Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Websérie destaca a força da música autoral tocantinense
    Cultura

    Websérie destaca a força da música autoral tocantinense

    RedaçãoPor Redação26 de janeiro de 20263 minutos de leitura
    Terceira temporada do Black Music Tour será lançada no dia 28 de janeiro no YouTube do Coletivo Norte Acústico
    Viabilizada pelo Governo do Tocantins, a websérie já teve exibições públicas em Palmas e terá estreia gratuita em plataforma on-line nesta quarta-feira, 28

    A relação entre música autoral, território e identidade cultural volta ao centro da cena com a terceira temporada do Black Music TOur, websérie audiovisual que percorre paisagens naturais do Tocantins para apresentar artistas locais e suas trajetórias. Os cinco episódios da nova temporada serão lançados nesta quarta-feira, 28, no canal do YouTube do Coletivo Cultural Norte Acústico, reunindo performances musicais gravadas em pontos turísticos do estado.

    A obra é viabilizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O projeto integra ações de fomento à produção cultural independente e à valorização da música produzida no estado, com foco em artistas pretos e pardos, de diferentes gerações. Participam da iniciativa os artistas Gustavo, Eliakin e Silas Bispo; o grupo Cobras Corais, com João Baima e Lucas Maranhans; além de Misha, Jady Aline e Kauê.

    O Black Music TOur se apresenta como uma websérie que une apresentação musical e narrativa audiovisual. Cada episódio acompanha um artista em um cenário natural ou turístico, contextualizando o espaço e a história do músico antes da execução da canção escolhida. “O Black Music TOur é uma websérie que acompanha músicos da nova e da antiga geração da cena. Artistas que têm música autoral ou cantam obras autorizadas e fazem apresentações em pontos turísticos do estado”, explica o proponente do projeto, Samuel Silva Carvalho.

    Segundo ele, a proposta é permitir que o público conheça o território e o artista de forma integrada. “A pessoa conhece o local, a paisagem e também a história do cantor. No final, escuta a música que o artista escolheu para aquele episódio”, afirma.

    Incentivo cultural e circulação da produção local

    Segundo Samuel, o incentivo da PNAB tem papel central na continuidade do projeto e na viabilização de produções autorais no estado. “Esse tipo de incentivo possibilita que a gente faça trabalhos mais autorais e que os artistas continuem criando música e conteúdo de qualidade. Todas as temporadas foram financiadas com recursos públicos. A primeira com a Aldir Blanc, a segunda com a Lei Paulo Gustavo e esta terceira novamente com a Aldir Blanc,” destaca.

    A proposta também busca construir uma associação direta entre música e paisagem. “O objetivo principal é levar a música dos artistas daqui e mesclar com as paisagens naturais do Tocantins. Criar uma trilha sonora para essas paisagens, fazendo com que elas sejam associadas à cultura que a gente produz”, pontua.

    A recepção do público, segundo o proponente, se fortalece a cada temporada, especialmente por meio da participação ativa dos artistas. “Quem acompanha os artistas acaba conhecendo o projeto. Existe uma troca de público, um intercâmbio entre artistas com públicos diferentes, que amplia o alcance da produção cultural local”, observa.

    Em Palmas, a websérie teve exibições públicas na Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista, no Tekoha Hub, na Quadra 104 Sul, e também no Sesc Tocantins.

    O proponente

    Samuel Silva Carvalho, conhecido artisticamente como Carvalho Samuel, é músico, compositor e produtor cultural, musical e audiovisual. Tocantinense, nascido em Paraíso do Tocantins e residente em Palmas, atua como participante e representante do Coletivo Cultural Norte Acústico, desenvolvendo projetos voltados à valorização da música, da arte e da produção cultural independente no estado.

    Fonte: Assessoria de comunicação Secretaria da Cultura do Tocantins 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Aldir Blanc Black Music TOur Secult websérie
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorProgramação da Abertura Nacional da Colheita de Soja 2025/26 já está disponível
    Próximo artigo Inscrições abertas para a 22ª Paixão de Cristo em Tocantins

    Leia Também

    Memorial Coluna Prestes reabre ao público com horário de visitação ampliado

    20 de junho de 2026

    Governo do Tocantins abre seleção para artesãos participarem da 8ª Fenacce

    18 de junho de 2026

    Grupo Cenaberta promove cidadania e cultura brasileira por meio do teatro nas escolas

    18 de junho de 2026

    Artesanato com babaçu valoriza tradição e identidade das quebradeiras de coco

    16 de junho de 2026

    MovCEU leva programação cultural e tecnológica a São Salvador, Palmeirópolis e Peixe

    16 de junho de 2026

    MovCEU e Conecta Jovem promovem inclusão cultural e tecnológica no norte do Tocantins

    16 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Arraiá da Capital traz parque de diversões e novos ambientes temáticos

    Por Redação23 de junho de 2026

    Palmas ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite e amplia proteção infantil

    23 de junho de 2026

    Espetáculo gratuito leva circo, música e arte popular a Taquaruçu

    23 de junho de 2026

    Arraiá da Capital 2026 promete quatro dias de festa, música e tradição em Palmas

    23 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.