Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é celebrado em evento na Assembleia Legislativa do Tocantins
    Blog Cultura & Sociedade

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é celebrado em evento na Assembleia Legislativa do Tocantins

    Por Núbia Dourado25 de julho de 20234 minutos de leitura

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é celebrado em evento na Assembleia Legislativa do Tocantins, promovido pela Secretaria da Mulher

    Nesta terça-feira, 25, a Assembleia Legislativa do Tocantins foi palco de um importante evento, As pretas podem, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher busca proporcionar um espaço de reflexão e valorização das mulheres negras, dando voz a suas pautas e demandas.

    O evento contou com a presença da secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, que enfatizou a importância da data e do encontro para fortalecer a representatividade e a visibilidade das mulheres negras na sociedade. “Para nós, é um motivo de muita alegria, pois esse é um momento histórico. Nunca tivemos um evento nesse sentido e, agora, já planejamos essa data para ter a permanência no calendário da Secretaria da Mulher. Assim como o governador Wanderlei Barbosa, queremos cuidar da nossa gente, afinal de contas o Tocantins é um estado diverso e nós queremos valorizar as pessoas, a nossa cultura e trazê-las para perto da Secretaria”, afirmou a secretária Berenice.

    Uma roda de diálogo foi composta por mulheres pretas, com destaque em espaços sociais, ao explanarem suas vivências, experiências e reivindicações, convidando sempre o público presente para a reflexão sobre a mulher preta na sociedade. O momento proporcionou um espaço de diálogo e empoderamento, contribuindo para a construção de uma sociedade ainda mais plural e igualitária. O evento também contou com a palestra da jornalista Maju Cotrim, que apresentou a temática Mulher Negra: Poder, representatividade e transformação social! Uma imersão na representação da mulher preta na sociedade tocantinense, o caminho das conquistas, sororidade e a busca por dias cada vez melhores.

    Durante a cerimônia, diversas representantes de movimentos sociais que atuam em prol dos direitos das mulheres pretas também estiveram presentes, representantes de diferentes municípios como Miracema e Porto Nacional, como o Coletivo de Mulheres Negras de Porto Nacional. Charleide Matos é de Palmas, moradora do bairro Taquari, atuando há mais de 20 anos em movimentos sociais, a militante hoje é a presidenta do Conselho da Igualdade Racial no Tocantins. Ela destacou a relevância do evento como um marco na luta das mulheres negras e afirmou o quão a data é importante. “Esta data representa para os movimentos sociais um dia de luta, pois estamos na base da pirâmide social e temos muitos dos nossos direitos negligenciados. Este momento é oportuno para as nossas vozes serem ouvidas“, reforçou Charleide.

    A secretária executiva da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Cris Freitas, reforçou o compromisso da pasta em apoiar iniciativas que promovam a igualdade de gênero e o combate ao racismo e à discriminação. “Estamos conversando com a população, vendo as demandas, para saber de fato o que os nossos povos querem. Vamos lutar para trazer essas políticas para as mulheres negras a todos os lugares, o trabalho está sendo feito junto com o nosso governador Wanderlei Barbosa, para que os trabalhos chegam a todos os cantos do Tocantins”, comentou a secretária executiva.

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

    A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante o 1° Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em 1992, tem como objetivo destacar a luta e a resistência dessas mulheres contra o racismo, o machismo, a violência, a discriminação e o preconceito ainda enfrentados por elas.

    O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é, portanto, uma data fundamental para reconhecer o protagonismo das mulheres negras na história e nas lutas sociais, ao mesmo tempo que reforça a urgência de combater as desigualdades estruturais que ainda persistem.

    Fonte: Secom Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorIPHAN disponibiliza R$7,5 milhões para projetos de preservação do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro
    Próximo artigo Fafá de Belém faz show na programação do Palmas Férias nesta quinta-feira,27

    Leia Também

    Arraiá da Capital traz parque de diversões e novos ambientes temáticos

    23 de junho de 2026

    Espetáculo gratuito leva circo, música e arte popular a Taquaruçu

    23 de junho de 2026

    Arraiá da Capital 2026 promete quatro dias de festa, música e tradição em Palmas

    23 de junho de 2026

    Paraíso do Tocantins abre edital da Lei Aldir Blanc com quase R$ 96 mil para a cultura

    23 de junho de 2026

    Tocantins destaca coprodução internacional com Wagner Moura no Dia do Cinema Brasileiro

    20 de junho de 2026

    Brasil registra menor taxa de analfabetismo da última década

    20 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Arraiá da Capital traz parque de diversões e novos ambientes temáticos

    Por Redação23 de junho de 2026

    Palmas ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite e amplia proteção infantil

    23 de junho de 2026

    Espetáculo gratuito leva circo, música e arte popular a Taquaruçu

    23 de junho de 2026

    Arraiá da Capital 2026 promete quatro dias de festa, música e tradição em Palmas

    23 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.