A Semana Nacional do Trânsito iniciou em todo o Brasil no dia 18 de setembro e termina hoje, dia 25. Em Palmas, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMU) realizou uma ação especial de educação no trânsito no Colégio São Francisco de Assis como parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito de 2024, cujo tema é “A paz no trânsito começa por você”. O evento contou com a participação do grupo teatral ‘A Barraca’, que apresentou a peça “O Auto da Vida no Trânsito”.
A peça tem direção de Cleuda Milhomem: “Essa peça é uma adaptação do filme O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Na primeira montagem, em 2000, o espetáculo foi dirigido por Marcelo Souza e o grupo ‘A Barraca’. A escolha foi por uma linguagem que utiliza personagens conhecidos de uma comédia que todos gostam, para levar a mensagem de educação para o trânsito às escolas e à comunidade. Acredito que, utilizando a arte e a educação, podemos levar uma mensagem de conscientização e educação para o trânsito.”
“O Auto da Vida no Trânsito” não apenas divertiu, mas também deixou uma mensagem clara, especialmente para as crianças. Como diz a coordenadora do Colégio São Francisco de Assis, irmã Daiane: “É muito importante, porque é uma forma lúdica de as crianças entenderem as regras. Quando a criança entende, ela passa isso para a família. O que eles aprendem, eles cobram dos pais. Os pais podem até não ouvir os adultos, mas os filhos escutam. Então, é algo muito eficaz.”
A encenação utilizou humor e criatividade para transmitir o recado sobre as responsabilidades de motoristas, ciclistas e pedestres. A atriz Aline Milani, que interpreta o Anjo Gabriel, fala sobre seu personagem: “O Anjo Gabriel é um agente que zela pelas personagens que se envolvem em um acidente de trânsito na peça. A Chica Pressa e a Luluzinha, uma menininha digital influencer, não prestaram atenção enquanto andavam na rua, e a Chica Pressa, apressada ao volante, não percebeu o sinal vermelho. Aconteceu o acidente, e o Anjo Gabriel veio para defendê-las e orientá-las sobre as posturas corretas no trânsito. É um papel muito importante, e é ótimo representar o Anjo e auxiliar as crianças a prestarem mais atenção no trânsito.”
As consequências de comportamentos imprudentes foram percebidas pela sonoridade impactante e envolvente, como afirma a sonoplasta Raiane Oliveira: “Nosso espetáculo trabalha com uma sonoplastia muito dinâmica, que atrai os olhares e a atenção das crianças. Utilizamos músicas nacionais, dançantes e alegres, que tornam o espetáculo muito mais animado e aumentam a sonoridade, chamando a atenção tanto dos pequenos quanto dos adultos que acompanham a trama.”
Os personagens e os diálogos facilitaram a identificação do público com as situações apresentadas. Os alunos puderam aprender de forma leve e divertida. Alice, de 5 anos, aprendeu direitinho: “Eu aprendi que não posso atravessar fora da faixa, que tenho que respeitar as faixas de pedestres e levantar a mão para pedir passagem. E, quando tiver de bicicleta, tenho que descer e esperar os carros pararem para depois passar.”
A peça se destaca como um dos principais eventos da Semana Nacional do Trânsito, provando que, por meio da arte, é possível transformar e conscientizar. Valéria Oliveira, superintendente da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas, fala a respeito da importância do teatro direcionado para crianças e para a educação no trânsito: “Buscamos, através dessa edição do teatro, uma forma mais leve de conscientização. Essa peça foi lançada em 2001 e agora, em 2023, foi feita uma releitura. Ela chega contextualizada para a época, com temas e abordagens atuais, para que a linguagem seja acessível às crianças e adolescentes. Desde o ano passado, temos levado a peça principalmente nas escolas. É interessante como as crianças absorvem esse conhecimento: elas brincam e riem, mas também aprendem sobre a atenção que precisamos ter no trânsito.”
A peça ressaltou a importância do respeito às leis de trânsito e o papel de cada um na construção de um trânsito mais seguro. A iniciativa deste ano enfatiza que a mudança de comportamento no trânsito começa com cada indivíduo, desde as crianças em fase de aprendizado até os adultos.
Além do Colégio São Francisco de Assis, a peça “O Auto da Vida no Trânsito” também foi apresentada no Colégio Mackenzie no dia 24/09, no Colégio Aquarela no dia 27/09 e na Faculdade Católica no dia 26/09.
No trânsito, somos todos responsáveis. A paz no trânsito começa com você.
Por Tina Santos
DEIXE O SEU COMENTÁRIO