Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Mais de 49 mil famílias conquistam autonomia financeira e deixam o Bolsa Família no Tocantins
    Geral

    Mais de 49 mil famílias conquistam autonomia financeira e deixam o Bolsa Família no Tocantins

    RedaçãoPor Redação2 de junho de 20263 minutos de leitura
    Em todo o país, mais de 5,1 milhões de famílias deixaram o Bolsa Família entre março de 2023 e maio de 2026 após ampliarem a renda familiar. Foto: Divulgação/MDS

    Somente em maio de 2026, mais de 1,6 mil famílias tocantinenses saíram do programa após aumento da renda. Araguaína, Palmas e Porto Nacional lideram os desligamentos no estado

    Com aumento da renda, no Tocantins, mais de 49,9 mil famílias deixaram o Bolsa Família entre março de 2023, quando o programa foi retomado pelo Governo do Brasil, e maio de 2026. São famílias que saíram da pobreza por terem conseguido um emprego de carteira assinada ou por empreenderem. Esses lares tiveram a renda acima do limite da Regra de Proteção ou já cumpriram o prazo previsto para permanência nessa modalidade.
    Somente em maio de 2026, mais de 1,6 mil famílias tocantinenses deixaram o programa social. Araguaína foi o município com maior número de desligamentos no período, com 172 famílias, seguido por Palmas (166), Porto Nacional (73), Gurupi (60) e Araguatins (52).
    Tocantinópolis (45), Paraíso do Tocantins (38), Colinas do Tocantins (35), Taguatinga (30) e Dianópolis (27) completam a lista dos dez municípios com mais famílias que superaram a pobreza no Tocantins e deixaram o Bolsa Família.

    NACIONAL — Em todo o país, mais de 5,1 milhões de famílias deixaram o Bolsa Família entre março de 2023 e maio de 2026 após ampliarem a renda familiar. Os maiores números foram registrados em São Paulo (745,6 mil), Distrito Federal (546 mil), Bahia (487,6 mil), Minas Gerais (430,2 mil) e Rio de Janeiro (393,7 mil).

    CAPITAIS — Entre as capitais brasileiras, São Paulo registrou o maior número de famílias deixando o programa por aumento da renda em maio de 2026, com 7.312 desligamentos. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (4.387), Fortaleza (3.790), Salvador (3.095) e Brasília (1.896).

    REGRA DE PROTEÇÃO — Criada no novo desenho do Bolsa Família, a Regra de Proteção garante uma transição segura para famílias que aumentam a renda. Mesmo após superar o limite de R$ 218 por pessoa da família, elas podem continuar recebendo 50% do benefício por até 12 meses, desde que a renda familiar per capita permaneça abaixo de R$ 706.

    “O novo modelo estimula o emprego. Só de 2023 para cá, 5,1 milhões de famílias saíram da pobreza. Saíram do Bolsa Família porque passaram a ter um emprego ou começaram a empreender”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
    EMPREGO — Dados do Caged cruzados com o Cadastro Único mostram que 80% das vagas com carteira assinada criadas no primeiro trimestre de 2026 foram ocupadas por inscritos no CadÚnico.
    “Os números confirmam as estatísticas relacionadas à presença dos beneficiários no mercado formal e refutam afirmações infundadas de que as famílias não querem arranjar emprego”, afirmou Wellington Dias.
    Estudo da FGV Social aponta ainda que a renda do trabalho das pessoas mais pobres cresceu 10,7% em 2025, acima da média nacional, impulsionada pela geração de empregos formais e pela Regra de Proteção do programa.

     

    Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Bolsa Família CadÚnico emprego pobreza
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPrefeitura de Palmas anuncia pacote de obras e investimentos em Taquaruçu
    Próximo artigo Expomei destaca a força dos pequenos negócios na economia do interior

    Leia Também

    Prefeitura reforça serviços de limpeza em Taquaruçu para o Festival Gastronômico

    1 de setembro de 2026

    Sebrae apoia iniciativa que fortalece atendimento a famílias da Apae

    31 de agosto de 2026

    Dori Ferrara apresenta plataforma de Halloween com novidades para o varejo

    29 de agosto de 2026

    Taxa de desemprego cai para 5,3% e atinge menor nível da série histórica

    28 de agosto de 2026

    Schweppes lança campanha para ampliar ocasiões de consumo da marca

    28 de agosto de 2026

    Dia do Feirante terá celebração especial na Feira da 304 Sul

    25 de agosto de 2026
    Últimas Notícias

    Conecta Agro Colinas promove troca de conhecimento para impulsionar o agronegócio

    Por Redação2 de setembro de 2026

    Festa da Colheita valoriza tradição e empreendedorismo ligados ao capim dourado

    2 de setembro de 2026

    Festival Gastronômico de Taquaruçu contará com videomonitoramento e reconhecimento facial

    2 de setembro de 2026

    Expoagro de Dois Irmãos chega à 24ª edição com shows, rodeio e palestras

    1 de setembro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.