A cidade de Araguaína será o epicentro da cultura entre os dias 22 e 24 de maio, durante a realização do Festival Literário da Acalanto. Com uma programação gratuita e plural, o evento celebra a literatura e a produção artística do norte tocantinense, reunindo autores, leitores e amantes da cultura em uma grande festa das palavras, das imagens e dos saberes.
Entre oficinas, lançamentos de livros, apresentações culturais, exposições e rodas de conversa, um dos destaques da programação será o Projeto Tocantins Poético e Lendário, que chega ao festival no dia 23 de maio com duas apresentações marcantes: às 17h20 no Espaço Cultural, e às 20h40 no Colégio Estadual Guilherme Dourado.
Idealizado e conduzido pela escritora e produtora cultural Irma Galhardo, o projeto Tocantins Poético e Lendário mergulha nas tradições populares do estado, costurando literatura, oralidade e memória coletiva por meio de performances, saraus e intervenções artísticas que dão vida aos mitos e lendas da região. A proposta é valorizar a identidade tocantinense através de uma experiência sensível e envolvente, combinando palavras, sons e imagens.
Nesta nova etapa, o Tocantins Poético e Lendário circulará por 30 municípios da Região Norte – sendo 20 no Tocantins – com ações como biblioteca itinerante com obras de autores locais, recitais poéticos, doação de livros e encontros culturais. O projeto tem patrocínio do Banco da Amazônia e é realizado com o apoio do Edital Rouanet Norte, reafirmando seu papel como uma das mais importantes iniciativas de fomento à literatura regional no país.
Com edições anteriores premiadas por editais como a Bolsa de Fomento à Literatura da Biblioteca Nacional e o Prêmio Aldir Blanc Tocantins, o Tocantins Poético e Lendário vem se consolidando como uma ponte entre o passado e o presente, promovendo o encontro entre as tradições e as novas gerações de leitores.
Além da participação do projeto, o Festival Literário da Acalanto oferecerá ao público o Espaço do Escritor, concursos de poesia, apresentações de dança, teatro, música, e exposições de artes visuais com talentos da região. Muito mais que um evento, o festival se configura como um verdadeiro movimento de valorização da cultura local, promovendo o acesso à arte e ao conhecimento em suas mais diversas formas.
IG do projeto:https://www.instagram.com/tocantinspoeticoelendario/
Fonte: Jiquitaia Cultural
DEIXE O SEU COMENTÁRIO