Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Geral»Festa da Colheita destaca riqueza da cultura quilombola e preservação do capim-dourado
    Geral

    Festa da Colheita destaca riqueza da cultura quilombola e preservação do capim-dourado

    Núbia DouradoPor Núbia Dourado18 de setembro de 20233 minutos de leitura

    A liberação para a coleta das hastes do capim-dourado começa nesta quarta-feira, 20, e segue até o dia 30 de novembro. O período é regulamentado pela Lei nº 3.594/2019, que institui a Política Estadual de Uso Sustentável do Capim-Dourado e do Buriti. Para celebrar a ocasião, a Comunidade Quilombola Mumbuca promoveu, neste fim de semana, entre os dias 15 e 17, a Festa da Colheita.

    Para compartilhar a alegria de presenciar a tradicional festa, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, entregou neste sábado, 16, as licenças de autorização para coleta, manejo e transporte da espécie, às Comunidades Quilombola Mumbuca e Boa Esperança . As demais carteirinhas requeridas pelas associações serão entregues posteriormente pelas equipes da instituição.

    Foram entregues 53 licenças, 35 para a Comunidade Quilombola Mumbuca e 18 para a Boa Esperança. Na oportunidade, o presidente expressou sua satisfação em realizar a entrega de um documento tão importante para as famílias envolvidas na cadeia produtiva do capim-dourado. “A licença é fundamental, dada a sua importância para a subsistência de famílias de artesãos. É uma forma de evitar a coleta ilegal, reduzir a biopirataria e assegurar a preservação da espécie, garantindo assim, uma condição de sustentabilidade econômica e social para as comunidades tradicionais, originárias e todos os envolvidos nessa cadeira de produção”, destacou.

    Realizada pela Associação da Comunidade Quilombola Mumbuca há mais de 10 anos, a festa contou com o apoio do Governo do Tocantins e diversos parceiros. Para a presidente da Associação, Railane Ribeiro da Silva, é um momento de agradecer a Deus e também o apoio de todos os envolvidos. “A festa é uma forma de gratidão, uma celebração a Deus pela coleta do capim-dourado, que logo se aproxima. Por cada pessoa e instituição que aqui está nos ajudando, por meio desse evento, a manter viva nossa história e preservar a nossa cultura”, ressaltou.

    Desfile

    A programação da noite de sábado foi marcada pelo momento em que crianças, adolescentes e adultos desfilaram com peças de capim-dourado confeccionadas pelas artesãs locais, revelando a riqueza cultural de uma história de luta e resiliência, que transcende fronteiras e transformou a vida de cada comunidade, por meio do artesanato.

    “Nosso trabalho hoje é conhecido mundo afora. Para mim, isso é motivo de muita alegria, porque o capim-dourado faz parte da nossa cultura, nosso modo de viver. É a nossa vida, nossa alegria é pão na mesa. E essa festa representa a nossa luta para manter viva nossa história e a memória daqueles que deram início a tudo isso”, revelou Noemi Ribeiro, também conhecida como Doutora, ao lembrar de sua mãe, dona Miúda, precursora da arte do capim- dourado.

    A matriarca também foi lembrada por sua neta, Railane Ribeiro. “Para mim é motivo de orgulho pertencer a esse povo e por ser neta de dona Miúda, que levou ao mundo o conhecimento da arte produzida a partir do capim-dourado”.

    Composto por cinco modelos, o desfile de encerramento contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura na coleção Ouro do Cerrado, assinada pelo estilista Luiz Fernando Carvalho e produzida pelas artesãs da comunidade Mumbuca. A programação do dia contou com cavalgada, jogos de futebol e oficinas.

    FONTE: ASCOM/Naturatins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorEstilista do Desfile da Festa da Colheita traz Novidades nos trajes de Capim-Dourado
    Próximo artigo Celebrações marcam a Festa da Colheita do Capim Dourado na Comunidade do Mumbuca-Jalapão

    Leia Também

    UniCatólica recebe apresentação da peça In Front de Nós

    21 de outubro de 2025

    Caminhada Outubro Rosa reúne centenas de mulheres em Palmas e reforça compromisso do Governo do Tocantins com a prevenção e a saúde feminina

    14 de outubro de 2025

    Governador Laurez Moreira celebra 37 anos do Tocantins e reafirma compromisso com um futuro de progresso e oportunidades

    5 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto estreia turnê nacional com apresentação gratuita em Palmas no sábado, 04

    1 de outubro de 2025

    Sustentabilidade e tradição marcam a Festa da Colheita do capim-dourado no Jalapão

    16 de setembro de 2025

    Tocantins lidera produção de grãos no Norte e colhe 9,17 milhões de toneladas

    15 de setembro de 2025
    Últimas Notícias

    Projeto “Ritmos do Norte” movimenta escolas de Palmas com música, dança e cultura popular

    Por Redação13 de novembro de 2025

    CAIXA LANÇA NOVA LINHA DE ATENDIMENTO DO FIRECE PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA

    11 de novembro de 2025

    “Ritmos do Norte” celebra a cultura popular com acessibilidade nas escolas de Palmas

    11 de novembro de 2025

    Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

    11 de novembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.