Websérie De Papo com Núbia Dourado estreia nesta quinta -feira com apoio da Lei Aldir Blanc

 

Por Dandara Maria Barbosa

 

O Projeto De Papo com Núbia Dourado foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, através de editais executados pelas Prefeitura Municipal de Palmas – Fundação Cultural de Palmas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

A websérie de entrevistas com 10 episódios de personalidades da cena artística e cultural do Tocantins, De Papo com Núbia Dourado, é um dos 46 selecionados para premiação de Reconhecimento e Fomento à Arte e a Cultura via Lei Aldir Blanc.

                               

A série De Papo com Núbia Dourado foi contemplada na categoria de projetos que são transmitidos pelas plataformas digitais e redes sociais: exibido no Youtube do canal Núbia Dourado, veiculado no portal www.toemfoco.com.br e também nas próprias redes sociais da artista.

 

O edital faz parte da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), busca incentivar projetos que fomentem a cadeia produtiva cultural em Palmas, nos eixos: ‘Prêmio de Reconhecimento Artístico e Cultural’ e ‘Prêmio de Fomento à Cadeia Produtiva da Arte e da Cultura’.

 

Segundo a idealizadora e apresentadora do projeto, Núbia Dourado, a série vem com intuito de apresentar conteúdos de assuntos relevantes ao público palmense direcionado  à Cultura, Turismo e Natureza.

 

“Muito importante propagar a nossa cultura tocantinense através da websérie que fomentará entrevistas e/ou notícias de artistas, artesãos locais e pessoas da cena cultural do nosso Tocantins,” conta a criadora.

 

Além disso, ela ressalta que o projeto será um ambiente virtual para os artistas tocantinenses se expressarem, espaço que promoverá a valorização da cultura popular e tradicional do Tocantins.

 

   O 1º Episódio

 

A primeira entrevista será com a chef de cozinha, palestrante, consultora, pesquisadora da culinária afroindígena, Ruth Almeida.

 

A chef de cozinha tem uma história de superação, já foi quebradeira de coco, doméstica, cuidadora de crianças, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis. Em 2016, participou do reality show “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e garantiu a terceira colocação, ao produzir no programa pratos que valorizavam a culinária brasileira e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Oliveir Anquier, como uma “cozinha de amor”.

 

Foi aí que Ruth Almeida decidiu abrir o seu próprio restaurante, no ano de 2017 – o Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional.

 

De lá pra cá, foi consagrada com diversos prêmios na área de gastronomia, como o título de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins, pelo Prêmio Dolmã 2018, considerado o Oscar da gastronomia brasileira.

 

Para ficar por dentro do projeto De Papo com Núbia Dourado, basta acessar o portal eletrônico:www.toemfoco.com.br

 

 

A Cultura Rica do Tocantins

 

O estado do Tocantins conta com uma cultura popular muito rica, com manifestações seculares que refletem  seu processo de formação e um amplo calendário de eventos. Os traços da identidade dos negros escravizados que aportaram no território, por exemplo, estão presentes nas danças e cânticos praticados.

 

E dentre as tradições da região se destacam eventos religiosos como a Folia de Reis, comemoração de origem portuguesa que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Todas essas atrações fazem do Tocantins um excelente roteiro  cultural e artístico onde o visitante pode desfrutar das belezas do nosso estado.

 

Sobre o edital:

 

O edital 018/2020,  premiação de Reconhecimento e Fomento à Arte e a Cultura, foi promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP). Foram premiadas 46 iniciativas artísticas da Capital, por meio de recursos da Lei Aldir Blanc.

 

O edital disponibilizou R$ 630.369,60, via Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, para premiação de projetos que fomentem a cadeia produtiva cultural em Palmas, nos eixos: ‘Prêmio de Reconhecimento Artístico e Cultural’ e ‘Prêmio de Fomento à Cadeia Produtiva da Arte e da Cultura’. O objetivo é diminuir as perdas em decorrência do estado de calamidade pública em razão da pandemia por Covid-19.

Sair da versão mobile