em Rio Sono

    RedaçãoPor Redação10 de abril de 20254 minutos de leitura

    O evento, que promete ser uma grande celebração da cultura jalapoeira, contará com uma programação diversificada, incluindo oficinas, palestras, feira de artesanato e a segunda edição do Encontro das Violas de Buriti do Jalapão

    A 11ª Semana Cultural do Jalapão, promovida pelo Instituto Terra Dourada, tem início nesta quinta-feira, 10, com programação até sábado, no município de Rio Sono, situado a 154 km da capital, na região leste do Estado. O evento, que promete ser uma grande celebração da cultura jalapoeira, contará com uma programação diversificada, incluindo oficinas, palestras, feira de artesanato e a segunda edição do Encontro das Violas de Buriti do Jalapão.
    Com o tema “Raízes do Jalapão: A sustentabilidade da viola de Buriti e o Legado de Maurício Ribeiro, um dos momentos mais emocionantes será a homenagem ao próprio Maurício (in memoriam), uma figura importante da cultura local.

    Além disso, o evento contará com grandes atrações musicais, como Trio Bacana, Braguinha Barroso, Sabrina e Andressa, Ney Sousa, Gilson dos Teclados, Sandro Paredão, FelipeMayco e a apresentação da idealizadora do projeto, a cantora e produtora cultural Núbia Dourado, garantindo muita música e animação para o público.
    “A 11ª Semana Cultural do Jalapão é uma experiência para quem deseja explorar e celebrar a autenticidade dessa região tão rica culturalmente. Este é um momento único de celebração da nossa cultura jalapoeira”, afirmou Núbia Dourado.

    Realizada há mais de uma década pelo Instituto Terra Dourada, a Semana Cultural do Jalapão tem como proposta o resgate, a promoção e o fortalecimento das manifestações de cultura e arte popular do Tocantins.
    O cantor e compositor Braguinha Barroso participa do projeto pela quinta vez. Segundo ele, o evento é um marco na história da cultura tocantinense, especialmente na região do Jalapão. “O projeto leva alegria, música, tudo de bom para a cidade, um trabalho feito com muito amor”, disse.

    O cantor se apresenta a partir das 10h30 desta quinta-feira, no Colégio Estadual de Rio Sono. Antes disso, o músico e pesquisador Wenis Cavalcante ministra a palestra “A Música como Expressão da Cultura Regional”.

    O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. A semana é uma excelente oportunidade para vivenciar e fortalecer a cultura do Jalapão, ao mesmo tempo em que oferece um espaço para o intercâmbio cultural e o incentivo às tradições locais. O projeto conta ainda com o apoio do Governo do Tocantins e da Prefeitura de Rio Sono.

    SEMANA CULTURAL DO JALAPÃO – RIO SONO
    Programação Oficial
    ________________________________________
    📅 Dia 10 de abril (quarta-feira)
    Local: Colégio Estadual de Rio Sono
    🕗 8h30 – Abertura do Evento
    🗣️ Palestra: A música como expressão da cultura regional
    👤 Palestrante: Wenis Cavalcante – Cantor, compositor, servidor público e mestre em Comunicação e Sociedade pela UFT
    🕙 10h30 – Apresentação Musical
    🎤 Braguinha Barroso – Cantor e compositor tocantinense
    🎶 Participação especial: Núbia Dourado
    🕓 14h00 – Roda de Conversa
    🎙️ Tema: Raízes do Jalapão: Sustentabilidade da Viola de Buriti e o legado de Maurício Ribeiro
    👤 Convidada: Núbia Dourado
    🪕 Oficina: Viola de Buriti
    👨🏫 Oficineiro: Missim da Viola de Buriti
    ________________________________________
    Local: Centro de Eventos de Rio Sono
    🕘 9h00 – Palestra
    📊 Tema: Finanças Pessoais
    👤 Palestrante: André Gomes – Analista Técnico do SEBRAE
    🕓 14h00 – Oficina de Artesanato
    🎨 Tema: Mulheres Empreendedoras da Amazônia / Artesanato em Capim Dourado
    👩🏫 Oficineira: Durvalina Ribeiro – Artesã de raízes quilombolas, uma das mais antigas e habilidosas no trançado do Capim Dourado
    ________________________________________
    Programação MovCEU – Local: Ginásio do Colégio Estadual de Rio Sono
    🕓 14h00 às 17h00 – Oficina de Audiovisual – 1ª Etapa (produção de roteiro)
    🕔 17h00 às 18h00 – Experiência com óculos de realidade virtual
    🕕 18h00 – Momento Solene
    🕡 18h30 – Apresentação Cultural
    🕖 19h00 – Exibição Audiovisual: Festival do Minuto
    🎬 Encerramento das atividades do dia
    ________________________________________
    📅 Dia 11 de abril (quinta-feira)
    Local: Colégio Estadual de Rio Sono
    🕗 8h00 – Oficina: Viola de Buriti
    👨🏫 Oficineiro: Missim da Viola de Buriti
    ________________________________________
    Programação MovCEU – Local: Ginásio do Colégio Estadual de Rio Sono
    🕗 8h00 às 11h00 – Oficina de Audiovisual – 2ª Etapa (filmagens e edição)
    📖 9h00 às 11h00 – Mediação de leitura com alunos da rede pública municipal
    🕙 10h00 às 12h00 – Experiência com óculos de realidade virtual
    🕒 15h30 – Apresentação Cultural
    🕓 16h00 – Exibição do resultado final da oficina de audiovisual
    ________________________________________
    Local: Colégio Thomas Aquino – Setor Novo Horizonte
    🕑 14h00 – Roda de Conversa
    🎙️ Tema: Raízes do Jalapão: Sustentabilidade da Viola de Buriti e o legado de Maurício Ribeiro
    👤 Convidada: Núbia Dourado
    🪕 Oficina: Viola de Buriti
    👨🏫 Oficineiro: Missim da Viola de Buriti
    🕞 16h30 – Apresentação Cultural

    📅 Dia 12 de abril (sexta-feira)
    🕗 8h00 –Feira de Artesanato e Apresentações culturais

     

    Fonte: Fábia Lázaro / Mais Assessoria

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGoverno do Tocantins divulga resultado provisório do edital de seleção de artesãos para o 19º Salão do Artesanato de São Paulo
    Próximo artigo Governo do Tocantins promove reunião para alinhar ações da Temporada de Praia 2025

    Leia Também

    Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

    11 de novembro de 2025

    Duas sessões esgotadas marcam exibição de “O Agente Secreto” em Palmas pelo projeto Telas em Cena

    9 de novembro de 2025

    Exposição “Entre Gravuras e Traços” atrai centenas de visitantes e é encerrada com sucesso de público

    4 de novembro de 2025

    Projetos culturais do Tocantins terão mais de R$ 13 milhões da Política Nacional Aldir Blanc para fortalecimento da cultura local

    4 de novembro de 2025

    MinC conclui pagamento aos estados e DF da primeira parcela do segundo ciclo da Aldir Blanc

    28 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional

    13 de outubro de 2025
    Últimas Notícias

    Projeto “Ritmos do Norte” movimenta escolas de Palmas com música, dança e cultura popular

    Por Redação13 de novembro de 2025

    CAIXA LANÇA NOVA LINHA DE ATENDIMENTO DO FIRECE PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA

    11 de novembro de 2025

    “Ritmos do Norte” celebra a cultura popular com acessibilidade nas escolas de Palmas

    11 de novembro de 2025

    Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

    11 de novembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.